4 alimentos contra prisão de ventre em crianças

Aumentar o consumo de fibras é decisivo para aumentar o volume do bolo fecal e reduzir a prisão de ventre infantil causada pelo mau trânsito intestinal.
4 alimentos contra prisão de ventre em crianças

Última atualização: 19 Maio, 2021

A prisão de ventre em crianças é relativamente comum. Essa condição pode causar grande desconforto e impactar negativamente nos hábitos dos pequenos. Felizmente, é possível propor um tratamento dietético eficaz.

Contudo, é importante notar que a prisão de ventre em crianças pode ter causas muito diferentes. Às vezes, o gatilho é um problema de alimentação, mas a inatividade física também pode ter um efeito significativo. Identificar a causa é essencial para propor uma solução eficaz.

Alimentos contra a prisão de ventre em crianças

Os alimentos que vamos apresentar a seguir têm se mostrado úteis no manejo da prisão de ventre em crianças, conseguindo aumentar a periodicidade e a facilidade das evacuações.

Aveia para os pequenos

Aveia e frutas: alimentos contra a prisão de ventre em crianças

No grupo dos cereais, o representante de maior qualidade é a aveia. Esse alimento possui em seu interior uma quantidade significativa de fibra solúvel, que é capaz de fermentar no nível intestinal, melhorando a saúde da microbiota. Em suma, aumenta a quantidade de bactérias no intestino.

De acordo com um estudo publicado na Nature Reviews, é importante aumentar a presença de fibras na dieta das crianças. Dessa forma, é gerado um bolo fecal de maior volume, dando lugar a um trânsito intestinal mais eficiente. A estimulação dos mecanorreceptores no tubo faz toda a diferença.

Kiwis

Os kiwis são as frutas que têm os melhores efeitos no controle da prisão de ventre, junto com as maçãs. Também são bons representantes de alimentos ricos em fibras, nesse caso, solúveis. Além de ser um substrato energético da microbiota, garantem um peristaltismo intestinal mais potente.

Graças a essa última propriedade, os resíduos descem rapidamente pelo trato digestivo. Se for garantida uma boa ingestão de água, o resultado é ainda melhor.

Os iogurtes são alimentos essenciais na dieta de crianças

Um dos segredos para controlar a prisão de ventre em crianças é o consumo de bactérias probióticas. Estas são encontradas principalmente em laticínios fermentados, como o iogurte e o kefir.

A sua ingestão regular consegue diminuir as dificuldades na evacuação, conforme afirma uma pesquisa publicada no European Journal of Pediatrics. Contudo, é importante escolher o iogurte corretamente. Muitos deles concentram açúcares adicionados em quantidades excessivas, por isso não são recomendados para a saúde.

Grãos integrais

Na hora de escolher produtos com alto teor de carboidratos, é bom optar por tubérculos, leguminosas ou grãos integrais. Estes últimos se destacam pela presença de fibras em sua composição, ao contrário dos seus equivalentes refinados.

Além disso, os carboidratos de baixo índice glicêmico que possuem são absorvidos lentamente no intestino. Dessa forma, consegue-se um gerenciamento eficiente da glicemia, evitando picos glicêmicos que afetam a saúde do pâncreas.

São alimentos úteis para prevenir a prisão de ventre. A fibra insolúvel que contêm ajuda a aumentar a frequência das evacuações, bem como a sua consistência.

Grãos integrais: alimentos contra a prisão de ventre em crianças

A atividade física é essencial para evitar a prisão de ventre em crianças

Não só é importante melhorar os hábitos alimentares, como também é fundamental garantir que os pequenos façam exercício físico regular. Dessa forma, evita-se episódios de prisão de ventre funcional, caracterizada por um trânsito ineficaz do bolo fecal pelo intestino.

Quanto mais ativas fisicamente forem as crianças, provavelmente menos sofrerão com esses tipos de problemas. Principalmente quando se tem cuidado com a alimentação. No entanto, se mesmo assim o problema não melhorar, pode ser necessário procurar o médico para um diagnóstico preciso.

Incluir alimentos na dieta para prevenir a prisão de ventre em crianças

Com os alimentos que acabamos de mencionar, você garantirá que o trânsito intestinal das crianças seja adequado. Se forem incluídos em uma dieta variada e balanceada, o risco de desenvolver prisão de ventre crônica ficará reduzido. No entanto, o padrão alimentar não é o único fator importante.

Em certas ocasiões, pode ocorrer um processo de disbiose intestinal que gera problemas na descida do bolo fecal. Nesse caso, pode não restar outra escolha a não ser considerar a suplementação com alguma cepa de probióticos para corrigir o problema. No entanto, primeiro é necessário consultar um especialista.

Pode interessar a você...
Nutrição no primeiro ano de vida do bebê
Sou MamãeLeia em Sou Mamãe
Nutrição no primeiro ano de vida do bebê

Durante a amamentação o consumo de cafeína pode prejudicar o sono do bebê. Além disso, existem outras considerações importantes sobre a nutrição no...



  • Vriesman MH, Koppen IJN, Camilleri M, Di Lorenzo C, Benninga MA. Management of functional constipation in children and adults. Nat Rev Gastroenterol Hepatol. 2020 Jan;17(1):21-39. doi: 10.1038/s41575-019-0222-y. Epub 2019 Nov 5. PMID: 31690829.
  • Wojtyniak K, Szajewska H. Systematic review: probiotics for functional constipation in children. Eur J Pediatr. 2017 Sep;176(9):1155-1162. doi: 10.1007/s00431-017-2972-2. Epub 2017 Aug 1. PMID: 28762070; PMCID: PMC5563334.