Quando levar o bebê à praia?

· 8 de agosto de 2018
Levar o bebê à praia é um assunto de discussão entre os especialistas. Nenhum pediatra está de acordo sobre qual é a melhor idade para levar os pequenos à praia pela primeira vez.

Alguns especialistas não aconselham levar as crianças à praia antes dos primeiros 6 meses de vida. Outros, aconselham somente após o primeiro ano.

Como não somos juízes, optamos por oferecer várias informações para que você possa escolher o momento certo de levar seu filho para conhecer o mar.

A pele dos bebês

Os bebês têm a pele macia e extremamente vulnerável. O mais leve contato com a fralda pode ser a causa de irritações.

Quando o calor aumenta, é normal que surjam erupções na pele do corpo todo, principalmente no peito.

A pele do bebê está mais vulnerável à infecções do que a os adultos. Portanto, precisa de cuidados especiais para se manter hidratada.

Este órgão tão importante deve ser higienizado com produtos feitos especialmente para bebês. Esses produtos contêm pouco perfume, além de não ter outros componentes químicos que possam fazer mal ao bebê. Durante o banho, é recomendado lavar o bebê apenas com as nossas próprias mãos para que o atrito seja o mais leve possível.

As crianças pequenas devem ser vestidas com roupas de tecidos confortáveis e de acordo com a época do ano. As roupas, assim como todos os cobertores, toalhas e fraldas a serem usadas pelas crianças devem ser lavados apenas com sabão.

Quando levar o bebê à praia?

Quando um adulto vai à praia, mesmo usando chapéu, óculos de sol e protetor solar, acaba sentindo as agressões do vento e do sal, o impacto das ondas, a radiação ultravioleta… Então, o que dizer de um bebê?

bebê à praia

Ao longo dos anos, foi verificado que o sol de praia ou, simplesmente, seu brilho pode causar queimaduras e manchas da pele.

Como já mencionamos, a pele de uma criança é extremamente vulnerável. E, como você pode imaginar, exige uma proteção cuidadosa. Ela ainda está se preparando para funcionar como o grande órgão que tem a função de proteger o corpo de fatores externos, entre eles, o tempo.

Em Sou Mamãe, acreditamos que é imprescindível falar sobre isso porque cabe a você decidir quando levar o seu bebê à praia. Como mãe, você é a maior responsável pelo cuidado com seu pequeno. Portanto, a seguir apresentamos algumas informações para ajudar você a tomar sua decisão.

Antes de levar seu filho à praia, acreditamos que você deve pesar os prós e os contras da situação. Isso vale tanto para você quanto para o seu filho.

Os prós? Diversão, passar o tempo ao seu lado em um lugar diferente, levá-lo para conhecer o mar com todos os seus encantos…

Os contras? Tire as suas próprias conclusões segundo o que estamos falando aqui.

Algumas recomendações importantes

Para te manter informada, aqui estão algumas dicas que serão úteis se você decidir visitar a praia com o seu filho:

  • Escolha um dia nublado para levá-lo para conhecer o mar.
  • Passe o tempo todo debaixo de um guarda-sol.
  • Leve-o para a água nos momentos em que o sol estiver menos agressivo. Evite o meio-dia.
  • Sempre cubra a sua cabecinha com um chapéu ou um boné.
  • Passe protetor solar recomendado para bebês.
  • Encontre uma sombra para se abrigar imediatamente após sair da água para evitar os raios solares.
  • Vista o seu filho com roupas de cores claras que cubram todo o corpo e leve-o à água com elas. Usar roupas mesmo quando estiver na água ou embaixo do guarda-sol o protegerá ainda mais.
  • Ao sair da água e se abrigar na sombra, você deve tirar as roupas do bebê para evitar que pegue um resfriado
  • Se o seu filho ainda estiver em fase de amamentação, não hesite em dar o peito ou a mamadeira. É essencial que ele se mantenha hidratado com um clima tão quente. Se ele já puder beber água, ofereça regularmente.
bebê à praia

O que você deve ter em mente

Os bebês não poderão aproveitar tanto assim a praia. Para eles, molhar os pezinhos no mar é o mesmo que molhá-los em uma banheira.

Para que as crianças muito pequenas se sintam bem, devem ter certas condições garantidas: tranquilidade, lugar confortável para dormir, temperatura fresca e agradável, entre outras. Se alguma dessas coisas forem perturbadas, as crianças podem ficar extremamente irritadas e começar a chorar.

Nenhuma criança muito pequena aproveita a praia. Apenas a partir do 1º ano de vida que seu bebê poderá aproveitar mais livremente a areia e as ondas.

Compartilhe sua experiência com a gente nos comentários.