Queimaduras solares durante a gravidez: o que fazer e como tratar

As queimaduras solares durante a gravidez podem ser evitadas com cuidados simples e medidas de prevenção. Nós falamos sobre eles neste artigo.
Queimaduras solares durante a gravidez: o que fazer e como tratar

Última atualização: 10 julho, 2022

As queimaduras solares durante a gravidez podem causar efeitos colaterais incômodos e também influenciar negativamente o corpo do bebê. Embora o sol não penetre na pele da mãe, recomenda-se tomar as precauções necessárias para evitar a desidratação e o envelhecimento prematuro da pele.

Aqui vamos contar como a você cuidar melhor do sol neste verão. Confira!

Riscos de queimaduras solares durante a gravidez

As alterações hormonais que ocorrem durante a gravidez tornam a superfície da pele mais sensível e aumentam a probabilidade de queimaduras. A pele é ainda mais suscetível a desenvolver manchas de hiperpigmentação devido à exposição regular aos raios ultravioleta (UV).

Devido a isso, em alguns casos, em vez de obter um bronzeado delicado e sutil, as gestantes podem desenvolver manchas ou sardas, típicas do melasma. Além disso, a exposição ao sol pode promover a perda de líquidos pela pele, com consequente aumento da temperatura corporal e desidratação.

De fato, uma publicação no Journal of Family Medicine and Primary Care detalha que a desidratação pode desencadear contrações prematuras e outras manifestações de estresse físico na mãe.

Outro risco importante da exposição aos raios ultravioleta é a decomposição do ácido fólico no organismo, uma vitamina que está envolvida em processos fundamentais no desenvolvimento neurológico do bebê.

Cuidados para evitar queimaduras solares durante a gravidez

Embora algumas mulheres estejam cientes dos riscos de queimaduras solares durante a gravidez, elas ainda optam por se expor aos raios para ficarem bronzeadas. Nesses casos, o ideal é tomar as medidas e precauções necessárias para proteger a superfície da pele.

mulher grávida toma sol na praia
Se você está grávida e deseja se bronzear, deve tomar alguns cuidados especiais para a sua saúde e a do seu bebê.

Uso de protetor solar

A aplicação de protetor solar é indicada para todas as pessoas como primeira linha de defesa contra os danos dos raios UV.

Protetores solares superiores a 50 FPS que sejam à prova d’água e de amplo espectro são recomendados. Além disso, é aconselhável renovar a aplicação a cada duas horas em caso de exposição contínua ou contato com a água.

Outros bons suplementos para proteção solar são os seguintes:

  • Roupas leves e claras.
  • Óculos de sol com lentes e filtros aprovados.
  • Chapéus de abas largas.

Os protetores solares recomendados para gestantes são aqueles que não contêm oxibenzona, pois esse princípio ativo é facilmente absorvido pela pele e pode causar algumas patologias (como doença coronariana, hipertensão e diabetes tipo 2).

Hidratação adequada

O corpo precisa ser mantido fresco e hidratado para manter todas as suas funções vitais em equilíbrio adequado. O consumo de líquidos também ajuda a evitar aumentos indesejados da temperatura corporal, que podem ser prejudiciais ao bebê.

Evitar exposição ao sol em horários de sol intenso

É aconselhável evitar a exposição solar entre 10h e 15h, quando os raios solares são muito nocivos e fortes. No entanto, se você estiver ao ar livre, deve procurar sombras criadas por árvores ou proteções físicas, como tendas.

A prática de atividade física também não é recomendada durante essa horas do dia.

Lidando com queimaduras solares durante a gravidez

Assim como acontece com os protetores solares, as mulheres grávidas devem ter cuidado com os produtos aplicados para tratar queimaduras solares. Contudo, a melhor maneira de lidar com uma queimadura solar é evitá-la.

Hidratação adequada

As mulheres grávidas devem beber pelo menos 2 litros de água por dia, seja para prevenir a desidratação ou para promover a recuperação dos tecidos danificados pelo sol.

De acordo com as recomendações atuais da American Academy of College Association, ingerir líquidos suficientes não apenas ajuda a prevenir a desidratação, mas também ajuda a recuperar a pele danificada pelo sol.

Portanto, uma boa opção de tratamento e prevenção é beber pelo menos dois litros de água por dia.

Banho de água fria

A pele que foi queimada e superaquecida durante a exposição prolongada ao sol sem proteção queima e dói. Diante dessa situação, os banhos de água fria proporcionam alívio temporário a essa sensação desconfortável.

Conforme descrito em uma publicação no Journal of Drugs in Dermatology, adicionar extratos de aveia coloidal a um banho de água fria pode ajudar a atenuar as desagradáveis sensações causadas pelas queimaduras na pele. Isso se deve às suas propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes diretas.

Descongestionantes tópicos

O descongestionante mais conhecido é o aloe vera, que tem várias apresentações (creme, gel ou óleo puro). Recomenda-se também mantê-lo na geladeira para que fique gelado, potencializando seu efeito refrescante e calmante.

Por sua vez, a planta aloe vera também é frequentemente indicada para vários tipos de irritações da pele.

Prevenção de queimaduras solares durante a gravidez

Concluindo, não é necessário se esconder do sol e ficar em casa o dia todo, e sim tomar as devidas precauções e medidas para proteger a pele. Ou seja, o ideal é aproveitar o sol e o ar puro de forma racional e consciente para poder ter uma gravidez saudável.

Pode interessar a você...
Pele oleosa durante a gravidez: conselhos e cuidados
Sou Mamãe
Leia em Sou Mamãe
Pele oleosa durante a gravidez: conselhos e cuidados

A pele oleosa durante a gravidez é uma das preocupações das mulheres. Em seguida, confira quais cuidados tomar para evitar essa situação.



  • Botyar M, Khoramroudi R. Ultraviolet radiation and its effects on pregnancy: A review study. J Family Med Prim Care. 2018;7(3):511-514. doi:10.4103/jfmpc.jfmpc_311_17
  • Reynertson KA, Garay M, Nebus J, Chon S, Kaur S, Mahmood K, Kizoulis M, Southall MD. Anti-inflammatory activities of colloidal oatmeal (Avena sativa) contribute to the effectiveness of oats in treatment of itch associated with dry, irritated skin. J Drugs Dermatol. 2015 Jan;14(1):43-8. PMID: 25607907.
  • How to treat sunburn. [Internet] Disponible en: https://www.aad.org/public/everyday-care/injured-skin/burns/treat-sunburn