Quanto tempo dura o leite materno congelado?

O leite materno é o melhor alimento para o bebê durante os primeiros estágios de sua vida. Vamos mostrar quanto tempo é possível congelar este alimento.
Quanto tempo dura o leite materno congelado?
Saúl Sánchez Arias

Escrito e verificado por o nutricionista Saúl Sánchez Arias.

Última atualização: 09 novembro, 2022

O leite materno é o melhor alimento para as primeiras fases da vida do ser humano. No entanto, sua disponibilidade não é ilimitada. Além disso, nem sempre é possível amamentar ou realizar uma extração, por isso são utilizados métodos de conservação. Nesse sentido, é bom que você saiba quanto tempo dura o leite materno congelado.

Antes de começarmos, queremos enfatizar a necessidade de oferecer o aleitamento materno até os primeiros 12 meses de vida. Dessa forma, problemas autoimunes como alergias serão reduzidos, assim como outras patologias crônicas que podem se desenvolver ao longo da vida.

Métodos de conservação do leite materno

Existem vários métodos possíveis de preservação do leite materno. A seguir estão alguns deles:

  • À temperatura ambiente: neste caso, o leite manterá as suas condições durante um período compreendido entre 6 e 8 horas. A partir de então, será necessário evitar seu consumo. A mesma coisa acontece se exceder a qualquer momento a temperatura de 25 graus.
  • Na geladeira: pode ser mantido por 3 ou 5 dias, desde que a temperatura de 4 graus não seja excedida.
  • Congelador: neste caso, o tempo de duração aumenta consideravelmente. É possível manter o leite materno por 4 ou 6 meses, dependendo da temperatura em que é mantido. Claro que, uma vez retirado do congelador, terá de ser consumido dentro de 2 horas ou antes de 24 horas se for mantido a uma temperatura inferior a 4 graus.
O leite materno pode durar de 4 a 6 meses se mantido no freezer. Se armazenado na geladeira, deve ser consumido em 3 ou 5 dias.

Formas de congelamento

A melhor maneira de congelar o leite materno é usar saquinhos individuais. Essa é a forma mais prática, pois permite que os alimentos sejam racionados, armazenados em sua totalidade e ocupando pouco espaço. No entanto, é sempre possível armazenar o leite em recipientes adequados de vidro para garantir o cumprimento de uma série de medidas de higiene.

Na hora de guardá-lo no congelador, é melhor reservar um lugar para ele na parte inferior para que, ao abrir a porta, não sofra variação de temperatura. Além disso, é fundamental escrever no recipiente a data e a hora da extração para saber quando esse leite vai vencer.

O leite materno congelado pode ter um sabor estranho no momento do consumo. Se assim for, terá de ser previamente escaldado numa panela para destruir a enzima lipase, que é a causa desta característica organoléptica. De qualquer forma, e de acordo com um estudo publicado na revista Breastfeeding Medicine, a rejeição do leite congelado pelas crianças pode não se dever apenas à presença dessa enzima.

Métodos para descongelar o leite materno

É importante implementar bons métodos para descongelar o leite materno. A seguir, informamos quais são as possibilidades.

Deixe na geladeira

O primeiro dos métodos a serem implementados para descongelar o leite materno é deixar o alimento por 12 horas na geladeira. Claro que, uma vez retirado da geladeira, deve ser consumido em até 2 horas. Caso contrário, ficará estragado.

Uma das maneiras mais fáceis de descongelar o leite materno é colocá-lo sob uma torneira quente. Recomenda-se não utilizar o micro-ondas para realizar este processo.

Coloque na agua quente

Além disso, há a opção de aquecer o leite materno em banho-maria ou sob uma torneira com água quente. O que nunca deve ser feito é colocar o alimento no micro-ondas, pois ele pode aquecer de forma desigual e causar queimaduras na boca do bebê.

Não volte a congelar o leite

Uma vez descongelado, o leite não deve ser novamente congelado ou armazenado de outra forma. Se não for consumido dentro da margem definida, a única opção que resta é jogá-lo fora. Agora, é importante ter em mente que o congelamento não altera as propriedades nutricionais dos alimentos, como evidenciam pesquisas publicadas no Jornal de Pediatria.

É possível congelar o leite materno para prolongar sua vida útil

Como você viu, existe a opção de congelar o leite materno para conservar o alimento por mais tempo. É claro que boas práticas terão que ser implementadas para isso. Caso contrário, o produto pode ser degradado. Da mesma forma, é fundamental descongelar o leite corretamente para evitar que estrague.

Não esqueça que sempre é possível acessar os bancos de leite materno, onde o produto já está congelado para facilitar sua conservação e distribuição. Esta acaba por ser uma excelente opção para alimentar aquelas crianças cujas mães têm dificuldades na produção de alimentos. Claro, em alguns casos, rejeições podem ser experimentadas.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Pitino, M. A., Stone, D., O’Connor, D. L., & Unger, S. (2019). Is Frozen Human Milk That Is Refused by Mother’s Own Infant Suitable for Human Milk Bank Donation?. Breastfeeding medicine : the official journal of the Academy of Breastfeeding Medicine, 14(4), 271–275. https://doi.org/10.1089/bfm.2018.0193
  • Borges, M. S., Oliveira, A., Hattori, W. T., & Abdallah, V. (2018). Quality of human milk expressed in a human milk bank and at home. Jornal de pediatria94(4), 399–403. https://doi.org/10.1016/j.jped.2017.07.004

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.