Remédios fabulosos contra a secura vaginal

01 Março, 2019
A secura vaginal é uma condição que causa vários incômodos para a mulher, tanto nas atividades da vida cotidiana quanto nas relações sexuais, e que pode ser ocasionada pelo excesso de sabão na área genital ou até mesmo por infecções.
 

A secura vaginal é a ausência de lubrificação natural dos tecidos dentro e em volta da vagina. Essa condição está ligada a vários fatores que vão desde o estresse até a diminuição dos níveis de estrogênio.

No entanto, o mais temido no que diz respeito à falta de lubrificação são os sintomas desconfortáveis que a acompanham, por isso, é necessário conhecer vários remédios contra a secura vaginal.

Independentemente do motivo exato da sua secura vaginal, existem vários remédios simples de utilizar que servem como um complemento perfeito para não apenas aliviar o desconforto, mas até mesmo, em alguns casos, eliminar o problema.

O que causa a secura vaginal?

A lubrificação da vagina ocorre a partir da liberação da secreção vaginal por parte do colo do útero, dos tecidos das paredes da vagina e, no caso dos lábios, das glândulas de Bartholin.

As funções dessa secreção contemplam várias finalidades, sendo as mais importantes a de atuar como um anticorpo que mantém a vagina livre de infecções e, ao mesmo tempo, atuar como um lubrificante necessário para que o ato sexual possa ser realizado sem dor.

Presume-se que a principal razão para a secura vaginal seja a ausência de estrogênio nas mulheres que estão entrando na menopausa.

Agora, quando a idade não é um fator determinante, a pouca quantidade de lubrificação pode ser causada por outras razões hormonais ou psicológicas e algumas patologias específicas.

 

O que causa a secura vaginal

 

Razões hormonais

A falta de lubrificação pode acontecer por razões hormonais, quando a mulher toma pílulas anticoncepcionais que atuam como supressores hormonais, e, certamente, pela falta de estrogênio durante a fase da menopausa.

Razões psicológicas

As causas psicológicas da secura vaginal geralmente afetam a lubrificação durante a relação sexual. Mais especificamente falando, é a falta de excitação, interesse ou estímulos antes e durante o ato sexual que impede que a lubrificação necessária seja gerada, de forma que não exista atrito.

Patologias específicas

Certas patologias podem levar à secura vaginal. Entre elas, estão as seguintes:

  • Diabetes.
  • Infecções vaginais.
  • Síndrome de Sjögren.
  • PH vaginal alterado.
  • Tratamentos no colo do útero, tais como as cauterizações devido ao HPV.

Também é comum que após o parto e durante o aleitamento os níveis de estrogênio diminuam e causem a secura vaginal. No entanto, essa condição é temporária.

Remédios fabulosos contra a secura vaginal

A secura vaginal pode ser atenuada utilizando tratamentos hormonais ou os fabulosos remédios naturais contra a secura vaginal. De fato, estes últimos são os mais utilizados devido à sua eficácia, a tal ponto que até mesmo os médicos ginecologistas recomendam o seu uso. A seguir, apresentamos os mais eficazes.

1. Aloe vera

Certamente a aloe vera é uma das plantas mais utilizadas para combater a secura vaginal graças à consistência gelatinosa de suas folhas, que fornecem umidade e, além disso, também regulam a flora e o pH da vagina.

 

2. Óleo de gergelim

É um dos produtos mais recomendados pelos médicos naturopatas para aliviar várias condições na área genital. Assim, recomenda-se aplicar cuidadosamente e em abundância nos grandes e pequenos lábios, com a ajuda de um algodão.

3. Pasta de cúrcuma

Se a secura vaginal for o resultado de infecções vaginais ou virais, então recomenda-se a utilização de uma pasta ou creme de cúrcuma com leite. Essa pasta deve ser aplicada na área externa da vagina durante dez minutos e enxaguada em seguida com bastante água fresca.

4. Iogurte natural, sem açúcar

 

Iogurte natural, sem açúcar

Recomenda-se tanto o seu consumo quanto a aplicação direta na área genital, uma vez que o iogurte contém culturas naturais que ajudam a estabilizar a flora da vagina e também ajudam para que a área mantenha a umidade correta.

5. Banho de assento com camomila 

A camomila ajuda a aliviar os sintomas que derivam da secura vaginal, tais como ardor, inflamação e coceira, por exemplo. Nesse sentido, recomenda-se fazer banhos de assento em uma banheira ou bacia pequena. Para fazer isso, você deve adicionar 2 litros de chá de camomila.

 

Além disso, lembre-se de que a secura vaginal também pode estar associada a períodos de estresse. Por isso, pode ser útil tomar bebidas relaxantes feitas à base de plantas, tais como a valeriana, o que também vai te ajudar a alcançar um equilíbrio na sua saúde.

  • Leiblum, S. R., Hayes, R. D., Wanser, R. A., & Nelson, J. S. (2009). Vaginal dryness: A comparison of prevalence and interventions in 11 countries. Journal of Sexual Medicine. https://doi.org/10.1111/j.1743-6109.2009.01369.x