Pais de primeira viagem não lutam para dormir mais, mas para conseguir dormir

· 4 de dezembro de 2018
O principal drama dos pais de primeira viagem é conseguir dormir. Os primeiros dias podem ser difíceis e cansativos, em especial pelo medo de não saber se está tudo bem com o bebê.

Em geral, na fase inicial, os novos papais não lutam para dormir mais. Eles lutam para conseguir, finalmente, conciliar o sono.

Todo mundo sabe que os recém-nascidos dormem muitas horas por dia. Mas eles também precisam se alimentar. Independentemente de ser de dia ou de noite, seus hábitos se mantêm sem distinção.

No entanto, nas primeiras semanas, pode ser difícil se adaptar a esse ritmo. O importante nesse momento é que tanto o bebê quanto os pais consigam descansar da melhor forma. Mesmo que pareça complicado, dormir com um recém-nascido é possível.

Nesse sentido, tanto para os pais de primeira viagem quanto para aqueles que já passaram por essa experiência, tudo é novidade, já que um bebê é uma caixinha de surpresas.

O principal é entender que um recém-nascido é uma nova pessoa, com personalidade, com suas próprias necessidades e peculiaridades.

Assim fica claro que o problema não é o sono dos bebês, mas o fato de conseguir se adaptar e aproveitar as oportunidades.

Como já dissemos, o bebê vai dormir muito, assim devemos tentar descansar nesses momentos. Nessa altura, os pais já não tentam dormir um pouco mais, mas conseguir obter o tempo de sono de que precisam.

As mães dormem mais que os pais?

De acordo com algumas pesquisas a esse respeito, foi observado que as mães dormiam mais que os pais. Elas podem dormir um pouco à noite e tirar um cochilo durante o dia enquanto o bebê dorme.

Por outro lado, os pais, com pouco descanso à noite, precisam trabalhar durante o dia.

para dormir mais

Todos nós sabemos muito bem que os bebês dormem o tempo todo. Eles acordam apenas para mamar ou por algum desconforto que podem sentir.

Por esse motivo, as mães dormem mais, mas em períodos fragmentados. Por isso, é evidente que, ao descansar dessa forma, elas podem se sentir mais cansadas.

Conselhos aos pais de primeira viagem para conseguir dormir

Aproveite as oportunidades

É importante aproveitar as oportunidades para dormir, mesmo que seja durante curtos intervalos de tempo. É muito positivo descansar enquanto o bebê dorme, situação que certamente vai mudar dentro de alguns instantes.

A falta de sono pode provocar mais cansaço, mau humor e irritabilidade. Por esse motivo, não devemos desperdiçar as oportunidades que surgem para descansar.

Precisamos ter paciência

A partir do terceiro mês de vida, os bebês já conseguem estabelecer seu ritmo diário de sono. Em alguns casos, eles podem dormir a noite toda ou durante várias horas seguidas. Com o passar do tempo, já não precisam se alimentar com a mesma frequência.

É preciso ter paciência. Durante os primeiros meses pode ser difícil, mas não impossível. Por esse motivo, deve-se considerar que os dias passarão a ser mais tranquilos.

Assim que o recém-nascido conseguir estabelecer seus horários ao longo das 24 horas do dia, haverá mais oportunidades para recuperar o sono perdido.

Trabalho em equipe

Uma das vantagens que se tem de ser um casal é a possibilidade de trabalhar em equipe. A chance de poder dividir as tarefas entre em duas pessoas é uma boa opção nessa fase.

Uma das opções mais utilizadas é cada noite um dos dois se levantar para cuidar do bebê. Ou seja, uma noite a mãe e na seguinte o pai. Assim o cansaço vai ser menor. Embora às vezes seja impossível dormir quando o bebê chora muito.

para dormir mais

Ajudar o bebê a descansar

Há dois tipos de bebês, aqueles que dormem bem e aqueles que choram à noite. Conseguir acalmar o choro de um recém-nascido pode ser difícil, mas existem técnicas para tentar fazer o bebê se sentir mais tranquilo. Cantar, ouvir música e ninar o pequeno são algumas das recomendações.

Um bebê que dorme bem não vai acordar para se alimentar ou quando precisar que sua fralda seja trocada. Sendo assim, os pais terão mais tempo para conseguir dormir.

Melhore sua alimentação

É importante se alimentar da melhor maneira possível para contribuir com o nosso descanso e bem-estar. Alguns dos alimentos que devem ser evitados são o café, os refrigerantes e o chocolate, já que possuem substâncias como a cafeína teobromina.

Às vezes, uma alimentação pouco adequada pode impedir a conciliação do sono de maneira regular.