Por que ensinar as crianças a serem pontuais?

10 de junho de 2018
Por que ensinar as crianças a serem pontuais? Valores como o respeito, a credibilidade e a responsabilidade estão em jogo. Vamos rever os benefícios de estimular a pontualidade nos pequenos.

Como ensinar as crianças a serem pontuais? Primeiramente, devemos começar pelo fato de que vivemos em uma sociedade que se rege pela ordem. Para que tudo pudesse funcionar corretamente, foi necessário um consenso no qual se implantaria uma forma de estabelecer horários para, a partir de então, poder organizar as atividades humanas.

Sem os horários e a pontualidade, portanto, nosso mundo seria um caos. Como vivemos em sociedade, devemos trabalhar, aprender e conviver com base na ordem e no tempo. Por isso, com esse artigo queremos mostrar por que ensinar as crianças a serem pontuais é tão benéfico. Também vamos analisar quais são os valores imanentes à responsabilidade que seu filho imediatamente vai adquirir.

Por que ensinar as crianças a serem pontuais?

A pontualidade é uma das qualidades humanas mais apreciadas em qualquer sociedade. É tão importante que está vinculada a valores morais como a honestidade, a verdade ou a credibilidade.

Uma pessoa não pontual pode facilmente ser considerada irresponsável, desrespeitosa ou até mentirosa. Assim, para poder exercer com sucesso qualquer atividade como o trabalho ou os estudos, devemos nos reger pelos horários combinados com nossos companheiros e superiores.

Levando em consideração esses aspectos, é importante mostrar aos nossos filhos que temos um compromisso com eles mesmos e com a sociedade. A falta de pontualidade, portanto, nos deixa uma imagem negativa e nos afasta de sermos as melhores pessoas que podemos ser.

Aspectos negativos da falta de pontualidade

Quando conversar com as crianças sobre a falta de pontualidade, é indispensável explicar as desvantagens desse comportamento usando exemplos concretos. Ensinar um valor afirmando simplesmente que algo é bom ou ruim, sem argumentos suficientes, pode se tornar algo abstrato demais para as crianças. Assim, elas não conseguirão compreender.

A partir dessa ideia, vamos apresentar uma série de exemplos para que você possa contar aos seus filhos e ilustrar nas mentes dos pequenos quais são os aspectos negativos da falta de pontualidade.

  • Se pedirmos uma pizza em casa e o entregador não usar relógio, ele não vai chegar a tempo e podemos ficar sem jantar.
  • Em um jogo de futebol, caso o árbitro não chegue a tempo da partida, nosso time favorito de futebol não poderá jogar.
  • Se nós, pais, não levarmos nossos filhos a tempo para a escola, eles não vão poder aprender.
  • Ao acordar de manhã, se não usarmos nosso tempo adequadamente para ficarmos prontos para a escola, chegaremos tarde e também vamos atrasar nossos pais para o trabalho.

Quando as crianças compreendem que a pontualidade não é um capricho, e sim algo que afeta efetivamente a vida de todas as pessoas, elas também aprenderão valores como a solidariedade.

“A pontualidade é tão importante que está vinculada a valores morais como a honestidade, a verdade ou a credibilidade.”

Exercícios para ensinar as crianças a serem pontuais

Já vimos por que é importante ensinar as crianças a serem pontuais. Agora, vamos apresentar algumas ideias para que você possa aplicar alguns exercícios em casa. Dessa forma, será possível ensinar as crianças a serem responsáveis.

  • Ensinar a ver as horas nos relógios de ponteiro e também explicar como funciona o sistema de medir o tempo.
  • Dar uma agenda de presente para que as crianças possam registrar seus horários de aula, suas atividades e qualquer outro compromisso que tiverem. Como uma forma de brincadeira, podemos colar um adesivo na agenda quando cumprirem com todas as atividades na hora certa.
ensinar as crianças a serem pontuais

  • Planejar com as crianças os horários para realizar as atividades. Por exemplo, a preparação antes de ir à escola deve levar uma hora; fazer as tarefas da escola, duas horas; limpar e arrumar o quarto, meia hora; e assim por diante. Esses exercícios serão benéficos para que a criança aprenda a se organizar com antecedência a fim de cumprir com seus compromissos nos horários estabelecidos.
  • Ensinar com o exemplo. É importantíssimo que nossos filhos também vejam em nós essa atitude de responsabilidade e respeito com os outros. Devemos tentar buscá-los na escola com pontualidade e, principalmente, não fazer promessas ou acordos que não vamos poder cumprir.

Temos certeza de que com essas ideias simples seus filhos poderão aprender a importância da vida em sociedade e o valor de realizar suas obrigações no horário estabelecido. Além disso, serão adultos capazes de demonstrar respeito pelos outros. Portanto, tente colocar essas dicas em prática na sua casa e comece desde já a mudar sua própria atitude em relação ao planejamento de suas obrigações.

Recomendados para você