Precauções antes de levar as crianças à piscina

6 de agosto de 2019
É necessário tomar certas precauções antes de levar as crianças à piscina. Afinal, elas ainda são muito vulneráveis, têm pouca experiência e, por isso, necessitam de assistência. Além disso, elas não veem os perigos que podem enfrentar.

Dar um mergulho é algo que tanto os adultos quanto as crianças adoram. Por isso, levar as crianças à piscina é uma excelente opção nos feriados ou férias escolares. No entanto, é necessário ter em mente algumas precauções antes desse momento de lazer.

Por causa da inexperiência, as crianças podem se colocar em situações perigosas em qualquer piscina. Assim, se você seguir todas os cuidados necessários, o dia de brincadeiras na água será um momento agradável que toda a família irá desfrutar. Afinal, quais são essas precauções que devem ser levadas em consideração?

Precauções antes de levar as crianças à piscina

Se você tem um bebê, provavelmente nunca o perderá de vista quando ele estiver na piscina. Isso é natural porque ele não tem a capacidade de cuidar de si mesmo.

No entanto, se você tiver uma criança um pouco maior, pode confiar e dar mais liberdade. Mesmo assim, é necessário não perdê-la de vista para estar ciente de onde ela está e o que está fazendo. Dessa forma, evitam-se situações de risco.

É especialmente importante que você dê instruções antes de chegar à piscina. Por exemplo, você deve explicar que é preciso pedir permissão antes de entrar na água. Assim, você poderá vigiá-la.

Além disso, as crianças devem saber quais tipos de brincadeiras são permitidas e quais são mais perigosas. A seguir, você encontrará uma lista de algumas coisas que os seus filhos devem saber. Dessa forma, eles também poderão aprender a tomar as devidas precauções se necessário.

Fazer aulas de natação

O mais aconselhável é que você matricule as crianças em aulas de natação. Dessa forma, elas poderão se virar em qualquer situação em que se encontrem debaixo d’água.

Mesmo que já tenham aprendido a nadar bem, também é preciso acompanhá-las ou assegurar-se de que sejam acompanhadas por um adulto responsável. Além disso, se vocês estiverem em um rio, lago ou praia, mesmo que as crianças saibam nadar, é necessário ter cuidado com a corrente, pedras, algas e possíveis buracos.

É preciso tomar algumas precauções antes de ir à piscina com as crianças

Evite mergulhar depois de comer ou praticar esportes

Talvez você tenha ouvido de seus pais que não se deve entrar na água depois de comer porque é perigoso. Chegou a hora de transmitir a mesma mensagem aos seus filhos. Na verdade, o que realmente faz mal é a mudança repentina de temperatura.

Portanto, se as crianças comeram uma refeição pesada, é aconselhável esperar um tempo razoável antes de entrar na água. O mesmo se aplica se ela estiver brincando ou fazendo exercícios debaixo do sol, porque a temperatura do corpo terá subido.

Mesmo depois de ter esperado o tempo necessário para fazer a digestão, nunca se deve mergulhar de repente. Primeiro, procure introduzir os pés e entrar na água aos poucos.

Por causa da inexperiência, os pequenos podem se colocar situações perigosas em qualquer piscina

Mantenha as crianças hidratadas e protegidas do sol

Uma das principais precauções a ser considerada antes de ir com as crianças à piscina é levar tudo o que for necessário para protegê-las do sol. Por exemplo, usar chapéus, óculos de sol e, se não houver árvores ou algum lugar coberto, levar um guarda-sol.

Além disso, é importante ter certeza de que elas estejam bebendo água ou ingerindo líquidos constantemente para que se mantenham hidratadas. Também é necessário aplicar um protetor solar de alta qualidade e proteção.

Verifique se a piscina é segura

Antes de levar seus filhos a qualquer piscina, você deve verificar se as instalações são seguras. Veja se ao redor há uma cerca alta o suficiente que as crianças não consigam pular.

Da mesma forma, o local também deve contar com uma porta com trava para evitar que as crianças entrem na água sem a supervisão dos responsáveis.

Ademais, verifique se a piscina conta com duas escadas, uma no lado das crianças e outra no lado mais fundo. Finalmente, as escadas devem ter uma boa manutenção para que não haja perigo de escorregar.

Se você seguir todas essas precauções antes de ir à piscina com as crianças, elas vão conseguir aproveitar ao máximo.

Aprenda os primeiros socorros

Se você tiver conhecimento básico de primeiros socorros, pode fazer a diferença entre a vida e a morte. Nos momentos de emergência, o mais importante é ajudar os atingidos o mais rápido possível.

Em suma, se você levar em conta todas essas precauções antes de levar as crianças à piscina, elas conseguirão aproveitar melhor os seus momentos de diversão e construirão lindas lembranças em família. Procure sempre se preparar bem antes de qualquer passeio em família.