Popularidade e adolescência

8 de fevereiro de 2019
Muitas mudanças acontecem durante a adolescência. Uma das principais preocupações do adolescente é ser "popular", isto é, sentir-se amado e valorizado por seus amigos e colegas, enfim, por seu ambiente.

Durante a adolescência os jovens precisam enfrentar muitas mudanças físicas e emocionais. É um estágio que nem sempre é simples, pois a opinião dos outros se torna muito importante para eles. Portanto, popularidade e adolescência são dois conceitos intimamente ligados.

Geralmente, os jovens nessa fase buscam a aprovação de seu grupo de amigos e querem agradar a qualquer preço. A popularidade se torna o centro das preocupações.

Para ser popular, eles usam várias estratégias que vão desde cuidar da aparência física e desenvolver habilidades sociais até ter a melhor tecnologia.

No entanto, em alguns casos, essa obsessão por ser popular pode ser perigosa. O extremo desejo de ter muitos amigos ou de ter mais curtidas nas redes sociais pode levar os adolescentes a adotarem comportamentos de risco.

O que significa popularidade para os adolescentes

Para os adolescentes de hoje, ser popular significa principalmente ter muitos amigos e se sentir amado. No entanto, o conceito de “muitos amigos” de hoje em dia é muito diferente do conceito de alguns anos atrás.

Algum tempo atrás, ter um grupo de seis ou sete bons amigos era suficiente. Atualmente, os amigos são contados por milhares nas redes sociais.

A popularidade na adolescência é alcançada de diferentes maneiras. Alguns garotos se tornam populares porque têm grandes habilidades sociais, bom humor e são considerados bonitos. Outros, por sua vez, porque são seguros de si mesmos, bons alunos, bons esportistas ou têm um físico que agrada os demais.

Os adolescentes que são populares têm muito poder sobre o resto do grupo. O que eles fazem ou deixam de fazer, como se vestem e quem são seus amigos são fatores que influenciam muito o comportamento dos demais.

A consequência de tudo isso é que um comentário negativo nas redes sociais sobre alguém menos popular pode causar muita pressão.

A popularidade e a adolescência estão diretamente relacionadas aos amigos e contatos nas redes sociais.

“Enquanto a popularidade se basear em habilidades intelectuais, sociais ou esportivas, será uma motivação positiva para os jovens”

Por que a popularidade na adolescência é tão importante?

Durante a adolescência, a opinião dos outros se torna muito importante. Os jovens precisam se sentir parte de um grupo. Para isso, eles precisam receber a aprovação dos outros.

A maioria dos adolescentes busca a popularidade para se sentir mais confiante. De fato, o estágio de crescimento muitas vezes vem acompanhado de um sentimento de insegurança, tanto físico quanto pessoal.

Para contrariar esse sentimento que gera tantas dúvidas, eles buscam ser aceitos. Assim, têm a ilusão que precisam ter muitos amigos e uma boa imagem física.

Os jovens querem se vestir na moda e se parecer com os outros considerados mais descolados, ou até mesmo definir tendências. Eles querem que os outros os vejam como modelo, alguém que é popular e que tenha se tornado influente no grupo.

Os perigos da obsessão com a popularidade

Desde que a popularidade seja baseada em habilidades intelectuais, sociais ou esportivas, é uma motivação positiva para os jovens. Ter muitos amigos e aprender a se relacionar pode ser muito útil para a vida futura.

No entanto, se a popularidade for baseada principalmente em aspectos físicos e superficiais, como as roupas que usam ou o celular que têm, vários problemas podem aparecer. A primeira é que as relações proporcionadas com esse comportamento são muito superficiais e temporárias.

Outra desvantagem é que os adolescentes podem querer ser alguém que não são para buscar aceitação. Alguns inclusive reprimem suas emoções se sentirem que não são agradáveis para os outros.

Em casos mais extremos, essas crianças podem adotar comportamentos inadequados e até mesmo colocar em risco seu bem-estar físico e emocional. Esse é o caso, por exemplo, dos comportamentos exibicionistas nas redes sociais ou de tirar sarro dos mais fracos apenas para os outros acharem engraçado.

popularidade e adolescência

O papel dos pais

Os pais podem ajudar os filhos adolescentes a canalizarem melhor suas inseguranças. Isso pode ajudar a evitar que o desejo de popularidade saia do controle. Portanto, é importante reforçar a autoestima dos adolescentes e ajudá-los a ter relacionamentos de amizade saudáveis.

Alguns hobbies, como equipes esportivas ou grupos musicais, são ideais para criar relacionamentos diretos, baseados em vínculos mais profundos.

Ademais, é preciso conversar com os jovens sobre a importância de cuidar de relacionamentos com amigos de verdade, aqueles que duram a vida toda.

Em conclusão, pode-se dizer que os conceitos de popularidade e adolescência podem ser complementares e positivos. No entanto, também existem alguns riscos para o desenvolvimento dos jovens que devem ser considerados.

  • Braggion;, G. F., Matsudo, S. M. M., & Matsudo, V. K. R. (2000). Consumo alimentar, atividade física e percepção da aparência corporal em adolescentes. Revista Brasileira de Ciência & Movimento.