Como preparar a mochila escolar?

A escolha da mochila para ir à escola deve ser feita levando em consideração diferentes variáveis. Não devemos esquecer as características físicas da criança, bem como as matérias que são dadas cada dia na escola, os lanches e outros itens mais leves.
Como preparar a mochila escolar?

Última atualização: 28 Janeiro, 2021

Quando se aproxima o final das férias e o início das aulas para os pequenos da família, uma das perguntas mais frequentes que os pais se fazem é o que incluir na mochila escolar. Aqui apresentamos algumas sugestões úteis para esse momento.

A seguir, vamos ver algumas dicas úteis para escolher a melhor mochila para as crianças e como organizá-la para o retorno às aulas. Tome nota e encare o início do ano letivo com tudo o que você precisa!

Tipo de mochila: qual é a melhor opção?

A escolha da mochila escolar é fundamental para organizar o material escolar da criança. O tamanho da mochila deve ser adequado ao tamanho da criança, portanto, uma boa maneira de verificar isso é provar antes de comprar.

Além disso, é importante que a mochila tenha duas tiras e que elas sejam acolchoadas, para evitar dores nas costas das crianças. Se for uma mochila com rodas, é bom avaliar o conforto ao caminhar com ela.

Preparar a mochila escolar: como fazer?

Com o retorno das aulas, muitos pais se perguntam como organizar a mochila das crianças de maneira confortável e prática. Não devemos esquecer que ela será usada continuamente, dia a dia.

A premissa para preparar a mochila deve ser incluir dentro da mochila apenas o necessário. Para atingir esse objetivo, é bom ter em mãos o calendário de aulas dos pequenos. Assim, a organização da mochila será correta.

Depois de revisar o horário e os materiais das aulas, os livros e o material escolar podem ser colocados na mochila em uma determinada ordem. É importante ter em mente certas considerações para organizar a mochila da escola adequadamente.

preparar a mochila escolar

Livros didáticos e cadernos

Tanto os livros didáticos como os cadernos devem estar localizados na área mais próxima da parte de trás da mochila. Todos devem ficar juntos e em pé.

Geralmente, recomenda-se colocar um único caderno com divisórias. Dessa forma, a criança não vai carregar peso a mais e será mais fácil organizar a mochila quando as aulas acabarem.

Estojos e tablets

Estojos e tablets geralmente são os objetos mais pesados, por isso devem ser incluídos na mochila se forem necessários para as aulas da criança. Os melhores estojos são aqueles feitos de tecidos resistentes, já que, graças à sua versatilidade, permitem transportar um número maior de lápis no mesmo espaço.

“Quando a mochila estiver pronta e organizada, recomenda-se pesá-la. Para que precisa fazer isso? Para verificar se o peso dela não excede 15% do peso da criança.”

Normalmente, os estojos devem incluir os seguintes materiais: lápis para escrever, borracha, lápis de cor, tesoura, marcadores, régua e bastão de cola. Esses elementos são os mais importantes e não devem faltar no estojo da criança. Contudo, pode haver algo extra, que só será necessário em ocasiões específicas.

Mochila escolar: lanches e bebidas

Muitas vezes, as crianças devem levar o lanche para a escola. Nesses casos, é muito positivo que a mochila tenha bolsos laterais e frontais. As laterais servirão para guardar garrafas de água ou qualquer outra bebida.

Os outros bolsos servem para colocar os recipientes com comida, isto é, o lanche da criança. O lanche e a bebida devem ser guardados na mochila depois de colocar os livros e os estojos.

preparar a mochila escolar

Outros objetos pequenos e leves

Aqueles objetos pequenos e leves, como sabonetes antibacterianos, álcool, lenços umedecidos, papel higiênico ou uma troca de roupa, caso a criança tenha alguma atividade esportiva ou de lazer, devem ser os últimos a serem colocados dentro da mochila.

O hábito de a criança contar com esses elementos é muito importante, especialmente na fase pré-escola, pois tende a se sujar facilmente.

Quando a mochila estiver pronta e organizada, recomenda-se pesá-la. Para que precisa fazer isso? Para verificar se o seu peso não excede 15% do peso da criança. Esse aspecto é importante e muito recomendado pelos médicos para evitar riscos nas articulações dos pequenos.

Concluindo, para preparar a mochila escolar de maneira organizada e prática para as crianças, deve-se levar em consideração o número de aulas e disciplinas que haverá cada dia. Dessa forma, apenas o material necessário será incluído na mochila, evitando sempre cargas excessivas.

Pode interessar a você...
Por que é importante não ir para a escola em jejum?
Sou Mamãe
Leia em Sou Mamãe
Por que é importante não ir para a escola em jejum?

É muito importante não ir para a escola em jejum, pois assim poderemos evitar vários problemas de concentração e aprendizagem.