Pais de primeira viagem: como cuidar da sua vida social

Só porque você é pai ou mãe de primeira viagem, isso não significa que você deva renunciar à sua vida social. Vamos contar todos os segredos para que você possa manter contato com as outras pessoas!
Pais de primeira viagem: como cuidar da sua vida social

Última atualização: 15 Janeiro, 2021

Se você é pai ou mãe, sabe como isso é cansativo. Por mais que você ame seus filhos da maneira mais incondicional possível, a verdade é que a energia se esgota. É por esse motivo que muitos pais permitem que a vida social desapareça. No entanto, não é necessário ser tão drástico. Você pode cuidar da sua vida social, mesmo sendo pai ou mãe de primeira viagem.

A paternidade pode ser sentida como algo solitário, principalmente nas noites em que você mal dorme e depois, durante o dia, sente-se tão cansado que mal consegue andar.

Sendo pai ou mãe de primeira viagem, você precisa ter os amigos por perto para evitar a solidão. Assim, você se sentirá apoiado pelos outros nos momentos mais difíceis. As conexões antigas são importantes, bem como fazer novas amizades.

Mas como pode ser possível fazer malabarismos com a paternidade e, ao mesmo tempo, manter uma vida social ativa? Parece uma missão impossível. Mas não é: você só precisa fazer sua parte! Então, não perca essas dicas para encontrar o equilíbrio entre ser pai ou mãe e ter uma vida social.

Seus vizinhos

Mesmo que você seja tímido, se houver vizinhos por perto, tente conversar com eles, principalmente se seus filhos brincam juntos no parque, por exemplo.

Você vai perceber que fazer o primeiro ‘movimento’ social sempre valerá a pena, pois você pode fazer amizade com esse pai ou essa mãe. Eles podem até mesmo te dar dicas úteis sobre a sua vizinhança que você talvez ainda não saiba.

Pais de primeira viagem: como cuidar da sua vida social

Quando encontrar outros pais, não hesite em se apresentar. Você também pode começar falando de temas atuais para iniciar um bate-papo. Essa pode ser uma forma de verificar se essa pessoa que até então era desconhecida pode passar a fazer parte da sua vida.

Saia de casa para aumentar sua vida social

Pare de procurar desculpas para deixar de sair. Uma vida social é muito importante para os novos pais. Não estamos falando de sair até altas horas da noite, e sim de se conectar com os amigos para sair da monotonia da vida e aproveitar esse sentimento caloroso e difuso de amizade.

Em outras palavras: se seu parceiro estiver em casa ou se você tiver uma babá para as crianças, faça planos de sair de vez em quando, pois se conectar com outras pessoas é algo que vai te fazer bem! Sair pode ser exatamente o que você precisa para encontrar sua identidade novamente e aliviar o estresse.

Aplicativos

Graças ao mundo digital que temos atualmente, você pode baixar aplicativos no seu celular para se conectar com outras pessoas. Você pode fazer amigos através de diferentes portais, sempre procurando o apoio de outras pessoas que talvez estejam na mesma situação que você.

Você também pode se conectar nas redes sociais com mães e pais que tenham os mais diferentes objetivos, tais como encontrar atividades para os filhos. Também peça e receba conselhos de outras mães sobre assuntos infantis diversos. Encontre os grupos que mais combinam com seus interesses.

Atividades extracurriculares para as crianças

Talvez você tenha interesse em matricular seu bebê em uma atividade para crianças, tais como aulas de música para bebês ou aulas de yoga para mães e bebês.

Isso vai te dar a oportunidade de se conectar com outras pessoas que têm filhos da mesma idade que o seu e você vai poder conhecer amigos para encontrar em outros momentos e, assim, fazer novas amizades.

Pais de primeira viagem: como cuidar da sua vida social

Grupos de recreação para a vida social

Os grupos de recreação são uma ótima opção para se divertir na companhia de outras mães. Podem ser grupos de recreação para crianças para que você socialize com os outros pais enquanto as crianças brincam ou grupos apenas para os pais praticarem interesses em comum, como a leitura, por exemplo.

Talvez você fique em dúvida sobre conhecer ou não conhecer outros pais ou sobre como manter suas amizades, mas isso é normal. Esse é um sentimento comum, no entanto, o ideal é não ter pressa, fazer as coisas com calma e não forçar as situações.

Faça as coisas quando você se sentir mais confortável. Frequente lugares onde há outros pais, mas se você não conseguir iniciar uma conversa, não se force a isso. Talvez alguém perceba sua presença e se aproxime para começar a conversar e, assim, surja uma amizade que não teria nascido se você tivesse ficado em casa.

Pode interessar a você...
4 livros para praticar o mindfulness na sala de aula
Sou Mamãe
Leia em Sou Mamãe
4 livros para praticar o mindfulness na sala de aula

Mindfulness ou atenção plena é uma técnica de meditação e relaxamento que ajuda muitas crianças a controlarem suas emoções. Neste artigo, apresenta...