4 frases para consolar as crianças quando elas estiverem chorando

Quando nossos filhos não são consolados e continuam chorando, às vezes recorremos a frases que talvez não cumpram a função que desejamos, que é aliviar suas dores.
4 frases para consolar as crianças quando elas estiverem chorando

Última atualização: 06 Julho, 2021

Quando as crianças choram por raiva ou tristeza, devemos ter empatia com elas e mostrar que as compreendemos. Elas precisam que os adultos aprovem suas emoções. Neste artigo, vamos apresentar algumas frases para consolar as crianças quando elas estiverem chorando.

Muitas vezes, quando nossos filhos estão chorando, dizemos “Não chore, não foi nada” ou “pare de chorar”, etc. Mesmo que tenhamos a melhor das intenções, dessa forma estamos apenas minimizando suas emoções.

Portanto, é importante usar certas frases que consolem e respeitem as emoções dos nossos filhos, dando a elas o seu devido valor, principalmente da perspectiva da criança. Se você quer saber quais frases você pode usar nesses momentos, continue lendo.

A importância das frases para consolar as crianças quando elas estiverem chorando

Em primeiro lugar, quando nosso filho estiver chorando, devemos nos informar sobre a que se deve sua raiva ou tristeza. Isso vai facilitar o seu entendimento da reação da criança.

Todas as emoções, tanto em crianças quanto em adultos, são causadas por um estímulo que gera uma resposta, seja uma emoção positiva ou negativa. Porém, as crianças não conseguem parar e pensar em como responder com calma. Elas agem diretamente com ataques de raiva, chorando, batendo a porta, gritando, etc.

Como adultos, precisamos acompanhar nossos filhos com nossas palavras e posturas. Devemos nos colocar na mesma altura da criança, olhá-la nos olhos, sem julgamento, e deixá-la falar para que expresse o que está sentindo. Dessa forma, estaremos valorizando suas emoções, que são importantes para ela.

Frases para consolar as crianças quando estiverem chorando

Mãe dizendo à filha algumas das frases para confortar as crianças quando elas estiverem chorando.

Nunca dizer “Chorar é coisa de covarde”, e sim Do que você precisa para não sentir medo?”

Às vezes, o medo nos bloqueia e a opressão que sentimos nos leva a chorar, mesmo quando adultos. Quando nos sentimos assim, ninguém gosta de ouvir “Não chore, isso é coisa de covarde”. O mesmo acontece com as crianças, elas também não gostam de ouvir esse tipo de comentário.

O único problema é que o medo nas crianças as leva a chorar descontroladamente, as bloqueia e até as limita. Nesse momento, não devemos julgar sua reação. O ideal é dizer: “Eu entendo que você esteja com medo. O que a mamãe ou o papai podem fazer para que você não sinta medo?”. O pequeno deve se sentir acompanhado e compreendido para conseguir relaxar.

Trocar “Não chore” por “Eu entendo por que você está chorando”

Nesse momento, a criança precisa ser consolada e cuidada, não ouvir que deve parar de chorar no momento em que está sentindo uma emoção que tem seu valor.

Sempre devemos tentar entendê-la e ajudá-la a se sentir melhor com nossas palavras. Devemos dar o valor que as suas emoções merecem. As crianças choram porque sentem que suas emoções não são valorizadas. Se a entendermos e a acompanharmos, elas se sentirão melhor.

Evite dizer “Não fique com raiva e pare de chorar, não é para tanto” e diga “Estou vendo que você está com raiva. Vamos conversar sobre o que está acontecendo?”

Como todo mundo, quando sentimos alegria, rimos, mas se sentimos raiva ou tristeza, temos o mesmo direito de chorar. Em suma, são duas emoções igualmente válidas. Se uma criança fica com raiva e reage chorando, ela não precisa de limites, ela precisa do nosso amor e da nossa compreensão. Assim, estaremos validando sua emoção.

Podemos dizer “Estou vendo que você está com raiva. Quer conversar sobre o que está acontecendo com você?”. Com essas frases ajudamos as crianças a identificar suas emoções e a reconhecer o que sentem em seu corpo quando vivenciam essa emoção.

Como falar com seu filho quando ele está separado de seu melhor amigo.

Troque a frase “Não tem tanta importância” para “Eu entendo por que você se senta assim. O que podemos fazer para que você se sinta melhor?”

Todas as pessoas, quando perdem alguém ou algo valioso, se sentem extremamente tristes e nesses momentos precisam de acolhimento e companhia. O mesmo acontece com as crianças. Só que para elas a perda pode ser de um professor porque mudou de sala, do seu brinquedo preferido, de um amiguinho que mudou de cidade, etc.

Nesse momento, elas sentem uma enorme tristeza e podem começar a chorar. É então que não devemos dizer que isso não tem tanta importância. Pelo contrário, devemos substituir essa frase por: Eu entendo que você está muito triste porque seu amigo mudou de cidade. Você quer escrever uma carta para ele? Vocês podem enviar cartas um ao outro e, assim, estar sempre em contato”.

Sobre as frases para consolar as crianças quando estiverem chorando

Essas frases para consolar as crianças quando estiverem chorando são muito úteis em momentos em que, mesmo querendo ajudar nossos filhos a se sentirem melhor, às vezes não usamos a frase certa. Quando você se vir em circunstâncias parecidas, coloque essas frases em prática e verá como os seus filhos vão se sentir melhor.

Pode interessar a você...
Como explicar as emoções para as crianças?
Sou Mamãe
Leia em Sou Mamãe
Como explicar as emoções para as crianças?

As emoções têm uma enorme influência na conduta e nos pensamentos. Por isso, é necessário conhecer e saber como explicar as emoções para as criança...