Por que a minha menstruação não vem?

13 Fevereiro, 2020
Diante da dúvida, recomendamos que você consulte um especialista, pois apenas um médico pode fornecer um diagnóstico preciso, com base em uma avaliação física e, se necessário, em outros exames.

O atraso ou a ausência da menstruação é um motivo frequente de preocupação para as mulheres. Suas causas são diversas, embora geralmente benignas. No entanto, é importante saber quais podem ser as razões pelas quais a menstruação não vem.

Quando a maternidade não está dentro dos planos da mulher e ela é sexualmente ativa, é normal ter um certo ‘medo’ diante da ausência da menstruação. No entanto, existem muitos fatores que podem afetar o corpo de tal maneira que essa alteração ocorra, e o mais conhecido é o estresse.

A seguir, vamos falar sobre alguns dos motivos mais comuns que fazem com que a menstruação não venha. Vale a pena destacar que, se você considerar que qualquer um desses motivos pode ser o seu caso, o mais recomendável é consultar o seu médico.

Razões pelas quais a menstruação não vem

1. Estresse 

O estresse pode produzir um mal-estar tão grande que o corpo pode chegar a somatizá-lo de várias maneiras, produzindo, assim, diversas mudanças, tais como a ausência de menstruação.

Lembre-se de que o estresse pode alterar o funcionamento normal do hipotálamo: a parte do cérebro que controla a hipófise, que, por sua vez, é responsável por liberar dois hormônios muito importantes para o ciclo menstrual: o estrogênio e a progesterona.

minha menstruação não vem

2. Medicação

A ausência ou a irregularidade do período menstrual pode ser parte dos efeitos colaterais do uso de alguns medicamentos. De fato, medicamentos psiquiátricos, tais como os antidepressivos, bem como alguns medicamentos para o tratamento do câncer, podem causar atraso ou ausência de menstruação.

Os contraceptivos hormonais também podem fazer com que a menstruação não venha, por isso é necessário consultar o ginecologista para avaliar se a mulher está usando o tratamento adequado para ela.

Enquanto isso, os contraceptivos não hormonais não afetam a menstruação, ao contrário dos métodos hormonais.

3. Aumento da atividade física

Se a mulher aumentar a sua atividade física de maneira desproporcional e exagerada, o ciclo menstrual pode ser alterado e, portanto, a menstruação pode atrasar ou ficar completamente ausente. Da mesma forma, a realização de exercícios físicos intensos pode fazer com que a menstruação não venha. 

4. Peso pouco ou nada saudável

Tanto as mulheres que estão abaixo do peso normal quanto as que estão acima do peso podem sofrer alterações na menstruação. De fato, ter um peso pouco ou nada saudável pode fazer com que o seu corpo produza muitos andrógenos, entre outros hormônios. Isso leva a uma alteração da ovulação e, portanto, afeta a menstruação.

Se o seu peso não estiver na faixa saudável e a menstruação já tiver ficado ausente, consulte o seu médico ou ginecologista. Por outro lado, um nutricionista também pode te ajudar a reajustar os seus hábitos alimentares a fim de recuperar a sua saúde.

5. Problemas nos ovários

Se a sua menstruação não vem regularmente, você pode ter alguma patologia ginecológica, como a síndrome dos ovários policísticos, por exemplo, que é causada por um desequilíbrio hormonal que pode levar à perda da menstruação. Esse desequilíbrio é caracterizado pela presença de múltiplos cistos e uma taxa anormalmente alta de andrógenos.

Pode ser acompanhada por outros sintomas, tais como crescimento incomum de pelos, acne, ganho de peso e diabetes. É aconselhável, nesse caso, consultar um médico.

6. Má alimentação

Embora esse seja um fator frequentemente ignorado, as dietas muito rigorosas ou com baixo teor de gordura também podem causar alterações no ciclo menstrual.

De fato, a dieta influencia a produção de hormônios pelos ovários. Isso confirma que o corpo da mulher precisa de uma ingestão adequada de gordura para funcionar corretamente. Lembre-se de que as dietas muito restritivas, incluindo aquelas que eliminam completamente a gordura, podem prejudicar o organismo seriamente.

7. Problemas na tireoide

Os problemas na tireoide também podem causar atraso menstrual. A glândula, localizada no pescoço, está relacionada à maioria dos sistemas do seu corpo. Portanto, o hipotireoidismo afeta diretamente o ciclo menstrual, causando, assim, atrasos na menstruação.

Outras causas bem conhecidas

Gravidez

A gravidez é a causa mais comum. Esse período corresponde à interrupção do ciclo de ovulação e, portanto, da menstruação. De fato, mesmo que em alguns casos a ausência de menstruação não represente necessariamente um sintoma de gravidez, este continua sendo um dos fatores mais seguros e evocativos.

minha menstruação não vem

Amamentação

Em geral, a amamentação exclusiva atrasa o início da menstruação após o parto. Portanto, é normal não menstruar durante vários meses após dar à luz.

De fato, o alto nível de prolactina, o hormônio envolvido na produção do leite materno durante esse período, também pode estar na origem da interrupção da menstruação.

Menopausa

A idade da menopausa é determinada geneticamente, mas pode variar de acordo com o estado de saúde de cada mulher. Se você tem cerca de 45 anos e não menstrua há mais de 4 meses, você pode estar na pré-menopausa, sabendo que ela é declarada com a ausência de menstruação durante um ano.

De fato, antes que a menopausa se estabeleça permanentemente, os ciclos se tornam irregulares devido à diminuição dos níveis de estrogênio.

Por fim, lembre-se de que, se a sua menstruação não vem, o mais importante é consultar o seu médico para saber a origem e aplicar o tratamento apropriado. Sempre recomendamos que você mantenha a calma, pois o estresse que acompanha a frustração pode te afetar negativamente.