A personalidade é uma construção psicológica que se refere a um conjunto de traços emocionais, cognitivos e comportamentais, mais ou…
Por que crianças de todas as idades mentem?
Você provavelmente fica preocupada quando o seu filho começa a mentir. Para saber se o seu filho oculta a verdade, note a forma como ele fala as coisas.

Os sintomas clássicos de uma criança que mente é a tensão e o fato de se contradizer constantemente. Isso não é difícil de perceber. O mais complicado é entender as razões pelas quais os filhos mentem.
Aqui mostraremos as razões pelas quais as crianças mentem em cada idade. Você verá que algumas vezes a mentira é apenas uma parte da brincadeira. Outras vezes é um problema que deve ser tratado assim que for descoberto.
A mentira nas crianças de 3 a 5 anos
Pode ser que algumas crianças menores de 3 anos digam coisas que não são verdade. No entanto, geralmente as crianças de 2 anos não mentem. A partir dos 3 anos até os 5 anos a mentira se torna um elemento dentro de histórias fantásticas ou como parte das brincadeiras.
Isso significa que a mentira não é gerada de forma consciente. Dessa forma, como parte da brincadeira, a mentira não deve preocupar tanto. O único motivo para se preocupar é quando seu filho usa a mentira para obter o que quer.
As mentiras do seu filho nessa idade servem para aprender que os adultos nem sempre sabem tudo. É algo bom porque ajuda as crianças a serem mais tolerantes diante da frustração.
Também pode ser uma maneira efetiva de chamar a atenção em alguns casos ou até evitar consequências negativas, como o castigo. Muitas vezes, as crianças de 3 a 5 anos mentem porque assimilam a maneira como agimos ou nos comportamos.
Se você é uma mãe muito exigente, mentir pode se transformar na sua via de escape do excesso de ansiedade.
Por que crianças de 5 anos mentem
Quando completa 5 anos, seu filho já começa a mentir de maneira consciente. O motivo é que nessa idade ele já tem a capacidade para diferenciar o que é verdade e o que não é.
O que ainda talvez não consiga distinguir claramente é o quanto esse ato é incorreto. Pode ser que nessa idade a criança comece a mentir por falta de autoestima. dessa forma, ela utiliza a mentira para se ocultar.
Também pode ser que minta para testar a sua reação e ver até onde você pode chegar. Se você não é uma mãe muito carinhosa, seu filho pode mentir para conseguir mais carinho.
Também pode acontecer que minta para conseguir o seu afeto, o que pode se transformar em problemas emocionais se não for solucionado a tempo. Se você não soluciona esse último caso, ele pode se converter em um adolescente problemático.
O melhor nessa etapa é impor limites e explicar para o seu filho os problemas que as mentiras podem causar. Você não deve repreendê-lo ou castigá-lo de nenhuma forma. Ao contrário, o melhor é explicar com palavras amáveis.
Mentiras das crianças de 6 e 8 anos
Dependendo da maturidade de cada criança, entre os 6 e os 8 anos elas já possuem a capacidade de diferenciar corretamente a realidade da fantasia. Ou seja, já têm consciência de que mentir é errado.
Ocultar a verdade nessa idade representa um ato voluntário. Como mãe, é importante que você saiba diferenciar entre uma mentira usada para entender a verdade e uma que pode afetar o seu filho.
No caso do seu filho mentir constantemente você deve observar o que ele obtém da mentira. Você permite que o seu filho tenha o que deseja por meio de mentiras?
Você deve lembrar que isso é negativo porque ele vai aprender que essas atitudes são válidas. O problema é que o passar dos anos a situação não vai melhorar. Ao contrário, você pode ter que lidar com mentiras cada vez piores.
É importante que você saiba o que a criança obtém através das suas mentiras. Em seguida, é necessário criar uma estratégia para evitar que ela obtenha o que deseja.
Entenda o motivo das crianças mentirem e tire proveito disso
Como mãe, você tem uma grande responsabilidade no momento de educar seus filhos. Por isso, você deve conhecer os motivos pelos quais as crianças mentem. Cada situação é diferente e é importante que você saiba como administrá-las.
Ainda que as crianças pequenas possam usar a mentira como parte das suas brincadeiras, à medida que o tempo passa você terá que explicar que as mentiras têm limites.