Picadas de mosquito nas crianças: o que fazer?

16 de março de 2020
As picadas de mosquito nas crianças não geram um problema grave de saúde, mas são muito incômodas e os nossos filhos sofrerão com o desconforto que elas produzem. Para preveni-las e evitá-las, há alguns bons hábitos a levar em conta e também determinados truques caseiros.

As picadas de mosquito são mais habituais do que acreditamos, e muito mais durante os meses de verão. Quando essas picadas ocorrem nas crianças, é necessário prestar atenção especial, já que elas podem coçá-las até se machucarem.

Em geral, as crianças estão muito expostas a esse tipo de picada, já que normalmente passam bastante tempo brincando ao ar livre. No entanto, se forem cuidadas, as picadas não deveriam representar nenhum perigo para a saúde, ainda que sejam extremamente incômodas. A boa notícia é que há muitas maneiras de evitar essas picadas e preveni-las.

Picadas de mosquito nas crianças: reação do corpo

A primeira coisa que as crianças notarão quando um mosquito picá-las será uma alfinetada. São os nervos da pele transmitindo essa informação. O que o mosquito faz, precisamente, é perfurar o vaso sanguíneo, então isso ativa automaticamente a coagulação do organismo da criança.

A saliva do mosquito desativa a coagulação, o que o corpo vê como algo estranho e, portanto, reage contra esse sintoma. Isso desencadeia a coceira e a inflamação que são conhecidas como a picada de mosquito.

Em geral, a picada de mosquito ocorre em um lugar localizado. Às vezes, e sobretudo com crianças, aparecem reações distantes da picada do mosquito em si. A intensidade da reação dependerá sempre do quão sensível a criança for às substâncias injetadas pelo inseto.

Mosquito picando criança

O que fazer com as picadas de mosquito nas crianças

Habitualmente, as crianças não percebem quando são picadas pelos mosquitos. Dessa forma, o reconhecimento da situação aparece junto com os sintomas de coceira e inchaço. A realidade é que os nossos filhos são um alvo fácil para os mosquitos, sobretudo quando passam muitas horas ao ar livre e em contato com a natureza.

Quando um mosquito pica uma criança, recomenda-se colocar gelo no lugar afetado para evitar os sintomas que mencionamos anteriormente. Além disso, também é útil aplicar um spray que tenha cloreto de alumínio, que pode ajudar a acalmar a coceira.

Igualmente, é importante saber que o frio adormece a região da picada do mosquito e, desse modo, acalma e evita o terrível comichão que o nosso filho sente. Depois de aplicar algo frio, sugere-se uma loção de calamina ou creme de hidrocortisona para tratar a picada. Qualquer uma dessas opções servirá para que ela desapareça em alguns dias.

Se forem observados sinais de infecção, tais como inchaço excessivo, pus ou vermelhidão, é necessário pedir ajuda ao médico. Isso é algo que costuma acontecer se a criança se coça permanentemente.

Por último, vale lembrar que os mosquitos também são conhecidos por serem vetores de doenças. Portanto, diante de reações não comuns, é fundamental recorrer a um centro de saúde e fazer a consulta correspondente.

“Os nossos filhos são um alvo fácil para os mosquitos, sobretudo quando passam muitas horas ao ar livre e em contato com a natureza”.

Como prevenir picadas de mosquito nas crianças

A prevenção das picadas de mosquito nas crianças e nos adultos é relativamente fácil. Só é necessário levar em conta algumas questões que serão úteis, sobretudo para os pequenos, que são aqueles que mais sofrem esse tipo de picadas.

Uma das medidas mais simples para evitar o risco de picadas é controlar os horários nos quais a criança fica ao ar livre. Em geral, ao amanhecer e ao anoitecer é quando os mosquitos estão mais ativos. Assim, recomenda-se controlar o espaço onde elas brincam nesses horários.

Menina ao ar livre com muitos mosquitos ao redor

Outra forma de prevenir as picadas é evitar que tanto mosquitos quanto outros insetos voadores entrem na casa. Uma boa solução para isso é colocar mosquiteiros nas entradas, sobretudo no verão.

Por outro lado, é fundamental limpar e esvaziar qualquer água parada que houver em casa ou ao redor do nosso filho. Isso porque é lá onde os mosquitos mais se reproduzem. Dessa forma, se as crianças brincarem ao ar livre, é necessário garantir que não haja focos de reprodução desses insetos.

A maneira mais tradicional de prevenir as picadas de mosquito nas crianças é utilizar algum tipo de repelente sobre a pele. Em relação à roupa, se as crianças vão brincar em lugares onde inevitavelmente haja mosquitos, é recomendável que elas usem camisetas de manga comprida e calças.

Em conclusão, as picadas de mosquito nas crianças são habituais e também muito fáceis de prevenir. No entanto, mesmo naqueles casos nos quais ocorrem as picadas de mosquito, o tratamento é muito simples e não haverá com o que se preocupar. Bastará seguir as indicações para aliviar o mal-estar do seu filho.