10 remédios naturais para queimaduras solares

As queimaduras causadas pelo sol podem ser de intensidades diferentes. Os cuidados que devem ser prestados vão depender do estado em que se encontra a pele queimada.
10 remédios naturais para queimaduras solares
Maria del Carmen Hernandez

Escrito e verificado por o dermatologista Maria del Carmen Hernandez.

Última atualização: 22 dezembro, 2021

Embora existam remédios naturais para queimaduras solares, nem todos são adequados para esse fim. Da mesma forma, é sempre melhor prevenir os danos do sol do que tratar suas complicações. Saiba mais neste artigo.

O que é uma queimadura solar?

As queimaduras solares são danos à pele causados pela exposição prolongada e excessiva aos raios ultravioleta. Em geral, essas radiações vêm do sol, mas também podem ser emitidas por fontes artificiais, como camas de bronzeamento.

Os principais fatores de risco para queimaduras solares são a intensidade e o tempo de exposição. Mas, de acordo com a Skin Cancer Foundation, existem outros fatores predisponentes para o desenvolvimento dessas lesões de pele:

  • Consumo de certos medicamentos: tetraciclinas, sulfonamidas, AINEs, retinoides e diuréticos tiazídicos aumentam o risco de queimaduras solares mesmo com pequenas exposições.
  • Índice UV aumentado: os raios solares incidem com maior potência entre as 10h e as 16h, em regiões de grande altitude e próximas ao equador.
  • Destruição da camada de ozônio: a presença de buracos na camada de ozônio impede que a entrada de raios ultravioleta seja bloqueada. Por esse motivo, a exposição ao sol em certas regiões do mundo (como na América do Sul) é mais arriscada.
  • Fototipo de pele Fitzpatrick: quanto mais clara for a pele, mais delicada e vulnerável ela é aos ataques do sol.
  • Hábito de bronzeamento: esse hábito aumenta as chances de desenvolver câncer de pele, devido ao envelhecimento acelerado desse tecido.

Remédios naturais para as queimaduras solares

Às vezes é muito difícil evitar queimaduras solares, como no verão. Por esse motivo, é muito comum as famílias recorrerem a diversos tratamentos caseiros para amenizar os desconfortos cutâneos nas crianças.

Embora existam várias opções que podem ser colocadas em prática em casa, algumas delas não são totalmente aconselháveis.

A seguir, informaremos quais são as recomendações atuais da American Academy of Dermatology Association a esse respeito.

1. Gelo

O gelo ajuda a aliviar a dor e a reduzir a inflamação por queimaduras. Porém, não é recomendável aplicá-lo diretamente sobre a pele, e sim envolto em uma compressa fina. O contato do gelo com a pele danificada pode aumentar a queimadura ou os danos à pele.

2. Aloe vera

Gel de óleo vegetal de aloe vera

O gel natural obtido a partir dessa planta é utilizado há séculos para aliviar desconfortos ou doenças da pele, devido às suas excelentes propriedades descongestionantes.

Existem até preparações comerciais que permitem armazenamento na geladeira para oferecer maior alívio no momento da aplicação.

3. Compressas de água fria

Uma das maneiras mais rápidas e acessíveis de tratar a inflamação causada pelas queimaduras solares é resfriar a área afetada com água. Isso pode ser feito por meio de compressas ou diretamente, colocando água fria sobre a lesão.

4. Aveia

Os banhos em água de aveia são práticas altamente recomendadas para dermatites ou certas doenças inflamatórias da pele.

De acordo com um estudo publicado no The Journal of Drugs in Dermatology, os extratos de aveia têm propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias diretas.

Após o banho, não é recomendável esfregar a pele com a toalha, apenas seque com toques leves para não piorar a irritação.

5. Leite

As compressas de leite podem aliviar o desconforto e a queimação causados por queimaduras solares. Por sua vez, esse alimento reduz a temperatura da pele e a refresca.

Acredita-se que as proteínas contidas no leite e no próprio ácido láctico proporcionam muitos benefícios à pele danificada.

6. Folhas de bananeira

A bananeira é uma das plantas mais recomendadas para essa finalidade, pois possui propriedades anti- hemorrágicas, antimicrobianas e anti-inflamatórias. Além disso, é frequentemente usada para estimular a cicatrização de feridas.

7. Óleo de calêndula

Junto com o aloe vera, o óleo de calêndula é uma das plantas mais adequadas para aliviar certas doenças da pele. Dentre suas propriedades destacam-se:

  • Anti-inflamatória.
  • Antiviral.
  • Antisséptico
  • Espasmódica.
  • Anti-hemorrágica.
  • Cicatrizante.

Pode ser aplicado em infusões, cremes, oleatos, pomadas ou óleos.

Leia também: 10 mitos de cuidados com a pele no verão

8. Chá verde

O chá verde e o chá preto são duas das infusões mais recomendadas para o tratamento de queimaduras solares. Além disso, o alto teor de tanino confere a essa bebida propriedades anti-inflamatórias.

Além disso, seus polifenóis naturais reduzem o inchaço gerado na pele, aliviam a queimação e reduzem o desconforto que acompanha a queimadura.

9. Hidratação

Quando há queimaduras solares na superfície da pele, a pele fica extremamente desidratada e precisa repor as perdas de água por meio da hidratação.

Portanto, recomenda-se beber bastante água durante o dia, todos os dias do ano. Isso ajuda a manter as funções do corpo e a fornecer à pele os substratos necessários para manter seu manto protetor intacto.

10. Chá de camomila

As infusões de camomila ajudam a aliviar a sensação na pele queimada pelo sol. É necessário aplicá-la fria e usando um pano limpo embebido na infusão.

Caso a pessoa tenha histórico de alergia ao pólen, não se recomenda esse tipo de tratamento, pois pode gerar uma reação alérgica na pele.

Chá de camomila

Remédios naturais e queimaduras solares

Não é necessário dizer que o principal é sempre a prevenção dos danos do sol na pele. Porém, quando surgem queimaduras, é necessário agir rapidamente para evitar complicações.

Existem várias opções de remédios naturais para queimaduras solares, mas nem todos são seguros e eficazes. Por esse motivo, se você tiver alguma dúvida, deve consultar um médico.

Pode interessar a você...
O que fazer para curar queimaduras solares?
Sou Mamãe
Leia em Sou Mamãe
O que fazer para curar queimaduras solares?

Para curar queimaduras solares adequadamente, é necessário saber quais são as principais medidas e, claro, os diferentes tipos de queimaduras exist...



  • Reynertson KA, Garay M, Nebus J, Chon S, Kaur S, Mahmood K, Kizoulis M, Southall MD. Anti-inflammatory activities of colloidal oatmeal (Avena sativa) contribute to the effectiveness of oats in treatment of itch associated with dry, irritated skin. J Drugs Dermatol. 2015 Jan;14(1):43-8. PMID: 25607907.
  • Saric S, Sivamani RK. Polifenoles y quemaduras solares. Int J Mol Sci . 2016; 17 (9): 1521. Publicado el 9 de septiembre de 2016 doi: 10.3390 / ijms17091521
  • Epstein JH. How I Manage Sunburn. Phys Sportsmed. 1985 Jul;13(7):81-5. doi: 10.1080/00913847.1985.11708834. PMID: 27410443.