2 receitas vegetarianas fáceis de preparar para crianças

Existem várias alternativas de receitas vegetarianas para crianças que você deve conhecer, pois fornecem nutrientes essenciais e fitoquímicos de alta qualidade.
2 receitas vegetarianas fáceis de preparar para crianças

Última atualização: 08 junho, 2022

Vamos mostrar aqui algumas receitas vegetarianas para crianças que podem ser preparadas em casa de forma rápida e fácil. Assim, você poderá melhorar a contribuição de antioxidantes e micronutrientes na dieta, algo realmente benéfico para a saúde dos seus pequenos. Além disso, acostumá-los aos vegetais desde os primeiros estágios da vida evitará muitas rejeições no futuro.

Antes de começar, devemos destacar a necessidade de garantir um consumo diário de pelo menos 3 porções de frutas e legumes. O ideal seria atingir até 5, pois é assim que a incidência de patologias crônicas e complexas é reduzida ao longo dos anos. Além disso, o bom funcionamento do intestino e do corpo em geral é promovido.

Tome nota e comece a cozinhar hoje mesmo!

1. Beringelas recheadas com arroz e legumes

Berinjela recheada com arroz, tomate, cebola e cebolinha.
A época da berinjela é o verão, então aproveite para fazer pratos frescos e completos com esse nobre ingrediente.

Os meses quentes estão chegando e você não sabe o que cozinhar, que seja rico, completo e fácil de preparar? Não se preocupe, pois essa receita atende todas as suas expectativas.

Ingredientes

  • 4 berinjelas grandes.
  • 500 gramas de arroz.
  • 250 gramas de cogumelos.
  • 200 gramas de tomate.
  • 1 cebola.
  • Azeite extra virgem.
  • Pimenta e sal (no caso de crianças maiores de um ano)

Passo a passo

  1. Primeiro, limpe as berinjelas com um pano úmido e corte-as no sentido do comprimento.
  2. Retire a polpa de dentro com uma faca e reserve.
  3. Logo em seguida, coloque água em uma panela e quando levantar fervura, adicione o arroz e um pouco de sal.
  4. Deixe cozinhar por cerca de 15 minutos e escorra.
  5. O próximo passo é picar a polpa da berinjela junto com os cogumelos e a cebola.
  6. Refogue esses legumes em uma panela com azeite extra virgem, até soltarem todo o líquido. É importante mexer para não deixar queimar.
  7. Feito isso, adicione o arroz escorrido juntamente com o tomate, também temperando.
  8. Depois de alguns minutos de cozimento, recheie as cascas de berinjela com essa preparação e leve ao forno a 200 graus por 10 minutos.
  9. Passado o tempo, sirva com queijo ralado por cima.

Por que incorporar esse prato na alimentação das crianças?

Essa deliciosa e completa receita consegue fornecer uma quantidade significativa de fibra, uma substância alimentar que demonstrou ser capaz de prevenir a prisão de ventre e outros problemas de trânsito intestinal. Dessa forma, favorece a saúde integral e previne o desenvolvimento de doenças crônicas e completas no futuro.

2. Torta de pera

Torta de pera.
A pera é doce e suculenta nos meses de outono e inverno. Além de ser rica e bem aceita pelas crianças, é uma boa fonte de fibra natural.

Se você quer uma receita rica, nutritiva e saudável para uma tarde fria de outono, vai adorar essa opção.

Ingredientes

Passo a passo

  1. Comece untando uma assadeira com margarina e depois cubra com a massa folhada.
  2. Fure esta massa com um garfo e dobre bem as bordas para dentro.
  3. Ao mesmo tempo, lave as peras e corte-as em pedaços médios.
  4. Adicione um pouco de suco de limão e coloque-os em uma tigela, coberto com filme plástico para evitar que oxidem.
  5. Em seguida, coloque meia xícara de bebida vegetal no fogo com açúcar, canela e baunilha.
  6. Assim que infundir em fogo baixo, acrescente o restante da bebida com a farinha de milho. Essa mistura deve ser adicionada sem parar de mexer para evitar que se queime ou se formem grumos.
  7. Quando ferver, retire do fogo.
  8. Para finalizar, retire a canela e a baunilha, coloque a mistura sobre a massa folhada e coloque os pedaços de pera sobre ela.
  9. Asse o resultado a 180 graus com calor em ambos os lados, até que esteja dourado na superfície.
  10. Deixe esfriar e aproveite.

Por que incluir esse prato na alimentação das crianças?

No mundo dos doces, é possível encontrar uma série de receitas saudáveis, desde que consumidas com moderação e inseridas no contexto de uma alimentação variada e equilibrada.

Um exemplo disso é o bolo de pera, pois consegue fornecer uma boa dose de fibra solúvel, elemento fundamental para a saúde da microbiota, conforme confirmado por uma pesquisa publicada na Nutrients.

Prepare receitas vegetarianas para crianças em casa

Como você viu, é fácil preparar diferentes tipos de receitas vegetarianas para crianças em casa. Você não precisa de muitos ingredientes, nem de muito tempo ou dinheiro para obter um resultado excelente e altamente nutritivo. As receitas que mostramos hoje podem fazer parte de uma dieta equilibrada, a partir de qualquer idade.

Agora, lembre-se de que para manter uma boa saúde ao longo dos anos, não basta apenas cuidar da alimentação. Uma série de hábitos adequados devem ser propostos e mantidos ao longo do tempo, como bom descanso, atividade física ao ar livre e ambiente calmo em casa.

Pode interessar a você...
A dieta vegana influencia o leite materno?
Sou Mamãe
Leia em Sou Mamãe
A dieta vegana influencia o leite materno?

A dieta vegana geralmente é saudável, mas é essencial que seja supervisionada por um especialista. O bom desenvolvimento do bebê vai depender disso...



  • Barber, T. M., Kabisch, S., Pfeiffer, A., & Weickert, M. O. (2020). The Health Benefits of Dietary Fibre. Nutrients12(10), 3209. https://doi.org/10.3390/nu12103209
  • Cronin, P., Joyce, S. A., O’Toole, P. W., & O’Connor, E. M. (2021). Dietary Fibre Modulates the Gut Microbiota. Nutrients13(5), 1655. https://doi.org/10.3390/nu13051655