7 documentários para trabalhar as emoções no Ensino Fundamental II e Médio
Quando nossos filhos já são adolescentes, é importante que tenham uma boa inteligência emocional para que compreendam a si mesmos e aos outros. Eles precisam de informações sobre as emoções e o funcionamento do cérebro para entender melhor o que acontece com eles todos os dias. Portanto, vamos falar sobre alguns documentários para trabalhar as emoções no Ensino Fundamental II e Médio.
Os adolescentes podem ter mais facilidade para compreender e identificar suas emoções e sentimentos e, dessa forma, conseguir regulá-los de forma adequada. Por isso, os documentários podem ser uma ótima ferramenta, pois fornecem conteúdo real para que os adolescentes entendam melhor tudo sobre o assunto.
1. Consciencia, el poder de la mente (Consciência, o poder da mente)
Esse é um documentário que ajuda os adolescentes a entender a consciência e o seu papel em cada um de nós. Eles vão aprender como isso funciona dentro da mente, estejam acordados ou no mundo de Morfeu. É um excelente documentário para aprender sobre as emoções, bem como sobre gestão emocional.
2. Explicando – A Mente
A mente tem muito poder, mais do que podemos imaginar. É por isso que é tão importante assistir a esse documentário junto com os adolescentes. Eles serão capazes de saber o que sua mente pode fazer simplesmente ao se esforçar o suficiente. De fato, o poder da mente e o controle que se tem sobre ela dependem principalmente das ações que fazemos, mas acima de tudo das nossas emoções.
É um documentário que podemos encontrar na Netflix e que tem vários capítulos de 20 minutos cada. Eles ajudarão os adolescentes a entender, por exemplo, por que pensamos o que pensamos. E também fala sobre memórias, sonhos, ansiedade, etc.
3. El poder las emociones (O poder das emoções)
Esse é um dos documentários para trabalhar as emoções da nossa lista porque é uma boa escolha para ajudar os adolescentes a compreenderem a importância do afeto para a saúde humana. Fala sobre as emoções e as consequências do afeto nas pessoas e como esses sentimentos influenciam a mente humana. Também fala sobre como adquirir bons hábitos para um bem-estar mental e emocional. Mostra a importância de reconhecer as emoções e saber gerenciá-las.
4. Mystical Brain (Cérebro místico)
Esse documentário refere-se ao bem-estar emocional de pessoas consideradas “místicas”, que meditam diariamente. De fato, fala sobre como a meditação pode beneficiar a mente e também a saúde física. É uma experiência que transforma e melhora a saúde. Também há referências sobre a paz de mental e como isso protege o organismo.
5. Aprender a gestionar las emociones (Aprender a gerenciar emoções)
Esse documentário é ótimo para aprender a explorar e saber mais sobre as emoções em sociedade. Fala sobre a importância de como as emoções deveriam ser uma matéria obrigatória no currículo acadêmico. Além disso, aparece Daniel Goleman, entrevistado por Eduard Punset, e também fala sobre o quanto é imperativo controlar e compreender as emoções que sentimos como negativas.
6. The Emotions of Others (As emoções dos outros)
Esse documentário se baseia em uma investigação sobre as emoções na sociedade, as nossos e as dos outros, e sua influência na forma como nos comunicamos. Essas emoções são nosso guia para tomar algumas decisões ou outras.
Também fornece aos adolescentes informações muito valiosas sobre como o corpo revela as emoções, especialmente na linguagem não verbal. Embora seja um documentário em inglês, está legendado.
7. Educación emocional (Educação emocional)
Esse documentário é muito bom e foi filmado em Barcelona, em uma escola. Mostra como a educação emocional é trabalhada na Educação Infantil. Nele, as emoções são discutidas com as crianças e são buscadas soluções quando ocorrem problemas que as fazem sentir emoções negativas. O que importa é que as emoções podem ser trabalhadas desde a infância. Está em catalão, mas as legendas podem ser ativadas.
Em suma, qualquer um desses 7 documentários é ideal para trabalhar as emoções e a inteligência emocional com adolescentes. O que importa é refletir sobre todo o conteúdo aprendido com os vídeos depois de assistir.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- J. Siegel, D. (2014) Tormenta cerebral: El poder y el propósito del cerebro adolescente. Editorial: Alba