Quais alimentos não dar até os dois anos de idade?

20 Agosto, 2020
Para os pais, é muito importante que o bebê seja alimentado da melhor maneira. Com o objetivo de não cometer erros, essa lista vai te permitir conhecer os alimentos que não se deve dar ao pequeno até os dois anos de idade.
 

Um dos assuntos que mais preocupa os pais é a alimentação dos filhos. Por esse motivo, é importante que os adultos saibam quais são os alimentos proibidos para as crianças de acordo com a idade.

Até a criança completar dois anos, médicos e pediatras recomendam que é melhor não dar alimentos que possam causar engasgamento ou provocar alergias. 

Existem alguns alimentos com os quais é preciso ter cuidado e tentar fazer com que não sejam incluídos na dieta. Se isso não for possível, eles devem ser triturados ou cortados corretamente antes de serem consumidos pela criança.

Em relação às alergias, a criança terá maior probabilidade de desenvolvê-las se um dos pais ou algum parente próximo for alérgico ou tiver condições relacionadas, tais como eczema ou asma. Na lista a seguir, você vai encontrar os alimentos que são proibidos para a dieta de uma criança com menos de dois anos de idade.

Alimentos que você não deve dar ao seu filho até os dois anos de idade

Oleaginosas

Esse é um dos alimentos mais perigosos que existem para se comer. As oleaginosas podem causar alergias e, ao mesmo tempo, também são difíceis de engolir

O melhor a fazer é oferecê-las pouco a pouco, para ver como o corpo da criança vai reagir. Também devemos ter muito cuidado, pois, se não forem bem mastigadas, a criança pode engasgar com muita facilidade.

Peixes azuis

Os peixes são um dos alimentos mais controversos. Por um lado, possuem ótimas propriedades nutricionais. Por outro, também contêm um alto teor de mercúrio, tornando-os outro dos alimentos proibidos para crianças menores de dois anos de idade.

 
alimentos que você não deve dar ao seu filho até os dois anos de idade

Embutidos

Os embutidos geralmente têm um alto teor de sal. Por esse motivo, podem causar problemas cardiovasculares. Portanto, não são um alimento recomendado para crianças.

Bolos industrializados

Esse tipo de alimento pode produzir um aumento do colesterol ruim. Da mesma forma, também pode causar obesidade infantil. O ideal seria eliminar os bolos industrializados do café da manhã e dos lanches até a criança completar os dois anos.

Bebidas com cafeína

Outros itens proibidos na dieta infantil são os refrigerantes, o café e o chá, pois fazem mal para o coração da criança. Além disso, o consumo desse tipo de bebida pode gerar uma dependência da cafeína.

“Até a criança completar dois anos, médicos e pediatras recomendam que é melhor não dar alimentos que possam causar engasgamento ou provocar alergias”.

Leite desnatado e semidesnatado

O consumo de leite desnatado ou semidesnatado não é recomendado por especialistas em nutrição infantil. A criança está em fase de crescimento e seu corpo precisa da lactose, a gordura que o leite possui, para que possa crescer saudável, desenvolver o cérebro normalmente e fortalecer os ossos.

 

No início, a criança geralmente não gosta do leite de vaca porque ele tem um gosto diferente do leite materno ou das fórmulas infantis. Se esse for o caso e seu filho não quiser tomá-lo, você pode começar a misturar o leite materno ou a fórmula com o leite de vaca integral para que ele se adapte gradualmente, até tomar apenas o leite de vaca.

Doces e balas

Os doces podem afetar a saúde de uma criança, principalmente os dentes. O excesso de açúcar na alimentação causa cáries e outros problemas de saúde bucal. Além disso, também podem causar engasgamento.

Outra sugestão para impedir que a criança engasgue é não alimentá-la antes de brincar, correr ou andar. Logicamente, com o corpo em movimento, é mais difícil mastigar e engolir corretamente.

Nesses casos, também é aconselhável evitar os pirulitos, pois podem se soltar do palito e grudar na boca, além do fato de que a criança pode engasgar ou se machucar se isso ocorrer enquanto ela estiver correndo.

Nesse sentido, se uma criança estiver engasgada, é preciso seguir as etapas da manobra de Heimlich, adotada e recomendada pela Cruz Vermelha. Certamente, uma consulta médica imediata também será indispensável.

alimentos que você não deve dar ao seu filho até os dois anos de idade
 

Mel

O mel merece um parágrafo à parteEsse alimento não pasteurizado pode transmitir o botulismo, uma doença grave que afeta o sistema nervoso. Os bebês são mais propensos a contraí-la porque seus intestinos ainda não estão preparados para impedir o desenvolvimento dos esporos que a produzem.

Além dos alimentos mencionados, para evitar os riscos de engasgamento e asfixia por aspiração, não é recomendável dar aos bebês alimentos como pipoca, balas duras, cachorros-quentes, hortaliças e legumes crus, e frutas duras com caroço. Como última recomendação, vigie seu filho enquanto ele come para evitar qualquer contratempo.