Por que os bebês choram?

6 de agosto de 2019
Muitos pais, principalmente os de primeira viagem, se perguntam: por que os bebês choram? Embora não haja uma resposta única, é bom ter algum conhecimento para quando for necessário. Dessa forma, será mais fácil acalmá-los.

O choro de uma criança pode causar insônia, desolação e frustração para os pais. Além disso, pode começar a qualquer momento, e os adultos podem não saber o motivo. Se você se pergunta por que os bebês choram, vamos falar sobre isso neste artigo.

Por que os bebês choram?: principais razões

Não podemos evitar que o nosso bebê chore. Essa é a maneira que ele tem de se comunicar quando não gosta de algo ou quando precisa de algo em particular.

No começo, parece que todos os choros são iguais. No entanto, conforme os dias e as semanas vão passando, os pais perceberão que existem diferentes “modalidades” de acordo com o que os seus bebês querem.

Sem dúvida, nos primeiros dias, parece impossível acalmar o bebê porque não sabemos muito bem porque ele está chorando. Mas não se preocupe. Muito em breve você conseguirá “adivinhar” seus gestos, necessidades, sinais e, acima de tudo, confortá-lo e acalmá-lo de uma forma adequada

Então, por que os bebês choram? Vamos mostrar as principais razões:

1. Fome

Ao nascer, a criança só pensa em uma coisa: comer. É por isso que, na maioria dos casos, quando ela chora, é porque está com fome. Especialmente à noite, quando ela acorda assustada e querendo se alimentar.

Além disso, existem outros sinais que podem indicar que a criança está com fome antes que ela comece a chorar. Por exemplo, se ela estiver inquieta, colocando as mãos na boca, virando a cabeça para o lado quando você acaricia sua bochecha, mostrando a língua ou fazendo barulho com a boca.

Por que os bebês choram

2. Problemas de estômago

Durante as primeiras semanas de vida, a cólica é mais do que comum. Isso acontece porque o sistema digestivo está se acostumando a digerir o leite, desencadeando diarreia, gases, vômitos, etc.

Se o seu bebê começar a chorar depois de se alimentar, pode ser que ele esteja com dor de estômago, constipação, gases ou refluxo gastroesofágico.

Existem diferentes técnicas para aliviar esses sintomas, tais como deitá-lo de costas e mover as suas pernas como se ele estivesse pedalando uma bicicleta. E atenção: antes de medicá-lo, sempre consulte o pediatra.

Outra razão pela qual os bebês choram é por precisar arrotar. Se o seu filho come apressadamente, ele provavelmente engole ar. Ao terminar de se alimentar, consequentemente, ele precisa expulsá-lo.

3. Fralda suja

Não deve ser muito confortável andar com uma fralda suja por aí. Alguns bebês “avisam” a mãe que precisam ser trocados e higienizados assim que fazem as suas necessidades. Outros talvez aguentem a sujeira por mais tempo e não avisem sobre a situação imediatamente.

De qualquer forma, quando o bebê chora, você deve dar uma olhada na fralda e verificar se ela não está suja. Lembre-se de que não trocá-la na hora pode causar eczema, irritação, vermelhidão ou o que se conhece como dermatite de fralda.

“Não podemos evitar que um bebê chore. Essa é a maneira que ele tem de se comunicar quando não gosta de algo ou quando precisa de algo em particular.”

4. Sono

Outra razão pela qual os bebês choram é por precisar dormir. Embora eles passem boa parte do dia descansando, às vezes querem dormir e não conseguem. E isso os deixa muito irritados!

Quando chega a hora do cochilo, em vez de adormecer, eles ficam irritados e choram de forma inconsolável. Isso ocorre porque eles precisam que certos hábitos de sono sejam cumpridos, tais como deitá-los no berço ou embalá-los.

chorar por fome

5. Falta de atenção

Os bebês gostam de ser mimados, carregados no colo, que alguém cante para eles e de se sentirem protegidos e amados perto do peito dos pais. Talvez o choro seja seu modo de pedir mais atenção, que o tirem do berço e lhe deem carinho por um tempo.

Alguns dizem que fazer isso estraga a criança. No entanto, durante os primeiros meses, o bebê precisa de contato com as pessoas que lhe deram a vida.

Certamente, existem outras razões pelas quais os bebês choram, tais como estar muito agasalhado e sentir calor ou quando o ambiente onde está é mais frio do que o necessário. Também pode ser porque há algo que esteja incomodando, como a etiqueta do casaco ou um brinquedo muito próximo a ele.

Se nenhuma das razões acima tiver dado origem ao choro do seu bebê, recomendamos que você o leve ao pediatra para que ele seja examinado. Esta é a melhor maneira de evitar que um simples desconforto se torne algo mais sério.