Origem e significado de Rebeca

Parece que os sinos ressoam cada vez que esse belo nome é ouvido. Seis letras que escondem a verdadeira magia. Você quer saber mais?
Origem e significado de Rebeca

Última atualização: 13 junho, 2022

É provável que você se surpreenda ao descobrir a origem e o significado do nome Rebeca, bem como sua história, os santos relacionados e as pessoas famosas que recebem ou receberam a honra de ser chamada assim. Todos esses dados e muito mais serão apresentados a seguir.

Seja porque você quer chamar a pequena rainha da casa dessa maneira ou porque você tem um ente querido com esse lindo nome, anote tudo o que você precisa saber sobre o tema.

Qual é a origem e o significado de Rebeca?

Como apontam os estudos, os especialistas consideram que o nome Rebeca vem do termo hebraico Rivqa. Por sua vez, este derivaria da língua protossemítica, que está relacionada ao aramaico. Quanto a essa última origem, seu significado alude à ‘mãe terra’, ou seja, à própria fertilidade.

Segundo especialistas em etimologia da Universidade do Chile, o significado de Rebeca em hebraico é ‘jugo’, embora alguns dados sugiram que represente ‘a menina que provoca uma conexão’ ou ‘aquela que é cativante’ para os outros.

Sagrada Familia
As origens do nome Rebeca são coletadas do Antigo Testamento e acredita-se que suas raízes sejam aramaicas.

História

Quando foi a primeira menção de Rebeca? Segundo a história, o nome remonta ao Antigo Testamento, com a personagem bíblica Rebeca, esposa de Isaque (filho do patriarca Abraão) e mãe de Jacó e Esaú.

Desde então, muitas mulheres importantes foram nomeadas assim. Por exemplo, Rebecca Guarna, cientista, cirurgiã, fitoterapeuta, escritora e professora na Idade Média ou a própria Santa Rebeca de Himlaya, religiosa do século XIX.

Dia de Santa Rebeca

Santa Rebeca do Himalaia nasceu no Líbano. Sua mãe morreu quando ela ainda era muito jovem. Por isso, seu pai a mandou para uma casa como serva e, quando voltou, havia se casado com outra mulher. O filho de sua madrasta queria arranjar casamento com a jovem, mas ela não o quis. Naquela época, a menina pediu ajuda a Deus e tornou-se freira, sob o nome de Irmã Rafka.

O dia da santa de Santa Rebeca de Himlaya é 23 de março, devido à ajuda que a mulher prestou aos doentes e necessitados.

Portanto, se uma pessoa especial em sua família ou entre seus amigos tem esse nome, não perca a oportunidade de contar a ela essa história maravilhosa.

Pessoas famosas chamadas Rebeca

Sendo uma opção tão cativante, não são poucas as pessoas que são chamadas assim. Entre algumas celebridades, citamos as seguintes:

  • Rebeca Gerschman: cientista e pesquisadora argentina. Ela é reconhecida por suas contribuições para o mundo da biologia e da fisiologia.
  • Rebecca Ann Heineman: designer e programadora de videogame americana. Sem dúvida, ela é uma das grandes veteranas da indústria de videogames e fundadora de quatro empresas.
  • Rebeca Valenzuela: atleta mexicana, vencedora da medalha de bronze no lançamento de dardo e duas medalhas de ouro nos Jogos Pan-Americanos de Toronto em 2015.

Variantes ao redor do mundo

Rebeca é um dos nomes mais populares para meninas nos Estados Unidos (apesar de ter caído para a posição 105 em 2007), Austrália, Canadá, Irlanda, Reino Unido e Suécia. Confira a seguir algumas de suas possíveis variantes ao redor do mundo.

  • Alemão: Rebekah ou Becka.
  • Polonês: Becke ou Rebecka.
  • Árabe: Rifga.
  • Búlgaro: Rebeka.
  • Dinamarquês e holandês: Rebbeka.
  • Eslovaco: Rebeka.
  • Francês: Rebecca ou Rebèque.
  • Grego: Revekka.
  • hebraico: Riva.
  • Siberiano: Ribga.
  • Húngaro: Baka.
  • Inglês : Rebecca ou Becky.
  • Sueco: Rebec.
bebê se olha no espelho
Se o olhar de sua filha cativa quando você a olha pela primeira vez, talvez o nome Rebeca seja perfeito para ela.

Sinta-se sortuda agora que você conhece a origem e o significado de Rebeca!

Agora que você já conhece todos os detalhes dessa linda opção (digna de uma verdadeira lutadora, guerreira e apaixonada pela vida), é hora de agir e dar esse nome à sua pequena. Sem dúvida, você não vai se arrepender.

Por outro lado, os diminutivos para se referir afetuosamente às pessoas que recebem esse nome são Rebe, Beca ou Becky.

Não perca a oportunidade de compartilhar essas informações com aquele ente querido que tem esse maravilhoso nome: mãe, avó, amiga, namorada ou filha.

Pode interessar a você...
31 nomes de origem tcheca para meninas
Sou Mamãe
Leia em Sou Mamãe
31 nomes de origem tcheca para meninas

Você sente paixão por esse belo país? Se quiser saber o que ele tem reservado para você, veja os nomes de origem tcheca para meninas.