Quantos presentes as crianças devem ganhar no Natal?

O Natal se tornou uma época de consumo excessivo. Portanto, é necessário estabelecer limites de quantos presentes as crianças devem ganhar nessa data comemorativa.
Quantos presentes as crianças devem ganhar no Natal?

Última atualização: 20 Dezembro, 2021

Todos concordamos que não há maior empolgação nessa época de Natal do que ver os rostos animados das crianças abrindo os presentes que o Papai Noel ou os Três Reis Magos deixaram debaixo da árvore. Mas quantos presentes as crianças devem ganhar no Natal?

Cada vez mais, estamos transformando o Natal em uma época de consumo, às vezes além das nossas possibilidades. O presente dos avós, dos tios, do vizinho… Muitas vezes, as crianças se divertem com presentes que prestam atenção apenas por um dia ou dois, e depois caem no esquecimento por causa do excesso de brinquedos ao redor delas.

Eu vejo, eu quero

O Natal começa quando chegam os primeiros catálogos de brinquedos, e as crianças começam a fazer pedidos descontroladamente, porque tudo chama sua atenção. Além disso, os supermercados se enchem de corredores inteiros de brinquedos e as lojas de brinquedos enchem ainda mais suas prateleiras com um leque de possibilidades para todas as idades.

E ninguém resiste a tudo isso diante dos olhos: eles veem e querem. Portanto, é preciso colocar limites na hora de pedir presentes, pois, depois de alguns dias, as crianças só prestarão atenção em alguns brinquedos de todos aqueles que ganharam.

Bebê abrindo seus presentes de Natal debaixo da árvore decorada com luzes.

Você já viu uma criança brincar com o papel de embrulho ou com a caixa onde o brinquedo estava embrulhado, deixando o próprio brinquedo de lado? Isso diz tudo: os pequenos se divertem com qualquer coisa e não é necessário um excesso de brinquedos. Portanto, voltamos à eterna questão de quantos presentes para uma criança deve ganhar no Natal.

Dizem que crianças de até 2 anos deveriam receber no máximo dois brinquedos, pois sua atenção não é a mesma de uma criança mais velha e ainda não conseguem focalizá-la por muito tempo no mesmo brinquedo.

À medida que crescem, o número de brinquedos pode aumentar, mas não excessivamente. Até a idade de dez anos, as crianças não devem receber mais do que quatro ou cinco presentes. Esse número fará com que elas sempre mantenham sua atenção em todas as coisas e não desperdice o resto.

Quantos presentes as crianças devem ganhar no Natal? A regra dos quatro presentes

Para responder à pergunta que apresentamos no início, sobre quantos presentes as crianças devem ganhar, existe a chamada regra dos quatro presentes, que consiste em dar o seguinte:

  • Algo de que estão precisando. Aproveite os presentes para incluir algo de que as crianças realmente precisam: material escolar, algo que quebrou recentemente…
  • Algo que elas realmente desejam. Dar às crianças algo que elas realmente querem as fará se concentrar naquele presente e esquecer tudo o que elas queriam sem tanta insistência. Além disso, elas passarão muito tempo brincando com ele por não estarem cercadas por muitas outras coisas que desviem a atenção.
    Crianças abrindo presentes no Natal.

A importância de refletir e compartilhar

A sobrecarga de presentes gera insaciedade nas crianças. Quanto mais elas têm, mais elas querem. O que se consegue com essa sobrecarga é que, à medida que crescem, nunca ficam satisfeitas com nada.

Nesse sentido, é muito importante estabelecer os limites e, além disso, ensinar-lhes que muitas crianças podem não ter ganhado presentes ou ter ganhado apenas um, para que, antes de mais nada, se coloquem no lugar de outras crianças e pensem sobre elas mesmas e, em segundo lugar, compartilhem o que têm com outras crianças.

Uma boa forma de estabelecer esses limites é se sentar com seu filho para escrever a carta para o Papai Noel. Se você deixar para fazer isso apenas alguns dias perto do Natal, a criança já terá visto centenas de brinquedos. Em contrapartida, se você fizer isso com antecedência, o leque de possibilidades será menor e, além disso, você poderá restringir as opções um pouco mais ao estabelecer os limites de que falamos anteriormente.

Pode interessar a você...
Ideias de presentes para mamães
Sou Mamãe
Leia em Sou Mamãe
Ideias de presentes para mamães

Os primeiros meses da maternidade envolvem muitas emoções. Neste artigo, vamos dar algumas ideias de presentes para pais de um recém-nascido.