Quais são as vantagens e as desvantagens de vestir irmãos com roupas iguais?

21 de abril de 2018
Alguns pais adoram ver seus filhos vestindo roupas iguais, inclusive quando são menino e menina. Outros, mais discretos, reservam essa maneira de vestir apenas para ocasiões especiais. Por fim, também há alguns pais que são contra e questionam essa prática.

O que não se pode discutir é que hoje em dia está na moda vestir os filhos com roupas iguais. Na verdade, existem marcas de roupas infantis que lançaram coleções de roupa com esse tema.

A moda permite que homens e mulheres se vistam com a mesma roupa, o que parece ser muito interessante e atraente. Isso nos leva a nos perguntar: quais são as vantagens de vestir irmãos com roupas iguais? E quais são as desvantagens?

Embora hoje em dia seja tendência, há anos que isso acontece e gera controvérsias. Para algumas pessoas, não é certo. Continue acompanhando e conheça qual é a opinião de especialistas sobre esse tema.

Quais são as vantagens de vestir irmãos com roupas iguais?

Os pais que gostam de ver seus filhos com roupas iguais e os vestem assim aproveitam as seguintes vantagens:

  • É a forma mais rápida de comprar roupas, já que é preciso escolher apenas um conjunto ou uma combinação e pedir o tamanho adequado para cada filho.
  • É muito útil quando o número de filhos é grande.
  • A combinação de roupas entre irmãos, inclusive do sexo oposto, é divertida, principalmente no caso dos bebês.
  • Lavar as roupas se torna uma tarefa mais fácil. Isto é, é possível lavar as roupas por cor, modelo ou tipo de peça, facilitando a tarefa.
  • Não há problemas entre os irmãos por querer uma peça de roupa que é do outro, pois todos têm os mesmos modelos.
  • Quando as crianças podem opinar na escolha das roupas, podem achar divertido escolher o conjunto ou a combinação.
irmãos com roupas iguais

O que acontece quando vestimos irmãos com roupas iguais?

Alguns especialistas opinam que esse estilo desrespeita a formação da personalidade da criança. Pois, nesse processo, a imagem que se transmite é muito importante. A autoestima envolve 2 aspectos: o descritivo ou o autoconceito, que se trata da imagem ou opinião que a criança tem sobre si mesma; e o valorativo, ou seja, a avaliação que faz sobre si.

A individualidade também é afetada porque a imagem que a criança mostra no exterior é igual à imagem do irmão. Por serem idênticas, dificultam a diferenciação de cada um. Vestir uma roupa diferente da do irmão faz a criança se sentir única e especial.

Desvantagens de vestir irmãos com roupas iguais

A parte negativa de vestir irmãos com roupas iguais é que representa maior gasto econômico do que comprar roupas diferentes para cada criança, principalmente se a família for grande.

Além disso, há a possibilidade de transmitir um conceito negativo de como a criança deve expressar seu próprio estilo e personalidade.

Em casa, a separação das roupas pode se tornar um problema, principalmente porque as crianças podem não saber de quem é cada peça.

Fora de casa, e em situações extremas, as crianças podem ser vítimas de bullying. Isso pode acontecer com mais frequência quando se veste irmãos de sexo diferente, menino e menina, com roupas iguais.

irmãos com roupas iguais

Sugestões para vestir as crianças

Você deve reconhecer que a vontade de vestir as crianças com roupas iguais é sua. Se as crianças forem consultadas no momento de comprar as roupas, com certeza vão escolher peças e estilos diferentes. É algo natural.

No entanto, para satisfazer um pouco seu desejo por roupas iguais, você pode reservar essa prática apenas para eventos especiais. Também é importante que você respeite a vontade das crianças. A partir do momento em que elas começarem a se incomodar em se vestir com roupas iguais, elas devem ser ouvidas. Também existe a opção de usar as mesmas peças, mas de cores diferentes.

Transforme o dia de comprar roupas em um dia de diversão. Para isso, você deve ouvir as crianças e deixá-las decidir. Ao permitir que elas escolham as roupas, você oferece a opção de escolher a própria imagem e, assim, de expressar a individualidade. Da mesma maneira, você estará ensinando seus filhos a se comprometerem com o corpo e a imagem.

“Alguns especialistas afirmam que vestir irmãos com roupas iguais prejudica a formação da personalidade das crianças”

Com essa simples ação, você vai perceber que seus filhos vão se sentir mais seguros e, inclusive, responsáveis, já que por gostarem das roupas vão ter mais cuidado com elas. A confiança em si mesmo também vai se fortalecer porque seu filho vai se sentir independente. Assim, você vai ajudar as crianças a se sentirem mais decididas e a perderem seus medos.

Por fim, e mais importante, as crianças vão se sentir valorizadas e respeitadas por você. Por esses motivos, você deve considerar se quer vestir seus filhos com roupas iguais ou se vai deixar cada um deles escolher seu próprio estilo.

Recomendados para você