Quais são as melhores posições para amamentar o bebê?

· 8 de novembro de 2018
Muitas das melhores posições para o aleitamento materno são realmente simples. Você só precisa ficar de olho se o bebê está sugando corretamente o leite.

Para as mães de primeira viagem é um verdadeiro desafio saber como alimentar seu bebê. Portanto, se você for uma delas, com certeza vai ajudar conhecer quais são as melhores posições para amamentar o bebê.

Vamos contar a você desde como posicioná-lo até como você deve ficar sentada na hora de dar de mamar.

As 4 melhores posições para amamentar o bebê?

Existem diferentes tipos de posições. A preferida vai depender da sua condição física e de como você se sente mais confortável para amamentar.

Além disso, você pode variar a posição do bebê para que ele também se sinta confortável.

Independentemente da posição que você escolher, verifique bem se o bebê está bem agarrado ao peito para que sugue corretamente.

Por exemplo, a boca deve estar aberta, a língua segurando o mamilo para baixo e os lábios para fora. Além disso, tanto o queixo quanto o nariz devem tocar o peito.

Postura ventral ou biológica

É a postura mais comum em qualquer mamífero. Assim, também é uma boa ideia para os seres humanos.

Isso porque essa posição faz com que o bebê procure sozinho pelo seio e mude para o outro quando ele quiser.

Para esta posição, você deve ficar com as costas reclinadas ou semideitadas. Coloque o bebê sobre você, deitado de boca para baixo e com a cabeça entre seus seios.

Como o bebê fica com todo o corpo colado ao seu, não é necessário que você o segure. Você só deve prestar atenção nele.

posições para amamentar

Um bebê recém-nascido pode levar de 10 a 60 minutos para encontrar o seio, mas à medida que cresce se torna muito mais fácil encontrá-lo. Com um pouco de prática, não vai levar menos de 10 minutos.

Postura da mãe sentada

Quando a mãe fica sentada ou semi-reclinada, existem várias opções para colocar o bebê. Entre elas estão:

  • O bebê deitado. A mãe se senta e mantém as costas retas, enquanto segura o bebê virado para o peito e com os pés colocados em direção ao outro seio. Se o bebê rejeita a posição em um dos seios, coloque-o com os pés para o lado oposto, pois talvez sinta que está mamando o peito que ele aceita.
  • Estilo bola de rúgbi. É quando o bebê fica deitado de barriga para cima mamando o seio, com o corpinho por debaixo do braço da mãe e os pés na direção das costas dela. Esta é, sem uma dúvida, uma das mais melhores posições para dar de mamar ao bebê. Ainda mais se você deu à luz por cesariana, porque o bebê não vai fazer pressão sobre a ferida. Além disso, com essa posição é possível esvaziar os dutos do seio e evitar obstruções devido à retenção de leite.
  • Verticalmente ou como cavalinho. Para esta posição, a mãe se senta e coloca a criança também sentada em uma de suas pernas. Dessa forma, ele permanece em pé. Essa posição favorece o contato visual e evita que os bebês engasguem quando mamam muito rápido. Para isso, recomenda-se que o mamilo esteja apontando para cima, de modo que boa parte do seio esteja abaixo e que o bebê possa segurar.

Postura deitada de lado

Nessa posição, o bebê fica deitado na cama, deitado ao seu lado. Dessa forma, você pode descansar enquanto o amamenta.

Essa é também uma das melhores posições para alimentar o bebê. Por exemplo, quando ele já está muito pesado ou quando você ainda sente as dores do parto.

Essa posição pode ser aplicada com os pés do bebê apontando para sua cabeça ou para o estômago.

“A postura que a mãe escolher vai depender do estado físico e de como ela se sente mais confortável em dar de mamar ao seu bebê”.

Posição de quatro

Embora não seja muito comum, é uma boa opção quando a mãe estiver sofrendo de mastite aguda, pois assim facilita o esvaziamento desse canal.

Para realizar essa postura, você deve colocar o bebê olhando para cima e suas pernas ajoelhadas perto da cabeça dele. Em seguida, você se inclina para ele e aproxima o seio na direção da boca do neném.

posições para amamentar

O que você deve levar em consideração na hora de amamentar o bebê?

É importante que você se prepare e tenha à disposição vários elementos que você vai precisar porque vai passar muitas horas amamentando o seu bebê.

Algumas das coisas que você deve ter por perto são:

  • Uma boa poltrona onde se sentar para dar de mamar ao bebê.
  • Almofadas para descansar os braços enquanto segura o bebê e outros também para as regiões cervical e lombar, assim como para a área da dobra dos joelhos.
  • Livros para ler, lenços, um copo de água e outras coisas que você pode precisar para que não precise se levantar toda hora.

De qualquer forma, agora que você ampliou o leque em termos das melhores posições para amamentar o bebê, você pode usar aquela que mais gostar ou a posição com a qual ambos se sentirem mais confortáveis.

Enfim, como último ponto importante, considere que a amamentação é um vínculo perfeito de amor, que deixa o seu filho feliz, forte e saudável.