Por que meu filho está cansado o tempo todo?

26 de maio de 2018
Embora a criança geralmente não expresse o cansaço verbalmente, ela pode estar cansada. Preste atenção no comportamento do seu filho e analise quais fatores podem estar causando o cansaço constante.

Talvez você se pergunte: “Por que meu filho está cansado o tempo todo?”. Existem vários fatores que provocam o cansaço físico nas crianças. Vamos descrever alguns deles a seguir.

6 motivos de cansaço nas crianças

Você deve prestar atenção ao comportamento do seu filho e às circunstâncias nas quais esse sintoma aparece diariamente. Assim, você poderá encontrar as causas do cansaço físico dos pequenos.

Necessidade de chamar atenção

Algumas crianças se cansam rapidamente de qualquer atividade porque o que querem na verdade é passar um tempo de qualidade com seus pais. Inclusive, costumam demonstrar seu descontentamento quando os pais não podem brincar ou passar um tempo com elas.

Ter muitos brinquedos

Quando uma criança tem muitas brinquedos, não aproveita nenhum. Isso acontece porque ela não sabe no que concentrar sua atenção. Como consequência, costuma demonstrar cansaço devido à frustração por ter tantas opções para escolher na hora de brincar.

Problemas emocionais

Quando a criança fica irritada ou triste por muito tempo, ela pode manifestar cansaço físico. É importante cuidar do estado emocional dela para que se sinta bem e possa continuar com suas atividades cotidianas.

Estimulação em excesso

Ao se fazer a pergunta “Por que meu filho está cansado o tempo todo?”, você pode descobrir que ele recebe muitos estímulos. Por isso, não é capaz de se concentrar em nenhum. É normal que isso provoque cansaço físico.

Dificuldade para dormir

As crianças que têm problemas para conciliar o sonho por causa de pesadelos, medos noturnos ou ansiedade generalizada podem apresentar cansaço diariamente.

Crescimento e desenvolvimento da criança

A partir dos 4 anos de idade, as crianças começam a ter contato com atividades escolares, aprendizagem de novas habilidades e brincadeiras em grupo. Por esse motivo, seu filho pode manifestar cansaço.

Doenças que provocam cansaço

A fadiga infantil pode ser causada por muitas doenças. Algumas delas são: problemas cardíacos ou renais, anemia, infecções virais, maus hábitos alimentares, distúrbios do sistema imunológico ou o vírus Epstein-Barr.

Como combater o cansaço do seu filho?

Você pode ajudar seu filho a diminuir o cansaço com esse conselhos:

Ter uma alimentação saudável

A variedade de alimentos que a criança consome é essencial. Principalmente alimentos que fornecem ferro e vitamina C, que ajudam a combater o cansaço. Podemos encontrar nas carnes, nos peixes, nas verduras de folhas verdes, nos laticínios e nas frutas.

“É importante cuidar do estado emocional das crianças e dos adolescentes para que se sintam bem e possam continuar com suas atividades cotidianas sem sentir cansaço constante.

Dormir o suficiente

É muito importante ter bons hábitos de sono, principalmente durante a fase escolar. Deitar tarde não é adequado, pois a criança precisa dormir entre 8 e 10 horas por dia.

Ativar a mente por meio das brincadeiras

Brincadeiras e jogos instrutivos e recreativos são ideais para manter a mente da criança desperta, animada e com uma atitude positiva. Você deve manter o equilíbrio ao realizar essas atividades, pois o excesso também gera cansaço.

Realizar exercício físico regular

Praticar algum esporte com regularidade combate o cansaço e ajuda a ativar o corpo. Além disso, proporciona um bom descanso à noite.

Receber cuidados médicos

Se você perceber no seu filho sinais de cansaço e não vê nenhuma causa para isso, o ideal é procurar um médico para que a criança seja avaliada. Lembre-se de que isso pode ser sintoma de alguma doença.

Por que meu filho adolescente está cansado o tempo todo?

O problema nos jovens, em geral, ocorre devido à mudança de horário nos estudos. Além disso, o aumento das responsabilidades e das atividades sociais também influenciam. Somado a isso, considera-se que a adolescência é uma fase de mudanças biológicas.

Durante essa fase, é provável que seu filho sofra alterações do sono causadas por apneia, distúrbios do ritmo circadiano e insônia. Outra mudança nos adolescentes é que eles precisam dormir tarde e se levantar tarde, o que entra em conflito com suas responsabilidades.

meu filho está cansado o tempo todo

Sintomas de cansaço nos jovens

Os sintomas de cansaço nos adolescentes geralmente são as mudanças de humor perceptíveis e frequentes. Eles ficam bravos com facilidade, conversam menos e se tornam apáticos.

Como ajudar um adolescente a combater o cansaço?

Para que você não tenha que dizer: “Meu filho está casado o tempo todo”, você pode ajudá-lo oferecendo todo o apoio de que precisar, controlando seu descanso para que durma o suficiente e proporcionando os cuidados médicos necessários se for o caso. 

Certifique-se de que seu filho realize atividades relaxantes, como conversar, ler e escutar música, principalmente antes de dormir. Uma boa alimentação, que proporcione vitaminas e minerais, também é essencial para um desenvolvimento saudável e normal.

Enfim, você é capaz de ajudar seu filho. Com essas precauções, a frase “Meu filho está cansado o tempo todo” não vai estar mais tão presente nas suas conversas e nos seus pensamentos.

Recomendados para você