Pescar com as crianças!
Durante muito tempo, a pesca foi a atividade perfeita para fortalecer o vínculo entre pai e filhos. Quando ainda não existiam os videogames, muitas crianças exploravam sua curiosidade se conectando com o meio ambiente. Ir pescar com as crianças ainda pode ser emocionante.
Apesar do ritmo acelerado da vida moderna, ainda existem pais que reservam um tempo para essa antiga prática. A pesca pode se tornar um grande sucesso familiar, mas para isso precisamos estar preparados. Por isso, a seguir, vamos dar algumas dicas que vão tornar a experiência melhor.
Planejamento é garantia de diversão
Ao assistir a alguns filmes familiares norte-americanos, podemos entender o lado bom e o lado ruim da pesca em família. Se as crianças conseguirem pescar durante um dia ensolarado e divertido, tudo correrá maravilhosamente bem.
Por outro lado, pescar em um local onde não sabemos se há peixes e em uma tarde chuvosa não é uma boa ideia. No entanto, um tempo de pesca divertido e produtivo não exige muito esforço.
Para ter uma boa experiência, precisamos saber como preparar as varas e ter tudo à mão. Se as crianças tiverem que esperar muito, elas simplesmente vão ficar entediadas. Portanto, depende dos pais para que os pequenos passem a gostar dessa atividade em conjunto.
O local vai definir toda a experiência
A primeira coisa a se pensar antes de pegar o carro ou o barco é escolher o local onde vamos pescar. Se o local já for conhecido, melhor ainda.
Devemos lembrar que, em grande medida, é o ambiente que vai definir a experiência. Se o local for confortável e contar com uma bela vista, teremos momentos inesquecíveis. Caso você não esteja familiarizado com os locais próximos, é possível pesquisar na internet.
Além disso, também é aconselhável procurar locais autorizados para a pesca em família. Em alguns parques, é permitido até mesmo preparar os peixes capturados. O mais importante: onde quer que seja o lugar, deve haver peixes.
Comprar varas adequadas
As coisas só vão dar certo se tivermos a vara de pescar adequada. Idealmente, a criança deve utilizar um equipamento que seja fácil de manusear. Embora existam varas para crianças, seu uso não é tão recomendado.
É muito melhor comprar uma vara com garantia, profissional, porém com pouco peso. Existem produtos de até um metro e meio, que seria a menor medida no mercado.
Isso vai ajudar as crianças a entender a atividade da pesca como ela realmente é. Lembre-se de que você está não só passando um tempo com a família, mas também transmitindo ensinamentos valiosos.
Escolha bem a isca
O mais divertido de ir pescar com as crianças é garantir a participação delas durante toda a atividade. Uma parte importante tem a ver com o manuseio da isca, e é normal que isso cause curiosidade nos pequenos.
Para escolher a isca, devemos seguir dois critérios. Primeiramente, a isca deve ser a indicada para o tipo de peixe que vamos pescar. Em segundo lugar, ela deve ser do agrado do pequeno.
Há crianças que vão amar a ideia de lidar com vermes vivos, por exemplo. Portanto, a compra desse tipo de isca vai atraí-las e tornar a atividade divertida. Por outro lado, se isso não for tolerado pela criança, é melhor procurar azeitonas ou outros tipos de isca.
“Se as crianças tiverem que esperar muito, elas simplesmente vão ficar entediadas. Portanto, depende dos pais para que os pequenos passem a gostar dessa atividade em conjunto”.
Pescar com as crianças: deixar que elas experimentem
Embora os adultos tenham o controle do dia, o melhor é que o aprendizado seja interativo. Os pequenos devem participar da montagem do equipamento, da escolha da isca e de outros aspectos.
Veremos esse dia especial como se ele tivesse diferentes estações de diversão e aprendizagem. Se estivermos em terra, podemos explorar um pouco o local e brincar. Poderíamos até mesmo preparar o peixe, se permitido.
Somente com a experimentação é que poderemos alcançar uma aprendizagem obtida através da diversão. A ideia é fugir da rotina e construir laços mais fortes, e não tornar o momento algo desesperador. Para isso, os pais devem ser muito pacientes.
Esteja atento para que nada saia do controle
Permitir que as crianças experimentem não significa que vamos deixá-las à própria sorte. Todas as atividades terão regras, a fim de preservar a integridade das crianças. Além disso, será essencial levar protetor solar e repelente de insetos.
Pescar com as crianças tem muitas vantagens: ensinamos as crianças a obter alimento, as tiramos do ambiente cotidiano e compartilhamos experiências. O melhor é que não vamos precisar da internet ou de qualquer outro dispositivo tecnológico, apenas do contato com a natureza.