Qual é a quantidade de leite que as crianças devem beber de acordo com a idade?

O leite é um dos melhores alimentos na dieta das crianças. Mas você sabe quanto desse produto deve ser oferecido diariamente para garantir o crescimento adequado dos pequenos?
Qual é a quantidade de leite que as crianças devem beber de acordo com a idade?

Última atualização: 19 Junho, 2021

Uma das dúvidas mais frequentes em relação à alimentação infantil diz respeito à quantidade de leite que a criança deve beber de acordo com a idade. Esse alimento é um dos mais completos para bebês, mas é importante administrá-lo em doses ideais para que as necessidades nutricionais sejam atendidas.

Experimentar um déficit de nutrientes pode ser contraproducente para o desenvolvimento e crescimento dos pequenos. Da mesma forma, estabelecer uma dieta hipercalórica poderia condicionar ao desenvolvimento de um estado de excesso de peso, algo não recomendado para a saúde em médio prazo.

A quantidade de leite de acordo com a idade da criança

Durante os primeiros 3 anos de vida, recomenda-se que a criança consuma cerca de meio litro de leite por dia. Assim, são atendidas as necessidades de cálcio, que giram em torno de 800 miligramas por dia. Deve-se ter em mente que esse mineral é essencial para a manutenção da boa saúde óssea, de acordo com estudo publicado na Nutrients.

Criança bebendo um copo de leite.

A partir dos 3 anos de idade, o ideal é consumir pelo menos duas porções de laticínios por dia. Para isso, pode-se alternar leite e iogurtes, além de queijo. Mesmo outros alimentos fermentados, como o kefir, podem ser incluídos nesse grupo. Esses alimentos conseguem fornecer uma boa quantidade de probióticos, bactérias vivas benéficas para a saúde intestinal.

A criança deve receber leite integral

Como regra geral, o leite que deve ser dado às crianças (e também aos adultos) deve ser integral. Quando a gordura é removida dos alimentos, perde-se uma grande quantidade de vitaminas essenciais lipossolúveis, como a vitamina A e D. Além disso, muitos dos laticínios encontrados no mercado são enriquecidos com vitamina D, portanto, sua densidade nutricional aumenta.

A gordura do leite, apesar de ser do tipo saturada, é considerada saudável. Isso porque ela tem uma configuração molecular ‘cis’. Apenas os ácidos graxos ‘trans’ são prejudiciais à saúde, como evidenciado por pesquisas publicadas na revista Diabetes & Metabolic Syndrome .

Soluções para alergias e intolerâncias

Caso a criança seja alérgica às proteínas do leite de vaca, a amamentação será a melhor alternativa, sempre que possível. Além disso, existe uma série de leites hidrolisados especiais para esses bebês, já que as proteínas do leite são quebradas, evitando que causem danos a organismos hipersensíveis.

De qualquer forma, é importante observar que a alergia à proteína do leite de vaca pode se resolver espontaneamente com o passar dos anos. Diferente é o caso da intolerância à lactose.

Nessa situação, é o açúcar do leite que faz mal. A doença está associada a problemas estomacais e diarreia. Assim, o leite tende a cair mal, mas não outros laticínios como o iogurte, pois têm menos carboidratos. Oferecer uma variedade de leite sem lactose pode ser uma solução eficaz para o problema.

Tenha cuidado com a quantidade de leite integral oferecida às crianças

Apesar de ser um alimento benéfico, é preciso lembrar que o leite integral é uma bebida muito energética. Se consumido em excesso, pode gerar um contexto hipercalórico que leva ao ganho de peso.

Qualquer situação de sobrepeso ou obesidade é contraindicada em crianças, por isso é necessário se adequar às necessidades energéticas diárias. Por esse motivo, não é aconselhável ultrapassar a ingestão diária mencionada anteriormente. É por isso que é necessário levar em consideração a quantidade de leite que a criança deve beber de acordo com a idade.

Raparigas a tomarem um copo de leite de acordo com a quantidade adequada para a idade.

Leite em crianças, um alimento saudável

Como você viu, a ingestão de leite integral é recomendada para crianças. Cerca de meio litro de leite por dia seria o ideal durante os primeiros estágios da vida, seguido por algumas porções de leite. No entanto, o consumo pode aumentar em adultos em contextos esportivos ou de necessidades aumentadas.

Em suma, deve-se ter em mente que ao consumir leite é sempre bom escolher a variedade integral. A densidade nutricional desse produto é maior, assim como o seu conteúdo energético. Possui mais vitaminas do que as versões desnatada ou semidesnatada. Esperamos ter esclarecido suas dúvidas quanto à quantidade de leite que as crianças devem beber de acordo com a idade.

Pode interessar a você...
Leite de soja para crianças: tudo o que você precisa saber
Sou Mamãe
Leia em Sou Mamãe
Leite de soja para crianças: tudo o que você precisa saber

O leite de soja é um alimento que pode substituir o leite de vaca em casos de intolerância ou alergia. Saiba mais sobre isso aqui.



  • Vannucci L, Fossi C, Quattrini S, Guasti L, Pampaloni B, Gronchi G, Giusti F, Romagnoli C, Cianferotti L, Marcucci G, Brandi ML. Calcium Intake in Bone Health: A Focus on Calcium-Rich Mineral Waters. Nutrients. 2018 Dec 5;10(12):1930. https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/30563174/
  • Islam MA, Amin MN, Siddiqui SA, Hossain MP, Sultana F, Kabir MR. Trans fatty acids and lipid profile: A serious risk factor to cardiovascular disease, cancer and diabetes. Diabetes Metab Syndr. 2019 Mar-Apr;13(2):1643-1647. https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/31336535/