Pernas cansadas na gravidez: causas e o que fazer

Pernas cansadas durante a gravidez geralmente são uma condição bastante comum. Embora não sejam graves, podem causar desconforto. Saiba como aliviar esse sintoma indesejado!
Pernas cansadas na gravidez: causas e o que fazer

Última atualização: 30 junho, 2022

As pernas cansadas na gravidez são uma sensação bastante frequente e irritante para as mulheres. Embora não representem um risco grave para a saúde, a qualidade de vida da gestante é alterada pelo desconforto que causam.

Neste artigo, detalharemos tudo o que você precisa saber sobre isso e como evitá-lo. Não deixe de ler!

Pernas cansadas na gravidez

A sensação de pernas cansadas na gravidez é caracterizada pelo “peso” que se percebe nas extremidades inferiores ao tentar andar, mover as penas ou simplesmente ficar em pé. Embora seja um sintoma não grave, reduz a qualidade de vida da gestante.

Em geral, esse desconforto é acompanhado por cãibras, dores, formigamento e coceira nas pernas e nos pés. Inclusive, em alguns casos, também é possível observar edema ao redor das panturrilhas e tornozelos. Essa situação aumenta o volume e o diâmetro da parte inferior do corpo.

A seguir, informaremos quais são as causas dessa condição.

Insuficiência venosa

Uma das principais causas de pernas cansadas é a insuficiência venosa, que dificulta o retorno do sangue dos pés ao coração. Dessa forma, parte do líquido contido nesses vasos sanguíneos permanece nas pernas e distende os tecidos. Quando os nervos são comprimidos, é gerada a sensação de peso, dor e formigamento. E também aparecem varizes.

Hormônios gestacionais

Durante os 9 meses de gravidez, o corpo passa por mudanças, e os hormônios têm muito a ver com isso.

Por razões fisiológicas, o corpo materno deve aumentar a quantidade de líquido que circula por seus vasos sanguíneos, pois deve suprir a placenta e o bebê em desenvolvimento.

Por sua vez, para favorecer a chegada de sangue ao feto, é necessário dilatar as veias e torná-las mais permeáveis, efeito que ocorre tanto ao nível da placenta como nas pernas.

Portanto, a própria gravidez predispõe à retenção de líquidos, o que resulta em inchaço e sensação de pernas cansadas. No entanto, existem algumas maneiras de reduzir esse desconforto.

Varizes nos membros inferiores
O edema de membros inferiores que ocorre durante a gravidez pode predispor ao aparecimento ou agravamento de varizes nas pernas.

Dicas para aliviar as pernas cansadas durante a gravidez

Como dissemos anteriormente, a síndrome das pernas cansadas é causada por uma insuficiência no retorno venoso, causada por alterações gestacionais normais. No entanto, ganho de peso, inatividade física e dietas ricas em sódio podem piorar essa condição. Portanto, daremos algumas recomendações para melhorar a aparência de suas pernas.

1. Mantenha um estado de hidratação adequado

A hidratação suficiente é essencial e deve ser assegurada todos os dias.

Embora pareça contraditório, a ingestão adequada de água promove a circulação sanguínea adequada e evita que o líquido se acumule nos tecidos “inferiores” do corpo. Dessa forma, você não apenas evitará o edema, como também melhorará a sensação de pernas cansadas.

Claro, além de beber água, você deve evitar infusões (devido aos seus efeitos estimulantes sobre a micção) e hidratar a pele das pernas com cremes, a fim de melhorar a firmeza do tecido da pele.

2. Faça massagens diárias nas pernas

É aconselhável molhar os panturrilhas com água fria após o banho para reduzir a sensação de peso nos membros inferiores. Até mesmo fazer massagens ascendentes é outra boa opção para mitigar a fadiga. Aproveite o momento após o banho para aplicar uma loção hidratante enquanto massageia dos pés às coxas.

Você pode usar cremes drenantes e reafirmantes, ou géis frios e vasodilatadores para obter resultados ainda melhores.

3. Deixe as pernas elevadas por algumas horas ao dia para promover a drenagem natural

Depois de um dia em que você ficou de pé por longos períodos, é recomendável levantar as pernas acima do nível do coração para aliviar o edema e o desconforto associado.

Com essa prática simples, a circulação sanguínea de volta ao coração é estimulada.

Assim como ficar em pé por longos períodos de tempo, ficar sentado por muitas horas também pode prejudicar suas pernas. Por isso, o ideal é se levantar de 30 em 30 minutos e caminhar um pouco para evitar que o sangue fique estagnado e os sintomas comecem.

4. Controle seu peso e adote hábitos saudáveis

Manter uma alimentação saudável, rica em fibras, pobre em sal e gorduras saturadas é o ideal. Além disso, é recomendável realizar atividade física regularmente para evitar excesso de peso, cansaço e inchaço das pernas.

Os exercícios que mais favorecem a circulação sanguínea na gravidez são a natação e o ciclismo recreativo sem resistência.

Por outro lado, bons hábitos de sono e descanso noturno adequado também ajudam a prevenir a retenção de líquidos nas pernas.

5. Use as roupas certas

A roupa também desempenha um papel importante na gênese do inchaço e da sensação de peso nas pernas durante a gravidez. De fato, roupas muito apertadas dificultam o retorno venoso correto das pernas para o coração.

Portanto, tente escolher roupas folgadas e evite cintos, calças apertadas ou meias elásticas. Por sua vez, recomenda-se o uso de meias de compressão até o joelho e calçados confortáveis, sem abusar do salto alto.

massagem massagista grávida sessão de relaxamento perineal
A drenagem linfática também é uma boa estratégia para melhorar a retenção de líquidos durante a gravidez. Mas deve ser feita com um profissional devidamente habilitado.

Pernas cansadas na gravidez e qualidade de vida

As pernas cansadas na gravidez podem afetar a qualidade de vida da futura mãe se não forem prestados cuidados oportunos. Por essa razão, aos primeiros sinais ou sintomas, é aconselhável começar com as medidas acima mencionadas ou consultar um médico. Embora não seja um problema grave, está se tornando cada vez mais comum e pode ser melhorado.

Pode interessar a você...
Como reduzir os edemas nas pernas durante a gravidez?
Sou Mamãe
Leia em Sou Mamãe
Como reduzir os edemas nas pernas durante a gravidez?

Muitas mulheres tem edemas nas pernas durante a gravidez, problema que costuma surgir no trimestre final. Saiba como evitar esse problema