8 alimentos saudáveis para o Natal

No Natal, toda a família pode comer de forma saudável se considerarmos incluir estes 8 alimentos saudáveis que vamos apresentar a seguir.
8 alimentos saudáveis para o Natal

Última atualização: 21 dezembro, 2021

O Natal é uma época em que costumamos comer mais do que o necessário, mas não devemos esquecer que também podemos continuar a comer alimentos saudáveis durante as fartas refeições do fim do ano. Neste artigo você conhecerá 8 alimentos saudáveis para o Natal.

Alimentos saudáveis para comer no Natal

Os pratos do Natal que têm alto teor calórico e são ricas em gorduras e açúcares podem se tornar saudáveis se adicionarmos os seguintes alimentos às nossas refeições, tanto para adultos quanto para crianças.

1. Frutos do mar

Em alguns países, os frutos do mar são a comida por excelência no Natal. Camarões, lagostins, caranguejos e lagostas podem ser comidos grelhados, assados ou cozidos no vapor. Mas cuidado com o excesso de sal!

São uma boa opção, pois têm baixo teor de gordura saturada e fornecem proteínas de qualidade, além de vitaminas e minerais, como cálcio, fósforo, ferro, iodo e zinco.

Para os bebês, esse grupo de alimentos pode começar a ser introduzido no início da alimentação complementar, pois, de acordo com a Academia Americana de Pediatria, não se pode garantir que o atraso na ingestão de determinados alimentos evitará que as crianças sejam alérgicas a eles.

O marisco é um dos alimentos saudáveis do Natal.

2. Amêijoas e mexilhões

Esse grupo de alimentos, que são os bivalves (amêijoas, berbigões, mexilhões, etc.), também são boas opções para aperitivos ou para acompanhar os pratos principais de peixes. Eles são ricos em minerais como cobre, ferro e manganês.

3. Vegetais

Não podemos esquecer os vegetais, que também podem ser incluídos nas nossas refeições de Natal na forma de saladas, caldos, vegetais crus ou canapés. São benéficos para o excesso de gordura e colesterol abundantes em outros alimentos.

Algumas ideias são:

  • Rolinho de abobrinha com queijo de cabra.
  • Salada de couve e abacate com romã.
  • Espetos de legumes com camarão.

4. Batata e abóbora, dois dos alimentos saudáveis de Natal mais típicos

Tubérculos como batata e abóbora podem ser adicionados como guarnições aos pratos principais, cozidas ou assadas, pois são ricas em carboidratos complexos, como o amido, e em água. Além disso, a abóbora é rica em antioxidantes, os carotenoides, devido à sua cor laranja.

Além disso, você também pode fazer sobremesas com ele, como, por exemplo, estas receitas com abóbora.

5. Aves

As carnes de aves, como frango, peru ou perdiz, têm ácidos graxos saudáveis, melhores do que as carnes vermelhas, e contêm menos calorias. Portanto, pode ser um bom prato principal, como o típico peru de Natal. Além disso, fornece 25% de proteína e contém poucas purinas. Normalmente, as aves são alimentos de que as crianças gostam e são nutritivos para elas.

6. Peixes

Os peixes azuis e brancos são alimentos saudáveis que podemos introduzir nas refeições de Natal, pois têm proteínas de alta qualidade, gorduras poli-insaturadas, principalmente os peixes azuis como salmão, atum, bonito, etc., e são ricos em vitaminas de grupo B e minerais.

Árvore de Natal feita com wiki.

7. Frutas, um dos alimentos mais saudáveis no Natal

Tal como os vegetais, não devemos esquecer as frutas nessas férias, pois são ricas em fibras, vitaminas e minerais. Elas são perfeitas para neutralizar os excessos. Por exemplo, o abacaxi nos ajuda na digestão após as refeições.

A ideia é apresentá-las como sobremesa de uma forma original, por exemplo, fazendo com eles uma árvore de Natal, uma sobremesa fácil que os pequenos da casa podem fazer. Também podemos misturá-las com chocolate ou fazer em forma de compota. Algumas ideias que damos a você são:

  • Espeto de uvas e calda de chocolate amargo.
  • Iogurte com purê de maçã.

8. Oleaginosas e frutas desidratadas

As frutas desidratadas e as oleaginosas podem ser adicionadas como aperitivo ou como parte da sobremesa. Deve-se ter em mente que frutas desidratadas como passas, figos, tâmaras, damascos secos, ameixas, etc., são mais calóricas e contêm menos água e maior teor de açúcar que as frutas naturais. Mesmo assim, consumindo-as em quantidades moderadas, elas nos oferecem vários micronutrientes e, acima de tudo, uma grande quantidade de fibras e antioxidantes.

As oleaginosas naturais são alimentos muito saudáveis, pois são ricas em ácidos graxos mono ou poli-insaturados, vitamina E, ácido fólico, magnésio e antioxidantes.

Se você quiser incorporá-las em suas sobremesas, estas são algumas ideias que toda a família vai adorar:

  • Torrone artesanal de oleaginosas.
  • Tâmara recheada com chocolate e coco ralado.

Incentive toda a família a incluir esses alimentos e cozinhar essas ideias de receitas!

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