Reflexo de marcha automática
O reflexo de marcha automática é uma conduta instintiva que ocorre nos bebês durante o primeiro mês de vida. Assim como outros aspectos, é um indicador do desenvolvimento adequado por parte do recém-nascido. Vamos ver em detalhes no que consiste esse reflexo e quais são os sinais de alerta.
O aparecimento dos reflexos são a forma mais efetiva que os pediatras têm para avaliar se o crescimento do bebê está ocorrendo conforme o esperado. Os reflexos mais comuns são o reflexo de Landau, o de preensão, o de moro e o de sucção.
Acrescentamos, então, o reflexo de marcha automática, que aparece aproximadamente a partir do quarto dia de vida.
É uma ação realmente impressionante para seres tão pequenos. Tão impressionante que há pouco tempo um vídeo que mostra um recém-nascido “andando” se tornou viral na rede.
De acordo com os parâmetros normais, esse reflexo deve desaparecer quando o bebê completa seu primeiro mês de vida. Quando continua depois do primeiro mês, pode ser considerado um sinal de alerta, como vamos ver mais adiante.
Como o reflexo de marcha automática é avaliado?
Para detectar sua presença, é muito simples: você deve segurar o bebê pelas axilas e colocá-lo em pé em um plano reto. A resposta do bebê deve ser a de esticar e flexionar os dois pés e movimentá-los alternadamente, como se tentasse andar.
Também conhecido como “reflexo de andar” ou “reflexo de marcha primitiva”, esse reflexo costuma reaparecer mais tarde, entre os oito e doze meses de vida. Nesse momento, o bebê começa realmente a se preparar para andar.
Quando se preocupar?
A perda dos reflexos não é motivo de preocupação quando ocorre no devido tempo. É perfeitamente natural, dado que o bebê está aprendendo, pouco a pouco, a governar suas ações e parar de reagir instintivamente a cada estímulo externo.
Na verdade, o que deveria marcar um sinal de alerta é a permanência dos reflexos que já deveriam ter desaparecido. Isso pode indicar um atraso ou declínio no desenvolvimento motor do bebê.
Nesses casos, os profissionais examinam o bebê mais detidamente para determinar o que pode ser feito.
“A perda dos reflexos com o passar do tempo é perfeitamente natural, dado que o bebê está aprendendo, pouco a pouco, a governar suas ações e parar de reagir instintivamente a cada estímulo externo.”
Outros reflexos característicos dos primeiros meses
Junto com o reflexo de marcha automática, durante as primeiras semanas de vida, aparecem outros reflexos denominados primários ou primitivos. Estes são:
- Reflexo de sucção. É esse reflexo que permite ao bebê mamar no seio da mãe para se alimentar. Mas também ocorrer ao aproximar qualquer objeto dos lábios do pequeno.
- Reflexo de busca. Ao encostar o dedo perto da boca do bebê, ele deve tentar encontrar nosso dedo. Esse reflexo também permite encontrar o seio da mãe para mamar.
- Reflexo de preensão. Quando aproximamos algo da mão do bebê, ele tentará segurar fechando a mão. Pode ocorrer também nos pés.
- Reflexo de moro. Consiste em uma resposta defensiva do bebê quando ouve um barulho ou quando é movimentado bruscamente. Nesses casos, o bebê cruza os braços e, em seguida, os coloca sobre o peito.
- Reflexo de braços em cruz (moro). Quando o bebê ouve um barulho alto ou passa por uma mudança inesperada de posição, ele separa bruscamente os braços para, em seguida, colocá-los sobre o peito. Desaparece aos 6 meses.
- Reflexo de Babinski. O bebê abre os dedos do pé em forma de leque quando se estimula a sola do pé com algum objeto.
- Reflexo tônico cervical assimétrico. Demonstra a coordenação corporal. Quando a cabeça do bebê se mantém para um lado, o braço e a perna desse lado ficam esticados. Se a cabeça vira, braços e pernas são flexionados.
Além desses reflexos, os bebês também manifestam reflexos que vão permanecer por toda a vida. Como é o caso dos reflexos de bocejar, piscar, espirrar, vomitar, tossir e deglutir.
Por todas essas razões, é extremamente importante realizar todos os exames indicados para os primeiros meses de vida do bebê.
Minutos após o final do parto, o pediatra é responsável por verificar se todas as funções do bebê estão perfeitas. Manter os exames em dia vai permitir ficar segura de que tudo está correto no desenvolvimento do bebê.