Uma razão para não dar banho no bebê após o nascimento

· 5 de dezembro de 2018
Há muitas teorias sobre se você deve ou não dar banho no bebê que acabou de nascer. Existem diversas opiniões, mas os estudos científicos levam a uma resposta. Você quer descobrir qual é?

De acordo com estudos, não se dar banho no bebê após o nascimento para não remover o vérnix caseoso, uma substância branca e gordurosa e branca que cobre a pele do recém-nascido.

Por isso é tão importante? Contaremos a seguir!

O vérnix caseoso e sua importância

O vérnix caseoso é uma substância semelhante ao queijo fresco ou creme de leite.

Ele é composto de secreções gordurosas produzidas pelas glândulas sebáceas do bebê, restos de tecido epidérmico mortos, água, restos de lanugem, vitamina E e proteínas.

não dar banho no bebê

Muitos neonatologistas acreditam que o vérnix é responsável por proteger a pele do recém-nascido quando ele é exposto ao exterior, agindo como uma barreira às infecções.

Esta substância também age como uma proteção contra o ressecamento e a dermatite em logo nos primeiros instantes de vida. Além disso, o vérnix facilita o deslizamento pelo canal do parto na hora do nascimento.

Um nascimento representa o início de tudo. É o milagre do presente e a esperança do futuro

-Anônimo-

O vérnix caseoso ajuda a regular a temperatura corporal e, embora não pareça, também serve para manter a pele limpa. Ele também é um poderoso antioxidante que protege a epiderme de raios ultravioleta.

Como higienizar o bebê nos primeiros dias de vida?

Nos primeiros dias de vida, a higiene deve ser baseada apenas na troca de fraldas frequente.

O bebê não nasce sujo. Quando ele é entregue à mamãe, neonatologistas e enfermeiros que participaram do nascimento normalmente já limparam os vestígios de sangue que ele poderia trazer.

Não é necessário que você lave o recém-nascido com esponja e shampoo, ou que o coloque numa banheirinha com água morna e limpe as suas orelhas. Na verdade, tudo isso é contraindicado.

Nesses estágios iniciais, a higiene deve ser feita apenas limpando um pouco a boca depois de ter amamentado (se ele ficar com restos de leite), trocando as fraldas e limpando o bumbum com um lenço umedecido.

O mecônio (primeiro cocô do bebê) que pode ser o mais difícil de limpar, deve ser removido molhando um pano macio em água morna e umedecendo a área suja por alguns minutos. Em seguida, será mais fácil de limpar sem a necessidade de esfregar a pele.

Quando dar o primeiro banho do bebê?

não dar banho no bebê

O primeiro banho do bebê deve ser dado após a primeira semana de vida, quando o vérnix já não for tão necessário. Além do mais, o contato com a sujeira ambiental, fezes e urina pode começar a ter um cheio desagradável.

Antes disso, a higiene deve ser feita pela limpeza de diferentes partes do corpo de forma intercaladas, usando um pano molhado em água morna.

Não há um dia exato para dizer às mães “hoje é dia de dar banho no seu filho”. Cada mãe é capaz de dizer qual é o melhor momento e como proceder em relação à higiene do seu bebê.

No entanto, enfatizamos que é importante deixar o vérnix atuar na pele do bebê durante os seus primeiros dias de vida. O atrito com as fraldas e roupinhas e a própria pele do bebê pouco a pouco irá absorvendo-o até que se desapareça por completo.

Uma razão para não dar banho no bebê após o nascimento

Vamos finalizar este artigo comentando sobre os possíveis problemas que podem surgir se você banhar seu filho logo após o nascimento, retirando o vérnix caseoso, com a intenção de “limpá-lo”.

Neste caso, você deve saber que:

  • Retirando o vérnix estará retirando uma barreira antimicrobiana. Ele vai ficar exposto a infecções e ataques de patógenos que podem entrar em seu corpo através da pele
  • Será mais vulnerável a alergias mais precocemente
  • Poderá apresentar dermatite tanto agora como no futuro
  • Removerá uma substância natural que mantém o equilíbrio de hidratação da pele
  • Pode provocar assaduras. O vérnix caseoso não é facilmente removido e ação de esfregar a pele do bebê para limpar pode acabar machucando.