O que é a momnesia?

15 Junho, 2020
Alguns especialistas apontam que a "momnesia" é apenas um mito e que os problemas de memória estão diretamente relacionados a outros fatores, como falta de sono. Porém, esse é um tópico que tem mais destaque a cada dia.

Durante a gravidez ou após o nascimento, muitas mães afirmam ter sofrido de falta de memória, dificuldades em manter a concentração e problemas de coordenação. Além disso, elas também indicaram enfrentar problemas para pensar, lembrar e até mesmo tomar decisões. Essa condição temporária do cérebro tem sido chamada de “momnesia” ou “amnésia das mães”.

O que é a momnesia?

São descritos como “momnesia” os problemas de memória sofridos pela mãe durante a gravidez e depois do nascimento do bebê. Também se destacam outros problemas relacionados, como falta de concentração e problemas de aprendizagem. No entanto, muitos questionam sua existência. Então, é mito ou realidade?

Durante a fase de gestação e depois do nascimento do bebê, José R. Alonso afirma que o cérebro da mulher passa por várias mudanças estruturais e funcionais. Entretanto, a maioria delas costuma ser positiva, por exemplo a melhora das habilidades mentais, como aprendizagem e memória.

De acordo com os dados coletados por esse profissional em uma pesquisaa falta de sono poderia ser um fator determinante da mãe que sofre de alguns problemas de memória e concentração. Isso se deve ao fato de a mãe não dormir as horas necessárias e, por isso, o cérebro não descansa o suficiente.

Outro fator fundamental poderia ser a mudança de prioridades, quando se tem um novo membro da família em casa. Surgem novas tarefas que se tornam mais importantes, enquanto outras são deixadas de lado.

A momnesia

O que dizem as pesquisas?

Uma pesquisa realizada em 1997 por Anita Holdcroft, professora emérita de anestesia no Imperial College de Londres, revelou que o cérebro das mulheres tem uma redução de 7% no volume ao final da gravidez e que seria necessário passar meio ano até que o encéfalo recuperasse seu volume normal.

Após o parto, algumas áreas do cérebro aumentavam de tamanho, principalmente aquelas que se encontravam no córtex pré-frontal – envolvidas no raciocínio e no julgamento -, na amígdala e no hipotálamo – a regulação das emoções -, na ínsula, no giro temporal superior e no tálamo – empatia e reconhecimento de emoções – e, por último, na substância negra – a aprendizagem.

Anita Holdcroft acreditava que essas alterações se deviam a uma mudança no volume das células mais do que no número delas. De fato, verificou-se que, durante a fase de gestação, os ventrículos cerebrais aumentam de volume e retornam ao seu estado normal seis meses depois do nascimento do bebê.

“Uma das áreas do cérebro que sofre mais alterações é a área pré-óptica medial, que tem sido associada ao comportamento materno.”

Quais atividades podem ser realizadas para melhorar a memória?

Quando você tem um bebê em casa, as atividades tendem a aumentar e, muitas vezes, é complexo se organizar. Portanto, encontrar uma solução rápida para os problemas de memória costuma ser difícil. No entanto, sim, é possível realizar certas atividades que podem ajudar o cérebro a descansar.

Dormir mais

É muito fácil afirmar isso, mas não tanto fazer, ainda mais quando você precisa cuidar de um bebê. Porém, é necessário aproveitar os momentos em que você conta com a ajuda de um familiar ou do pai do seu filho para recuperar algumas horas de sono. Assim, o cérebro descansa e o estresse diminui.

Aprender a delegar atividades

O bebê se torna o centro de atenção e preocupação da mãe. Apesar disso, se você tem alguém em casa que possa ajudar com os cuidados, é importante delegar algumas atividades.

Seguir uma dieta balanceada

Uma dieta que seja rica em nutrientes é saudável tanto para o corpo quanto para a mente. Os especialistas recomendam a ingestão de frutas e vegetais que contenham várias vitaminas e minerais.

A momnesia

Exercício físico

O exercício físico é positivo para o bem-estar integral das pessoas. Uma simples caminhada por um ambiente natural pode ajudar a oxigenação do cérebro e nos manter mais saudáveis.

Da mesma forma, a realização de outros exercícios físicos pode contribuir. No entanto, é fundamental consultar um especialista para obter aprovação antes de realizar qualquer tipo de exercício.

Em conclusão, a “momnesia” pode ser um mito para alguns especialistas, que enfatizam que pode haver muitos fatores que afetam a memória ou a concentração das mães. Ainda assim, ocorrem muitas mudanças no cérebro das mulheres durante essa etapa, embora em sua maioria sejam positivas.

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