Perigos dos tênis com rodinha para crianças

· 16 de novembro de 2018
Os tênis com rodinha podem ser muito divertidos para as crianças, mas, ao mesmo tempo, prejudiciais à saúde. Recomenda-se fazer um uso moderado e controlado para evitar possíveis acidentes.

Os tênis com rodinhas são um acessório que normalmente fascina as crianças. Mas muitas vezes os pais não avaliam os danos ou acidentes que podem causar.

É importante ter em mente que, apesar de estarem na moda e serem divertidos, podem prejudicar a criança se seu uso se tornar um hábito.

Perigos dos tênis com rodinha para crianças

Quando as crianças colocam esse tipo de tênis, elas pisam diferente, como se usassem um salto de 4-5 cm de altura.

Isso significa que o peso do corpo não é distribuído corretamente e uma sobrecarga é gerada na área do calcanhar.

Além disso, há outras consequências, como:

  • Com o tempo, podem ocorrer lesões como metatarsalgia ou encurtamento da cadeia muscular posterior.
  • Menos superfície de apoio, o qual se torna mais instável.
  • Ao usar por muito tempo esse sapato, a criança pode a pisada modificada.
  • Há grandes chances de que a criança caia devido à instabilidade do tênis.

Tênis com rodinhas ou patins?

Mesmo que pareça estranho, há muitas diferenças entre os tênis com rodinhas e os patins.

Isto se deve, principalmente, ao fato de que os patins são geralmente usados em um momento de recreação, enquanto esses tênis são muitas vezes utilizados – erroneamente – como calçado para todos os dias.

Isso não significa que os patins não são perigosos. Eles também são e devem ser usados sob supervisão.

No entanto, ao contrário dos tênis com rodinhas, são geralmente mais recomendados. Além disso, ao usar patins, a criança usa protetores, ao contrário de quando usa esses tênis.

tênis com rodinhas

Qual deve ser o calçado adequado para a criança?

O calçado adequado para as crianças é aquele que distribui o peso corporal 70% no calcanhar e 30% na parte da frente do pé.

O tênis com rodinhas faz com que o peso na parte da frente do pé seja 40% do peso total, o que faz com que os ossos se sobrecarreguem e provoquem alterações.

Para que a criança tenha pés saudáveis, é ideal que os sapatos se adequem tanto ao pé quanto à idade e que estejam de acordo com seu crescimento.

Os tênis que são devidamente ajustados ajudam os ossos a se desenvolverem naturalmente e permitem que os pés cresçam saudáveis.

“Ao usar tênis com rodinhas, há menos superfície de apoio, o qual se torna mais instável”

Conselhos para adquirir o calçado correto

Os tênis com rodinhas podem ser usados quando a criança está no seu período de lazer. Mas o mais aconselhável é que na maior parte do tempo use sapatos de acordo com seu crescimento e desenvolvimento.

Aqui vão algumas dicas importantes para encontrar os sapatos certos:

  •  O tênis deve chegar até a base do maléolo (os ossos laterais do tornozelo). Caso sejam botas, elas devem ser flexíveis o suficiente para permitir o movimento correto das articulações do tornozelo.
  • Mesmo que o calçado seja ideal, é importante ter em conta que é aconselhável que as crianças usem tênis apenas algumas horas por dia.
  • O modelo mais adequado para a criança é aquele que se adapta e se ajusta bem ao seu pé. Sapatos como sapatilhas ou chinelos são prejudiciais, porque geram a sensação de que o sapato sai a cada instante. Isso faz com que os dedos realizem um trabalho extra.
  • É essencial experimentar os sapatos com meias e prestar especial atenção se existe um espaço de 0,5 e 1,5 centímetros entre o dedo mais longo e os sapatos. Se os dedos tocarem a ponta ao pressionar os dedos, isso significa que o calçado é pequeno demais para a criança.
  • Recomenda-se que as crianças experimentem seus sapatos no final do dia. Isso porque os pés estão mais inchados. No momento de prová-los, elas devem se levantar e confirmar se sentem o apoio correto.
  • Nesse sentido, sapatos que são muito maiores do que o tamanho da criança não devem ser comprados, já que podem alterar a forma como elas andam ou criar bolhas.
tênis com rodinhas

Conclusão

Os tênis com rodinhas podem ser prejudiciais se não forem usados de maneira moderada.

Muitas vezes, as crianças podem querer colocá-los sempre porque é mais divertido do que usar tênis convencionais.

No entanto, os pais devem prestar atenção especial e criar o hábito de usá-los apenas em certas ocasiões.