Quarto mês do bebê: aflora a sociabilidade

· 23 de dezembro de 2017

Mais movimentos, risadas e interação com as pessoas. O quarto mês do bebê é um momento lindo para ele para os pais.

Começa uma etapa de “independência” para a criança. É durante o quarto mês de vida do bebê que ele aprenderá a usar as mãos para pegar objetos e se conectar ainda mais com o seu entorno. É uma fase de muitos balbucios e sorrisos!

Após o primeiro trimestre de vida do bebê, os músculos vão estar desenvolvidos o suficiente para dar mais liberdade com os movimentos do corpo. Embora o bebê ainda não consiga, você verá que ele tentará ficar em diferentes posições como sentado, por exemplo. Ele vai conseguir apoiar nos braços quando estiver deitado e levantar a cabeça. Ele também vai adorar se movimentar e rolar na cama.

Por causa dos novos movimentos, é preciso ter muito cuidado para não deixar o bebê sozinho em uma superfície alta. Ele ainda não conhece os limites e os perigos de algumas ações.

Você vai perceber que o bebê vai estar mais atento e vai interagir mais com o ambiente ao seu redor. Nesta fase, ele vai adorar mexer nos brinquedos, especialmente naqueles que fazem barulho. Ele vai balbuciar e esperar a resposta da pessoa que estiver com ele. Ele também vai colocar na boca qualquer objeto que encontrar. Portanto, esteja atenta. Não deixe nada com que o bebê possa sufocar ao alcance dele. 

A sociabilidade do bebê vai dar um salto. Ele vai aprender a rir quando estiver de bom humor e com quem se sentir bem. Pode chorar quando alguém que não seja a mãe ou o pai chegar perto. Bom, pelo menos até que o bebê se acostume.

No quarto mês do bebê, ele vai estar mais atento e interagir mais com o ambiente.

Mudanças no organismo durante o quarto mês do bebê

  • O aumento de peso desacelera. O bebê vai ganhar cerca de 150 gramas por semana.
  • O bebê também não vai mais crescer tão rapidamente. Ao contrário do que aconteceu até o terceiro mês, neste trimestre ele vai crescer entre 6 e 7 centímetros.
  • O bebê vai começar a definir o horário de sono. Durante a noite ele vai dormir de 8 a 10 horas. Ele também vai cochilar durante o dia.
  • Menos evacuações. Você terá menos fraldas para trocar. O bebê vai começar a fazer menos xixi e cocô.
  • Melhor coordenação dos braços e das pernas. O bebê vai conseguir pegar objetos, embora ainda não faça uma pinça com os dedos. Ele vai começar a querer ficar em pé em uma superfície firme.
  • Maior sociabilidade. Ele não vai gostar de ficar sozinho. O bebê vai começar a emitir os primeiros sons e até algumas sílabas. E vai sorrir muito mais, até mesmo cair na gargalhada.
O bebê não osta de ficar sozinho durante o quarto mês

  • A alimentação não muda. O leite materno deve continuar a ser a fonte exclusiva de alimento para o bebê. Os alimentos sólidos são incorporados apenas a partir do sexto mês.
  • Ele vai desenvolver a visão em cores. Além disso, ele vai conseguir distinguir os rostos dos pais e das pessoas mais próximas.
  • O ouvido também vai estar mais desenvolvido. Ele vai começar a identificar as vozes das pessoas com quem passa mais tempo, especialmente seus pais.
  • Ele pode demonstrar irritação. Se o bebê é irritável por alguma razão como: constipação, náuseas, cólicas, diarreia ou um resfriado, consulte o seu pediatra.

Dicas para estimular e educar no quarto mês do bebê

O quarto mês do bebê é uma ótima etapa para estimular os sentidos. Como fazer isso? Em primeiro lugar, você pode oferecer brinquedos que façam barulho ou que tenha luzes que reajam a movimentos. Desta forma, o bebê pode começar a relacionar as suas ações com possíveis consequências.

Durante o quarto mês de vida do bebê ocorre um importante desenvolvimento cognitivo. Coloque a criança na frente do espelho e repita seu nome, assim ela vai poder estabelecer conexões. Além disso, responda sempre que ela falar com você. Assim você  estimula a capacidade de interagir com os demais. Leve o bebê para passear para que ele conheça o mundo fora de casa.

no quarto mês do bebê a coordenação motora aumenta

É importante que você fale com ele, cante ou leia. Mude seu tom de voz  para que ele aprenda a interpretar as variações de humor.

Em todos os momentos, é importante que o bebê tenha a possibilidade de se movimentar, manipular objetos e aprender a coordenar suas ações como quiser.

Uma brincadeira recomendada para o quarto mês do bebê é deitá-lo de barriga para cima, e, de frente para ele, oferecer um brinquedo (de preferência com uma cor chamativa). Ele vai ter que se mexer para frente para conseguir pegar o brinquedo. Este exercício apresenta dois benefícios fundamentais:

  • Melhora a flexibilidade e a força abdominal pois o bebê vai esticar os braços para cima, contra a gravidade.
  • Desenvolve as habilidades visuais, táteis e auditivas.

Outras recomendações para o quarto mês do bebê

Como sempre dizemos, acompanhe o calendário de vacinação e o siga à risca.

Chupeta sim ou não? É uma questão muito discutida. A chupeta tem a sua vantagem, uma vez que diminui a ansiedade do bebê, mas também pode ser prejudicial. Oferecemos algumas dicas para lidar com esta situação neste artigo.

Lembre-se: se você perceber alguma coisa fora do normal ou se o bebê tiver algum desconforto, não hesite em consultar um profissional. E é claro, aproveite esta etapa. Vai passar voando!