Polo aquático para crianças
O polo aquático para crianças traz muitos benefícios, tanto físicos quanto emocionais. Na verdade, é uma das atividades esportivas mais recomendadas para os pequenos da casa.
Trata-se de um esporte divertido. Por isso, é ideal para que as crianças possam adquirir hábitos saudáveis e também para que elas se acostumem com uma atividade física regular. Para aqueles pequenos atletas que adoram a natação e tudo relacionado à água, o polo aquático é o esporte ideal.
Por que essa atividade é boa para as crianças?
O polo aquático para crianças é um dos melhores esportes para que os pequenos da casa adquiram hábitos saudáveis. Entre eles, o amor pelo esporte e a prática de atividades físicas de uma forma regular.
O polo aquático tem, além dos benefícios já conhecidos da natação, outras vantagens a nível emocional. Entre outros motivos, isso ocorre porque é um jogo no qual uma equipe inteira deve participar para vencer.
Benefícios físicos do polo aquático para crianças
A prática desse esporte traz muitos benefícios físicos. Entre essas contribuições saudáveis para a criança, podemos destacar a melhoria considerável da força, da resistência e da velocidade, bem como o estímulo da coordenação, da orientação do e equilíbrio.
Ademais, assim como na prática da natação, a capacidade pulmonar da pessoa que treina o polo aquático também é desenvolvida.
Além disso, com a prática regular desse esporte, é possível melhorar a postura corporal, bem como reduzir as chances de sofrer certos tipos de lesões. Esta também é uma modalidade que ajuda muito na correção de diferentes anormalidades ósseas.
Benefícios emocionais do polo aquático para crianças
O polo aquático também oferece muitos benefícios emocionais para aqueles que desejam praticá-lo. Uma das suas principais vantagens é o fato de ser um esporte divertido e emocionante. A combinação de exercício e diversão é muito diferente de uma atividade monótona e repetitiva.
Por outro lado, é uma modalidade que incentiva a criança a continuar a praticar. Trata-se de um esporte divertido, cuja prática em equipe o torna ideal para promover valores como companheirismo, dedicação, respeito e competitividade saudável, entre outros.
Juntamente com as virtudes anteriores, por ser um jogo em equipe, o polo aquático também favorece o desenvolvimento das relações sociais. Assim, a criança se integra muito melhor no ambiente e na sociedade em geral.
“Assim como na prática da natação, a capacidade pulmonar da pessoa que treina o polo aquático também é desenvolvida”.
A alimentação e o polo aquático
O polo aquático é um esporte de alta demanda. Por isso, é fundamental que a criança tenha uma dieta saudável. Isso influencia para que as crianças aprendam a comer bem e de forma saudável, tanto dentro quanto fora de casa.
Nesse sentido, a prática dessa modalidade esportiva traz consigo uma melhoria considerável na alimentação diária da criança. É muito provável que o treinador indique aos pais algumas orientações mínimas que eles devem seguir em relação à dieta do pequeno atleta.
A alimentação indicada pelos nutricionistas e treinadores inclui todos os nutrientes, proteínas e vitaminas de que as crianças precisam para que fiquem saudáveis e fortes em todas as áreas de suas vidas.
Medidas de segurança
Os menores de idade sempre devem ser supervisionados por adultos em todos os momentos durante a prática de qualquer tipo de esporte. No entanto, o polo aquático exige uma supervisão ainda maior, principalmente porque é uma atividade que ocorre dentro da piscina.
É muito importante que os pais estejam bem informados sobre os centros esportivos que ensinam essa modalidade e se eles têm todas as permissões necessárias para isso.
Outra recomendação é que os pais procurem opiniões sobre os diferentes centros esportivos. Elas podem ser pesquisadas na internet ou também através de outros pais.
Ao visitar um centro esportivo, é importante que os pais falem sobre todas as perguntas, observações e preocupações que possam surgir com as pessoas responsáveis pelo local. Alguns aspectos a serem considerados são: quem são os professores, qual a sua formação e quais são as medidas de segurança.
Assim, como podemos ver, o polo aquático é uma das atividades físicas mais completas e recomendadas para as crianças. É um esporte com inúmeros benefícios, tanto físicos quanto emocionais.