Os momentos mágicos de cumplicidade entre mãe e filho

· 30 de outubro de 2018
Se existe uma coisa que as mães e os pais adoram fazer é passar momentos mágicos e delicados de cumplicidade com os filhos.

O amor não precisa de palavras para ser sentido com intensidade. Bastam esses momentos presentes na rotina diária com nossos filhos para sabermos o significado de verdadeira felicidade: um sorriso, um olhar, um carinho, uma soneca, um gesto que cativa…

Todos nós somos feitos de momentos. Somos feitos de nossas histórias. E essas histórias são feitas de momentos significativos. 

É assim como tecemos nossa memória emocional, assim como esse tecido sutil que enlaça a autêntica sensação de felicidade.

Porque não precisamos de grandes atos, imensas aventuras ou daquele presente dos sonhos para nos sentirmos bem. O bem-estar é isso, são detalhes simples do dia a dia com as pessoas que amamos.

Temos certeza que, como pai ou mãe, você já passou por esse cotidiano no qual os hábitos tão simples como acordar com seu bebê, alimentar ou dar um banho no seu filho, estão fazendo com que veja o mundo de outro modo. Alguma coisa mudou.

Agora, você se tornou um “colecionador” de momentos que são compartilhados com aquela pessoa amada e com familiares ou amigos.

Esses instantes marcam o seu despertar como nova mãe ou como novo pai. São retalhos de uma vida que você irá conservar para sempre em um cantinho precioso do seu cérebro.

Hoje, neste artigo do Sou Mamãe, te convidamos a refletir sobre esse tema.

A cumplicidade com nossos filhos, um vínculo precoce de poder

Com certeza você já ouviu falar muitas vezes sobre o apego. Como é uma questão de criação, é um fator imprescindível para criar um vínculo forte com o seu filho.

Esse elo é construído através da proximidade, do contato pele com pele, do carinho autêntico, preocupado e respeitoso.

a cumplicidade

No entanto, o que queremos dizer quando tratamos de cumplicidade? De que maneira damos forma a essa construção psicológico tão comum entre os adultos?

  • A cumplicidade com uma criança se inicia conhecendo as suas necessidades.
  • Como mães, aprendemos dia a dia a conhecer os nossos filhos, a antecipar o que querem, o que eles não gostam, o que eles gostam, o que os incomoda.
  • Além disso, é aqui que surge o elemento mágico: o bebê descobrirá dia a dia que é você que irá satisfazer suas necessidades, você que irá oferecer carinho, você que irá promover segurança
  • A criança confia em você e é nesse instante que ela constrói, pouco a pouco, a cumplicidade.

Você e o seu filho falam uma língua que não precisa de palavras para ser compreendida.

Existe uma conexão especial, um vínculo que se reforça dia a dia.

Os pequenos detalhes que nos conectam e que apreciamos

a cumplicidade

Os momentos mais mágicos vividos entre mãe e filho, curiosamente, são quando estamos mais tranquilos, quando estamos sozinhos, quando a vida parece plácida, simples e cotidiana.

Um passeio, uma soneca no sofá, algo que faz ambos sorrirem ao mesmo tempo…

Por sua vez, todos esses instantes geram poderosos elos emocionais. Você irá se lembrar deles e seu filho, por menor que seja, também lembrará. 

Pode ser que o cérebro da criança, ainda imaturo e em crescimento, não consiga invocar esses detalhes preciosos. Mas conseguirá lembrar da emoção sentida.

Não podemos nos esquecer que os momentos mais significativos, tranquilos e com forte conexão emocional em você fazem parte do desenvolvimento cerebral da criança.

Por outro lado, a cumplicidade entre mãe e filho ou pai e filho irá nutrir a inteligência emocional que permitirá nosso filho enxergar desde bem pequenininho que as emoções positivas têm poder, que a conexão com um olhar tem uma linguagem própria, que os sorrisos relaxam e que a proximidade com as pessoas amadas é gratificante e maravilhosa.

Os melhores momentos são inimigos da pressa. Mas não tem nada melhor do que essa “criação em doses homeopáticas”

a cumplicidade

A cumplicidade é inimiga da pressa. Ela não sabe o que é a hora nem pode ser programada em uma agenda. Simplesmente, acontece.

Precisamos de tempo de qualidade com os nossos filhos para criar e estreitar esse vínculo mágico para nos conectar a eles.

Para sermos capazes de entender as suas necessidades. Para que eles nos vejam como a pessoa mais importante de suas vidas. Para que saibam que somos capazes de entendê-los e que são dignos de confiança.

Não podemos nos esquecer de que a cumplicidade é, acima de tudo, uma prova de confiança entre duas pessoas. 

É onde dois corações se tornam um só, onde há respeito e onde nossos filhos sabem e sentem que sempre vamos cuidar deles, que são as coisas mais importantes de nossas vidas e que sempre vamos estar com eles.

Aproveite esses instantes mágicos com o seu filho. Guarde os momentos inesquecíveis todos os dias até criar o seu melhor presente, o seu maior tesouro: uma vida feliz com seu filho.