Por que as crianças gostam de ficar peladas?
Para começar, a razão é bem simples: as crianças pequenas se sentem bem peladas. Do ponto de vista delas, ficar pelado é sinônimo de comodidade. Mas essa não é a única razão.
As crianças se sentem bem com o fato de ficar peladas porque, dessa forma, colocam em prática uma nova habilidade recém adquirida.
Essa habilidade é nada mais nada menos do que aprender a tirar as roupas. Elas, simplesmente, querem praticar o ato de tirar as roupas e, quando voltam a colocá-las, têm outra oportunidade de aprender.
Além disso, o fato de ficar peladas e ir deixando as roupas espalhadas em qualquer lugar as ajuda a adquirir controle sobre si mesmas e a testar os limites. Ou seja, ficando peladas, as crianças estão enviando uma mensagem e testando até onde podem chegar.
Não podemos nos esquecer do fato de que outro motivo pelo qual as crianças apresentam a tendência de ficar peladas é porque elas se sentem incomodadas com as roupas. Talvez sintam que as roupas apertam, provocam cócegas ou, inclusive, alergias.
Às vezes, quando encontramos nosso filho e ele está pelado, podemos ficar realmente frustradas. Principalmente quando estamos com pressa ou quando a criança quer ficar como veio ao mundo em público.
Tudo pode acontecer. Mas o que fazer em relação a isso enquanto essa atitude ainda é frequente?
Como agir quando seu filho tira a roupa
Quanto mais alvoroço fizermos quando a criança fica pelada, mais ela vai insistir em tirar as roupas e mostrar o bumbum para todo mundo. Nesses casos, o ideal é ter paciência e agir da seguinte maneira:
1 – Quando for possível, permita que seu filho fique pelado
Se o clima estiver adequado e as circunstâncias forem aceitáveis, você pode deixar seu filho ficar alguns momentos pelado. Por que não?
Evidentemente, há circunstâncias em que os modos e a educação exigem outro comportamento. Mas há muitos outros momentos em que você pode deixar seu filho aproveitar o fato de ficar pelado e brincar de tirar a roupa.
2 – Vista a criança com roupas mais difíceis de tirar
É amplamente conhecido o fato de que há roupas que são muito incômodas para colocar e tirar. Elas são especialmente desaconselháveis quando é preciso trocar a fralda.
Essas roupas são ideais para vestir as crianças que gostam de ficar peladas quando você as leva em lugares em que é melhor ficar com algumas partes do corpo cobertas.
3 – Não dê risada da situação
Nas primeiras vezes, é um pouco divertido encontrar seu filho correndo pelado. É inevitável não rir com esse fato.
Mas quanto mais você rir desse momento, mais divertido vai ser para ele. Dessa forma, você vai reforçar positivamente essa atitude. Se ele insistir, tente se conter.
4 – Não reaja negativamente
Já dissemos que um dos motivos pelos quais as crianças adoram tirar as roupas é, exatamente, para provocar e testar os limites.
Se você não mostrar que o fato de o seu filho tirar a roupa atingiu você, é mais fácil fazer com que, pouco a pouco, ele perca o interesse de ficar pelado. Pelo menos quando o objetivo for provocar você.
5 – Proporcione aos seus filhos oportunidades de tirar e colocar a roupa
Já explicamos que as crianças também testam suas habilidades quando tiram as roupas. Se você der para elas bonecas com diferentes roupas, você estará proporcionando uma oportunidade de praticar com elas.
Parte do interesse das crianças vai estar focada no fato de experimentar roupas nas bonecas. Assim, você não soluciona o problema como um todo, mas pelo menos uma parte dele.
6 – Reavalie a composição das roupas
Se a criança tira determinada roupa e anteriormente já se sentiu incomodada ou contrariada ao vesti-la, é possível que essa roupa esteja incomodando ou, inclusive, provocando algum tipo de alergia.
Tente vestir seu filho com roupas confortáveis, feitas com tecidos naturais e ecológicos. Além disso, elas devem ser de um tamanho adequado, nem muito grandes nem muito apertadas.
E, acima de tudo, a roupa não deve ser muito quente. Quando o tempo estiver ensolarado, ela deve ser bem fresca e leve.
7 – Perceba os sinais anteriores ao ato de tirar a roupa
Às vezes, o ato de tirar a roupa é precedido por algum comportamento específico, como, por exemplo, quando a criança sente vontade de ir ao banheiro.
Aos dois ou três anos de idade, ainda há crianças que sentem dificuldade de controlar seus esfíncteres e, por isso, pode se sentir nervosa.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Barrios Acosta, M., & Martínez, M. J. (2010). Educación sexual en la vida familiar. Fundación Centro Internacional de Educación y Desarrollo Humano. Disponible en: http://repository.cinde.org.co/handle/20.500.11907/1677
- Castro, J. P. M., Escalante, X. E. M., Moreno, O. M. B., Medina, M. A. O., Lema, J. A. S., & Jaime, B. A. G. (2019). Tratamiento y cuidados de los infantes menores de 2 años con dermatitis atópica. RECIMUNDO, 3(3 ESP), 460-480. Disponible en: https://www.recimundo.com/index.php/es/article/view/616
- Cruz Martín-Romo, C. D. L., & Lázaro Cabezón, Ó. (2006). Apuntes de educación sexual: sobre la sexualidad de niños y niñas con discapacidad. Confederación Española de Asociaciones de Padres y Madres de Alumnos. Disponible en: https://redined.educacion.gob.es/xmlui/handle/11162/131443
- Gallardo, Y. P. D., Vásconez, L. A. C., & Barragán, M. F. C. (2019). Conductas sexuales y emocionales infantiles. Revista Boletín Redipe, 8(11), 124-134. Disponible en: https://revista.redipe.org/index.php/1/article/view/858/781
- The National Child Traumatic Stres Network. (2012). Desarrollo sexual y conducta en los niños. La Red Nacional Para el Estrés Traumático Infantil. Disponible en: https://www.nctsn.org/resources/desarrollo-sexual-y-conducta-en-los-ninos-informacion-para-padres-y-cuidadores