Quantos quilos se deve ganhar durante a gravidez?

7 de junho de 2018
É comum uma mulher se perguntar quantos quilos deveria engordar durante a gravidez. Analisar os aspectos que envolvem esse assunto vai te ajudar a tomar as precauções necessárias e vai incentivar uma gestação saudável para você e para seu bebê.

O peso é um dos fatores mais considerados durante a gravidez, já que pode ser um sinal de alguma patologia. No entanto, não há uma medida padrão sobre os limites de peso que uma mulher pode ganhar durante a gravidez. Por isso, a quantidade de quilos que se deve ganhar durante a gravidez vai variar de acordo com cada mulher.

O ideal é evitar a obsessão com esse assunto e dar atenção especial ao que você come porque isso influencia na sua saúde e na do bebê.

Ganho de peso durante a gravidez

Com relação ao ganho de peso durante a gravidez, existem vários argumentos e mitos que devem ser considerados. Um deles é o estado em que a mãe se encontrava no início da concepção.

Nesse sentido, a gestação em extrema magreza ou obesidade se torna um fator de risco. Portanto, devemos considerar e monitorar o que é consumido, para que a saúde da criança não seja afetada.

Outros fatores que determinam o ganho de peso são a retenção de líquidos e o controle da alimentação. Também são levados em conta outros, tais como:

  • Peso do bebê.
  • Peso da placenta.
  • Líquido amniótico.
  • Crescimento do útero.
  • Fluxo sanguíneo.
  • Peso do tecido mamário e dos depósitos de gordura.

Quantos quilos devo ganhar durante a gravidez?

Isso vai depender de cada mulher grávida, pois cada corpo e até mesmo cada gravidez é diferente. No entanto, a média estabelecida por especialistas nesse assunto varia de 7 a 16 quilos. Alguns apostam no popular “quilo por mês”, outros em um aumento gradual sugerido da seguinte forma:

  • Nos primeiros três meses: de 1,5 a 2 quilos.
  • Para o segundo trimestre: entre 3 e 5 quilos.
  • Na fase final: um aumento aproximado de 1,5 quilos por mês.

Também é proposto que, se a paciente estiver abaixo do seu peso, ela pode ganhar até 16 quilos. Se tiver um peso normal, pode subir entre 12 e 15 quilos, enquanto uma mulher acima do peso pode ganhar de 6 a 10 quilos. Por fim, em casos de obesidade, o aumento pode ser entre 4 e 8 quilos.

O ideal é que o aumento venha de uma dieta saudável que forneça os elementos necessários para o bebê e para a mãe.

Como deve ser a alimentação de uma mulher grávida?

Quando descobrir que está grávida, você deve começar uma alimentação saudável e equilibrada. Em geral, os nutricionistas recomendam um aumento da ingestão diária da seguinte maneira:

  • Primeiro trimestre: cerca de 1800 calorias por dia.
  • Durante o segundo trimestre: 2200 calorias.
  • No terceiro trimestre: cerca de 2.500 ou 2.600 calorias.

Esta nutrição deve ser acompanhada por exercícios diários, de acordo com o estado da gravidez. É aconselhável que o aumento gradual da ingestão seja principalmente devido a produtos lácteos e proteínas. Isso se deve à importante função que esses elementos proporcionam ao desenvolvimento normal do feto.

“O ideal é que o aumento venha de uma dieta saudável que forneça os elementos necessários para o bebê e para a mãe”

Recomendações para monitorar o ganho de peso durante a gravidez

Para evitar as incertezas geradas por pensar quantos quilos se deve engordar durante a gravidez, é essencial manter um controle. Para que isso seja eficiente, realize as seguintes recomendações:

Dieta balanceada

Reduza o consumo de gorduras saturadas e aumente a ingestão de ômega 3 presente em peixes, nozes e sementes de linhaça. Esses alimentos vão favorecer o crescimento da criança e o desenvolvimento adequado do sistema nervoso central.

“Ter em mente quantos quilos se deve ganhar durante a gravidez vai te ajudar a tomar as medidas necessárias para evitar riscos”

Ter um controle ginecológico

Um exame ginecológico todo mês vai ajudar o obstetra a avaliar o crescimento do feto e verificar se você mantém uma dieta correta. Além disso, o profissional vai medir os níveis de pressão arterial para determinar se há retenção de fluidos.

Faça lanches

Fazer lanches no meio da manhã e à tarde irá reduzir os níveis de ansiedade. Isso te levará a comer menos e, assim, evitar o ganho excessivo de peso.

Também é conveniente beber dois litros de água por dia. Sucos comerciais e refrigerantes devem ser evitados, mesmo que sejam dietéticos, pois contêm grandes quantidades de açúcar.

É importante, também, praticar alguma atividade física dependendo do estado de saúde. Podem ser caminhadas leves, danças aquáticas ou outras atividades supervisionadas por equipe profissional.

Em resumo, ter em mente quantos quilos se deve ganhar durante a gravidez vai te ajudar a tomar as medidas necessárias para evitar riscos. Lembre-se de não comer por dois, mas sim para dois.

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