Por que as crianças gostam de ficar peladas?

29 Setembro, 2018
As crianças geralmente gostam de ficar peladas. Há várias razões pelas quais as crianças entre dois e quatro anos, inclusive às vezes mais velhas, gostam de ficar peladas.

Para começar, a razão é bem simples: as crianças pequenas se sentem bem peladas. Do ponto de vista delas, ficar pelado é sinônimo de comodidade. Mas essa não é a única razão.

As crianças se sentem bem com o fato de ficar peladas porque, dessa forma, colocam em prática uma nova habilidade recém adquirida.

Essa habilidade é nada mais nada menos do que aprender a tirar as roupas. Elas, simplesmente, querem praticar o ato de tirar as roupas e, quando voltam a colocá-las, têm outra oportunidade de aprender.

Além disso, o fato de ficar peladas e ir deixando as roupas espalhadas em qualquer lugar as ajuda a adquirir controle sobre si mesmas e a testar os limites. Ou seja, ficando peladas, as crianças estão enviando uma mensagem e testando até onde podem chegar.

Não podemos nos esquecer do fato de que outro motivo pelo qual as crianças apresentam a tendência de ficar peladas é porque elas se sentem incomodadas com as roupas. Talvez sintam que as roupas apertam, provocam cócegas ou, inclusive, alergias.

Às vezes, quando encontramos nosso filho e ele está pelado, podemos ficar realmente frustradas. Principalmente quando estamos com pressa ou quando a criança quer ficar como veio ao mundo em público.

Tudo pode acontecer. Mas o que fazer em relação a isso enquanto essa atitude ainda é frequente?

ficar peladas

Como agir quando seu filho tira a roupa

Quanto mais alvoroço fizermos quando a criança fica pelada, mais ela vai insistir em tirar as roupas e mostrar o bumbum para todo mundo. Nesses casos, o ideal é ter paciência e agir da seguinte maneira:

1 – Quando for possível, permita que seu filho fique pelado

Se o clima estiver adequado e as circunstâncias forem aceitáveis, você pode deixar seu filho ficar alguns momentos pelado. Por que não?

Evidentemente, há circunstâncias em que os modos e a educação exigem outro comportamento. Mas há muitos outros momentos em que você pode deixar seu filho aproveitar o fato de ficar pelado e brincar de tirar a roupa.

2 – Vista a criança com roupas mais difíceis de tirar

É amplamente conhecido o fato de que há roupas que são muito incômodas para colocar e tirar. Elas são especialmente desaconselháveis quando é preciso trocar a fralda.

Essas roupas são ideais para vestir as crianças que gostam de ficar peladas quando você as leva em lugares em que é melhor ficar com algumas partes do corpo cobertas.

3 – Não dê risada da situação

Nas primeiras vezes, é um pouco divertido encontrar seu filho correndo pelado. É inevitável não rir com esse fato.

Mas quanto mais você rir desse momento, mais divertido vai ser para ele. Dessa forma, você vai reforçar positivamente essa atitude. Se ele insistir, tente se conter.

ficar peladas

4 – Não reaja negativamente

Já dissemos que um dos motivos pelos quais as crianças adoram tirar as roupas é, exatamente, para provocar e testar os limites.

Se você não mostrar que o fato de o seu filho tirar a roupa atingiu você, é mais fácil fazer com que, pouco a pouco, ele perca o interesse de ficar pelado. Pelo menos quando o objetivo for provocar você.

5 – Proporcione aos seus filhos oportunidades de tirar e colocar a roupa

Já explicamos que as crianças também testam suas habilidades quando tiram as roupas. Se você der para elas bonecas com diferentes roupas, você estará proporcionando uma oportunidade de praticar com elas.

Parte do interesse das crianças vai estar focada no fato de experimentar roupas nas bonecas. Assim, você não soluciona o problema como um todo, mas pelo menos uma parte dele.

6 – Reavalie a composição das roupas

Se a criança tira determinada roupa e anteriormente já se sentiu incomodada ou contrariada ao vesti-la, é possível que essa roupa esteja incomodando ou, inclusive, provocando algum tipo de alergia.

Tente vestir seu filho com roupas confortáveis, feitas com tecidos naturais e ecológicos. Além disso, elas devem ser de um tamanho adequado, nem muito grandes nem muito apertadas.

E, acima de tudo, a roupa não deve ser muito quente. Quando o tempo estiver ensolarado, ela deve ser bem fresca e leve.

7 – Perceba os sinais anteriores ao ato de tirar a roupa

Às vezes, o ato de tirar a roupa é precedido por algum comportamento específico, como, por exemplo, quando a criança sente vontade de ir ao banheiro.

Aos dois ou três anos de idade, ainda há crianças que sentem dificuldade de controlar seus esfíncteres e, por isso, pode se sentir nervosa.