Plante essa semente e seu filho terá o que cultivar por toda a vida

· 18 de agosto de 2018

Felizmente não há terra mais pura e fértil do que o coração de uma criança. Por isso não hesite! Plante já essa semente e seu filho terá o que cultivar por toda a vida.

As alegorias entre o coração humano, ou algumas situações de vida, e o trabalho da terra são muito bonitas, ilustrativas. Você se lembrará daquela história “a sementinha” que alguns pais contavam para satisfazer a curiosidade de uma criança para saber de onde vêm os bebês. Jesus de Nazaré, também usou como exemplo a alegoria da terra a ser cultivada, que comparou com o coração humano; ele a usou para que os seres humanos limpassem o seu coração e ali germinasse a palavra que ele pregava.

Esse é um bom exemplo, especialmente quando revemos o coração de uma criança onde há terra virgem pronta para ser germinada. Não é necessário limpar esse coração de coisas ruins porque já está pura. Portanto, você deve prestar atenção às sementes que você está semeando. Procure sempre escolher boas sementes para que o coração das crianças sempre cultive virtudes.

Semeando a boa semente

A pureza do coração de uma criança é indiscutível. Elas estão prontas para qualquer ensinamento e são seus pais e parentes que devem ser conscientes e escolher as melhores sementes. A semente da verdade, da justiça, da compaixão, da igualdade , da solidariedade, da ternura… e a semente do amor!

Essa semente -semeada com carinho- deve ser cuidada, assim como um fazendeiro cuida de sua plantação. Esse cuidado exige esforço diário. A irrigação pode muito bem estar cheia de palavras doces e o fertilizante pode ser o exemplo que você dá para seus filhos com o seu comportamento.

Já se sabe que o trabalho do agricultor é altruísta, mas quando chega a época da colheita, a satisfação é maravilhosa. Basta imaginar colher todo esse amor que você semeou nesse coração tão puro, como é o de seu filho.

E, assim como há sementes boas, nesta terra tão fértil também podem cair sementes ruins como a da mentira, da inveja, da injustiça, do egoísmo. Às vezes, essas sementes, tais como ervas daninhas, não precisam de muito cuidado para crescer e tomar conta da terra que há no coração de uma criança. Por isso, mamãe, você deve estar muito atenta aos exemplos de comportamento que seu filho recebe e aos ambientes e valores negativos aos quais está exposto.

Ninguém está isento da exposição a valores negativos. Inclusive não é necessário sair de casa para ver alguns erros ou falhas de comportamento. Todos os seres humanos têm milhares de defeitos e virtudes. A questão está em deixar claro para a criança o que é certo e o que não é. E como mãe, escolha sempre semear as boas sementes e tentar erradicar as más.

plante essa semente

7 exemplos de como plantar essa semente

É muito importante que todas as mães e todos os pais compreendam que as crianças aprendem mais com exemplos do que com palavras. Embora uma boa combinação de ambas (palavras + exemplos) possam te ajudar a colher os melhores valores. Além disso, pense que os bons frutos também dão novas sementes e que seu filho pode multiplicar o amor que nele você semeou.

Aqui estão 7 conselhos que a autointitulada “mamãe multitarefas” Katiuska Figuera publicou. Eles podem te servir para semear valores:

Converse com seu filho sobre o valor da honestidade e da verdade

Explique que as pessoas que mentem não são confiáveis, e aqueles que não são confiáveis não são amados. Ensine com exemplo e faça com que toda a família seja honesta. Se você insistir na honestidade em sua família, a criança vai aprender esse valor desde muito pequena.

Explique para seu filho o que é integridade e como isso influencia em sua vida diária

Explique que integridade significa que as pessoas podem acreditar em você quando você diz alguma coisa. Em outras palavras, o valor antiquado de “sua palavra é seu vínculo” ainda é extremamente importante.

Supervisione enquanto seu filho brinca com outras crianças

Ensine-o a compartilhar brinquedos e valor do jogo limpo. Ensinar as crianças sobre o jogo limpo vai ajudar para que se tornem adultos justos.

Ensine ao seu filho como ser um bom amigo

Explique a diferença entre um verdadeiro amigo e os conhecidos. Ensinando para seu filho como ser um bom amigo, você também estará implementando o valor da fidelidade e do respeito.

plante essa semente

Incentive a empatia e a compaixão pelo próximo

Ensine uma criança a se colocar no lugar do outro para que seja capaz de sentir o que a outra pessoa sente. Por exemplo, você pode perguntar: “Como você se sentiria se te insultassem?”, para ensinar o valor da empatia. Para incutir compaixão, você pode dizer “Oh Deus, eu suponho que o seu braço dói muito.” Se você sentir compaixão e empatia, seu filho vai aprender com base no seu exemplo.

Assista a um filme ou programa de televisão com seus filhos

Quando seu filho se mostrar com um comportamento ou linguagem inaceitável, converse com ele Ensine que isso é inaceitável para você e para os outros. Quando você assistir a um filme ou programa de televisão com as crianças, sempre lhes explique quais são os comportamentos inaceitáveis e forneça razões.

Faça com que seu filho se sinta responsável se fez algo errado

Explique o que ele fez de errado e por qual motivo isso é errado. Ensine que suas ações têm consequências. Essa é uma lição valiosa para todos, e ajuda para que a criança pense nas consequências antes de agir.