Oitavo mês de vida do bebê: conhecendo!

19 Janeiro, 2018

É preciso recarregar as baterias ao dar as boas-vindas ao oitavo mês de vida do bebê, já que nesse momento se intensifica o momento de explorar e seu comportamento será um pouco mais inquieto. Assim, podemos aplicar muito bem o ditado de que “é preciso ter quatro olhos”. Não se assuste se quando o perder um pouco de vista. Surpresa! O seu filho está de pé perto dos móveis ou jogando algum objeto no chão.

Mudanças no oitavo mês de vida do bebê

À medida que os meses passam, as mudanças são mais notáveis. Nesse mês, nosso bebê já pode ter muita força nas pernas e inclusive se segurar com força. O oitavo mês de vida do bebê certamente se destaca por:

Explorar toda a casa

Se seu bebê começou a engatinhar, é normal que ele queira andar por toda a casa. Assim, proteja os joelhos dele. Com certeza irá atrás de você para onde quer que você for. Ele também irá querer brincar de buscar coisas escondidas. Para isso, tente ocultar um pouco os brinquedos e permita que os encontre. Com certeza, ele vai se divertir.

Comer quatro vezes ao dia

Nesse mês, incluiremos o jantar na sua dieta, para assim poder completar o ciclo de alimentação complementária. Não existe uma regra específica para esse passo. No entanto, é preciso ter em mente a preferência das crianças. Muitos bebês gostam de tomar leite com cereais, enquanto outros já podem comer com facilidade verduras com carne ou cremes.

Oitavo mês do bebê: conhecendo!

Birras e acessos de raiva

Já que é uma etapa de grande atividade e de muito por descobrir, é possível que custe um pouco para que entenda que a hora de dormir chegou. Para isso, é preciso se preparar com antecipação e ser firme na sua rotina de sono, caso contrário, experimentará algumas emoções como choro, gritos ou birras para que o tire do berço, já que para ele a diversão não terminou.

Peso e tamanho

Em média, o peso e o tamanho para um bebê de oito meses pode variar de acordo com o sexo. O peso médio dos meninos nesses casos é maior. A média do peso se encontra entre os 7,2 e os 9,8 quilos. Por seu lado, o tamanho varia entre os 66,7 e os 73,5 centímetros.

Como alimentar um bebê no oitavo mês de vida?

No oitavo mês de vida do bebê, o ideal é deixar para trás as comidas líquidas ou muito trituradas. É possível começar com alimentos mais sólidos, mas ainda assim macios. Se anteriormente triturávamos ou deixávamos as verduras liquefeitas, agora poderemos, aos poucos, dar pedaços pequenos bem cozidos.

Se os dentes do seu bebê já saíram será divertido. Se isso ainda não aconteceu, não tenha medo. Para algumas crianças demora um pouco mais a sair os dentes, é normal.

O novo menu pode incorporar: ovo cozido, pão branco, frutas macias, tortinhas frescas e peru. Tente não introduzir esses elementos de primeira no jantar, já que quando dormir você não poderá notar alguma possível reação alérgica no bebê.

Oitavo mês do bebê: conhecendo!

Recomendações para o oitavo mês de vida do bebê

Você já pode ver o seu bebê um pouco mais desenvolvido e se movimentando à vontade. Com muita emoção você percebe sua linguagem corporal, já que ele abre seus braços para que o peguem no colo, te abraça se não quer ir com algum desconhecido ou fica entusiasmado ao ver algum parente próximo que o agrada.

“No oitavo mês de vida o bebê pesará entre 7,2 e 9,8 quilos e medirá entre 66,7 e os 73,5 centímetros”

Explore todo seu potencial, há muita coisa para fazer. Por isso, a seguir deixamos algumas recomendações que te ajudarão:

  • Compre brinquedos didáticos, como cubos de cores, figuras para encaixar, legos com peças grandes, etc.
  • Ajude-o a entender suas rotinas. Vá contando o que deve fazer: “é hora de comer”, “chegou a hora do banho”, “a hora de dormir está chegando” ou “já é hora de se deitar”.
  • A partir desse momento comece a ensinar o valor do “não”. Ele não poderá fazer algumas coisas enquanto ainda é um bebê, então é importante que comece a saber disso.
  • Se já se senta sozinho e consegue manter essa posição durante vários minutos, incentive-o a ficar em pé. Pegue-o pelas mãos e levante-o até que fique erguido, logo ajude-o a passar entre os móveis.
  • Lembre-se de experimentar os novos alimentos durante o dia e esperar. Uma vez que você perceba que ele é tolerante aos alimentos, então inclua-os nas refeições.

Como você pode perceber, o oitavo mês de vida do bebê vem carregado de novas experiências, a partir desse mês a criança começa a assentar as bases do seu estilo próprio e individual. Por isso, é necessário reforçar suas habilidades e seu desenvolvimento tanto físico quanto emocional.