As mudanças hormonais na adolescência

22 de abril de 2018
Descubra os efeitos das mudanças hormonais em uma das fases mais instáveis do desenvolvimento humano. A passagem da infância para a idade adulta supõe transformações enormes desde qualquer ponto de vista, motivo pelo qual as idas e vindas e as dúvidas estarão na sempre presentes.

As mudanças hormonais na adolescência alteram o caminho até a maturidade. Deve-se considerar que a adolescência é um período no qual os jovens se desenvolvem e terminam de se definir enquanto pessoas.

Trata-se da passagem da infância para a vida adulta e é um momento de contínuo desenvolvimento pessoal e emocional.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) define a adolescência como a etapa compreendida entre os 10 e os 19 anos de idade. Considera-se que ela tem duas fases: a adolescência inicial, dos 10 até os 14 ou 15 anos; e a adolescência final, dos 15 aos 19 anos.

Durante essa fase do crescimento, aparecem as famosas, típicas e contínuas mudanças hormonais da adolescência. Elas se manifestam de forma evidente em uma transformação física e psicológica.

Tipos de mudanças hormonais na adolescência

Mudanças fisiológicas

A maioria das mudanças físicas observadas durante a adolescência são resultado das mudanças hormonais. As mudanças corporais observadas em ambos os sexos incluem:

  • Estirões de crescimento.
  • Aumento da sudorese.
  • Aparição de problemas com acne.
  • Nascimento dos pelos pubianos e pelos nas axilas.

Mudanças emocionais

A adolescência é um momento da vida no qual acontecem transformações emocionais e psicológicas. Os adolescentes se questionam constantemente sobre sua própria identidade e sentem uma crescente necessidade de independência.

Durante o desenrolar das mudanças hormonais na adolescência e suas consequências, as amizades também se tornam mais importantes, já que a pressão social aumenta.

Você deve estar preparada: as contínuas mudanças de comportamento multiplicarão os focos de conflito em casa.

a adolescência

Desenvolvimento sexual

Um dos aspectos que mais afeta o seu filho durante esta fase é a maturidade sexual. A adolescência é o período no qual os jovens estão mais conscientes de sua sexualidade.

Além disso, terão suas primeiras experiências sexuais; sendo assim, seria oportuno ter uma conversa com os filhos para se conscientizarem sobre o assunto.

Egocentrismo e mudanças de humor

As mudanças hormonais na adolescência podem levar seu filho a sentir que tem muitos problemas e, consequentemente, ele vai passar por diferentes estados de humor. Neste estágio de formação pessoal, a influência social é muito grande para ele ou ela.

Portanto, o jovem não está mais contente com as crenças de seus pais e procura forjar suas próprias opiniões. O adolescente viverá episódios que moldarão sua opinião diante das diversas situações da vida.

Diferença entre meninos e meninas

As mudanças hormonais se manifestam de formas diferentes nos meninos e nas meninas. No caso dos rapazes, podem acontecer as seguintes transformações:

  • Alargamento dos ombros e tórax.
  • Transformação da voz.
  • Desenvolvimento do cabelo e pelos.
  • Desenvolvimento genital e sexual.

Quanto às moças, o desenvolvimento dos seios, o começo da menstruação e o alargamento dos quadris são algumas das alterações que mais se destacam.

“A juventude é o momento ideal para que seu filho consolide sua identidade sexual e se sinta bem com ela”

Conselhos para os pais

As mudanças hormonais de nossos filhos na adolescência farão com que os pais tenham novos protocolos de atuação. Trata-se de uma época na qual os jovens resistem à proteção excessiva.

Como mãe, você vai ser, juntamente com seu companheiro, a pessoa que mais sofrerá com o comportamento de seu filho durante esta etapa de alterações hormonais. É possível que as discussões se tornem algo habitual. Tente se colocar no lugar do seu filho e leve em consideração o ponto de vista dele para evitá-las.

Para harmonizar a vida familiar durante este período tão delicado é importante que, como mãe, você esteja atenta, aberta e seja empática.

sentimento de independência

Sua confiança o fará se sentir importante

Apesar do seu filho exigir e expressar a necessidade e o sentimento de independência, você deve estar presente e pronta para lhe dar uma mão. Isto fortalecerá o vínculo de confiança e promoverá as reconciliações.

Então, se interesse por suas obrigações, suas amizades e as coisas que lhe dizem respeito ou que fazem parte de sua vida cotidiana dele. Estes detalhes te ajudarão a compreender algumas das atitudes do seu filho. Da mesma forma, é possível que você perceba algum outro comportamento anormal, também fruto da adolescência.

Compartilhar sua opinião com outros pais te ajudará a ter uma perspectiva mais ampla das situações. Lembre-se sempre da fase da vida pela qual ele está passando, e de que o amor que ele tem por você, independentemente dos aborrecimentos, nunca vai mudar.