3 receitas para crianças relacionadas ao Natal

No Natal, todos os momentos são inesquecíveis, com reuniões, comemorações, músicas e comidas. Também existem receitas muito criativas e divertidas para as crianças. Confira alguns bons exemplos.
3 receitas para crianças relacionadas ao Natal

Última atualização: 23 Dezembro, 2020

As festas de Natal estão entre as datas mais importantes para compartilhar com a família. São momentos inesquecíveis e existem muitas receitas para crianças relacionadas ao Natal. Afinal, agradar os pequenos da casa faz parte do charme dessa época do ano.

A comida, juntamente com os presentes, geralmente é o centro dessas comemorações. Apreciar os preparativos especiais das avós também faz parte da magia do Natal. Às vezes, descobrimos fórmulas secretas que sobreviveram ao longo do tempo, transmitidas de geração em geração.

Imaginação: o principal ingrediente das receitas para crianças relacionadas ao Natal

Existem diversas possibilidades. Desde pratos principais até entradas, canapés e aperitivos, embora a atenção quase sempre fique concentrada nas sobremesas. Não apenas os pequenos, mas também os adultos não conseguem resistir aos encantos de um doce com o espírito do Natal.

Biscoitos Amanteigados: especial de Natal

Para essa receita, vamos precisar de um ovo, 300 gramas de açúcar e duas colheres de chá de baunilha. Além disso, também vamos precisar de três xícaras de farinha de trigo, 150 gramas de manteiga, 225 gramas de cream cheese e raspas de dois limões.

receitas para crianças relacionadas ao Natal

Para decorar cada biscoito caseiro de acordo com a ocasião, vamos precisar de corante alimentício vermelho, verde e amarelo. Tudo isso junto com lascas de chocolate e granulado colorido ao gosto de cada convidado.

Modo de preparo

Primeiramente, devemos bater a manteiga até obter a textura de um creme. Então, sem parar de bater, adicionamos metade do açúcar, lentamente. Quando a mistura estiver compacta, adicionamos o ovo, as raspas dos limões e uma colher de chá de baunilha.

Em seguida, acrescentamos a farinha aos poucos, sem suspender a ação de bater em nenhum momento. Quando a mistura adquirir volume, comece a amassar com as mãos até que ela se solte do recipiente

A mistura deve ser colocada sobre uma superfície plana previamente enfarinhada, abrindo-a até que fique aproximadamente com meio centímetro de espessura. 

Como essa é uma receita para crianças relacionada ao Natal, os biscoitos devem ser cortados com moldes de figuras como Papai Noel, sinos ou estrelas. Então, coloque os biscoitos em uma assadeira forrada com papel manteiga e leve ao forno durante 10 minutos a 180 °C.

O toque final

Para decorar os biscoitos, bata o cream cheese com uma colher de chá de baunilha e o restante do açúcar. Para obter tonalidades diferentes, essa mistura deve ser separada em três partes para que seja misturado um corante diferente em cada uma delas.

Uma vez que os biscoitos estiverem frios, eles podem ser cobertos com essa mistura, adicionando também as lascas de chocolate e o granulado colorido. A decoração pode ficar ao encargo de cada criança!

Bonecos de neve feitos com frutas

Ao pensar em receitas para crianças relacionadas ao Natal, os bonecos de neve são personagens obrigatórios. Nessa receita, esses bonecos serão feitos com frutas. Assim, serão necessárias duas bananas, uma maçã vermelha e morangos, além de uma cenoura grande picada em pedaços triangulares, granulado colorido e gotas de chocolate.

O preparo é extremamente rápido e simples. As bananas devem ser cortadas em fatias, com uma espessura que permita que elas sejam fixadas em um palito, enquanto as maçãs e os morangos devem ser cortados em triângulos. Cada boneco será formado com três fatias.

receitas para crianças relacionadas ao Natal

As maçãs e os morangos servirão como chapéus. Para simular o nariz, utilizamos pedaços de cenoura. Por fim, com as ‘gotas’ coloridas e de chocolate, fixamos os olhos e desenhamos um sorriso.

Boneco de neve de purê de batatas, uma das melhores receitas para crianças relacionadas ao Natal

No Natal, nem tudo são doces ou sobremesas. Por exemplo, temos aqui outra receita com um boneco de neve como protagonista, mas dessa vez construído com purê de batatas, uma mistura muito maleável para modelar figuras.

Serão necessárias duas colheres de sopa de manteiga, uma colher de chá de orégano e 100 gramas de queijo parmesão. Também será necessária meia xícara de leite, um pimentão e ervilhas, além de sal e pimenta a gosto. Como ingrediente principal, precisaremos de seis batatas grandes.

O purê deve ser preparado da maneira tradicional, porém incluindo o queijo parmesão e utilizando menos leite. Isso é feito com o objetivo de obter uma mistura bem mais firme do que o habitual.

Quando o purê estiver frio, devemos moldar bolas de dois tamanhos diferentes sobre uma bandeja. Elas devem ser distribuídas em pares, colocando as menores sobre as maiores.

Para decorar, podemos usar ​​pequenos pedaços de cenoura, juntamente com a pimenta e as ervilhas. Por fim, para fazer o cachecol de cada boneco, adicionamos tiras finas feitas com os pimentões.

Pode interessar a você...
8 brinquedos em alta para o Natal
Sou Mamãe
Leia em Sou Mamãe
8 brinquedos em alta para o Natal

Este ano, assim como em todos os anos anteriores, há uma interessante seleção de brinquedos em alta para este Natal. Confira!