Resumo sobre a Tectônica de placas para crianças

21 de janeiro de 2020
A Tectônica de placas é uma das teorias mais relevantes do século XX. Ela consegue explicar os movimentos da crosta terrestre e o processo de transformação da Terra.

A Terra é uma entidade viva e em constante mudança. Algumas mudanças ocorrem ao longo de centenas de anos que, se pensarmos nos 4.543 bilhões de anos de sua idade estimada, representem apenas alguns segundos para ela. Montanhas, planícies, erupções vulcânicas… Todos esses movimentos podem ser explicados através da Tectônica de placas para crianças.

O que é a Tectônica de placas? Explicação para crianças

A Tectônica de Placas é uma teoria que explica como a Terra está se transformando e como sua superfície, a litosfera, é reorganizada por meio de um processo contínuo de criação e destruição.

Dan Mackenzie foi um dos principais responsáveis ​​por encontrar a resposta para a formação de montanhas e dos abismos subaquáticos. Desde então, mais de 50 anos se passaram e tivemos que esperar que a tecnologia moderna nos mostrasse como a Terra é formada.

A Terra é composta por 4 camadas, líquidas e sólidas, e cercada por uma cúpula de gases: a geosfera, a biosfera, a hidrosfera e a atmosfera. No entanto, neste artigo, vamos nos concentrar nas subcamadas da geosfera para entender a Tectônica de placas para crianças:

  • Núcleo da Terra: também chamado de endosfera. É formado por um interior sólido e uma camada externa líquida.
  • Astenosfera: subcamada formada por rochas sólidas sujeitas a altas temperaturas e pressões, o que lhe confere um alto caráter dúctil. As placas da litosfera estão flutuando sobre ela.
  • Manto da Terra: representa a maior parte do planeta. Está localizado entre a crosta terrestre e a camada exterior do núcleo. Divide-se em: manto superior, zona de transição e manto inferior.
  • Litosfera: é a subcamada sólida da terra precedida pelo manto terrestre e anterior à crosta, embora seja possível dizer que a parte superior, o manto e a crosta terrestre fazem parte da litosfera.
  • Crostas oceânicas e continentais: é a camada mais externa da geosfera e a mais fina, comparativamente.
Resumo sobre a Tectônica de placas para crianças

Onde estão as placas tectônicas? Tectônica de placas para crianças

A litosfera consiste em pelo menos 57 placas rígidas de diferentes tamanhos: 15 maiores ou principais e 42 menores. Os choques que ocorreram como resultado da sua movimentação são responsáveis ​​pela remodelação da crosta terrestre com base nas interações nas bordas das placas.

As mais importantes são: Africana, Antártica, Indo-australiana, Eurasiática, Norte-americana, Pacífica e Sul-americana.

Como a litosfera se move?

As placas tectônicas se movem devido às correntes de convecção e à gravidade. Conforme já mencionamos, a astenosfera é uma camada plástica sobre a qual a litosfera repousa. Quando aquecida, parte das rochas se dissolve, o que favorece o movimento das placas e a ascensão desses materiais agora menos densos e que, ao se resfriarem, afundam novamente. Isso é o que chamamos de “correntes de convecção”.

As placas são, portanto, porções de terra, rígidas, que fluem de forma independente sobre a camada líquida da astenosfera e em cujos limites ocorrem os terremotos e erupções vulcânicas.

Esses limites podem ser de três tipos, de acordo com o movimento relativo das placas litosféricas: divergentes ou construtivos (de separação), convergentes ou destrutivos (de aproximação) e deslizantes ou transformantes (paralelos).

Remodelação da crosta nas bordas das placas tectônicas

John Tuzo, geólogo e geofísico canadense, foi outro grande autor da atual teoria da Tectônica de placas. Graças à sua pesquisa pioneira sobre as falhas transformantes, ele conseguiu justificar os deslocamentos perpendiculares e paralelos nas bordas, esclarecendo, assim, o que acontecia nos limites das placas.

Limites convergentes

Ocorrem quando o movimento das placas tectônicas faz com que elas colidam frontalmente, causando uma elevação. Por exemplo, foi assim que o Himalaia se formou há 55 milhões de anos, devido a um choque entre as placas da Ásia e da Índia.

Eles também podem ocorrer quando uma placa oceânica entra por baixo de uma continental. Nesses casos, a crosta é destruída em um processo chamado de ‘subducção’.

Então, a placa continental é elevada, formando cadeias de montanhas ao longo do mar, como os Andes, enquanto a oceânica derrete ao atingir a astenosfera, subindo em forma de lava pelos vulcões.

Resumo sobre a Tectônica de placas para crianças

Limites divergentes na Tectônica de placas

Se as placas que estão se separando forem oceânicas, surge um buraco na terra, como se fosse uma rachadura.Esse lugar é usado pelas rochas magmáticas para aflorar até a superfície da crosta, criando, assim, uma nova crosta oceânica. Dessa maneira, formam-se as dorsais oceânicas (elevações subaquáticas) que conectam os oceanos.

Se, pelo contrário, forem duas placas terrestres que estiverem se separando, elas vão originar uma depressão profunda, como o grande Vale do Rift que, com o passar do tempo, dentro de milhões de anos, fará com que a parte oriental do continente africano se separe.

Limites transformantes

Nessas áreas, as placas não colidem, mas têm um movimento paralelo e oposto. Isso causa movimentos sísmicos, alguns imperceptíveis e outros impressionantes, como terremotos, tais como o do Chile de 1960, de 9,6 na escala Richter, ou tsunamis, como o de 9,3 graus na Indonésia, em 2004. Uma das falhas transformantes mais importantes do planeta é a de San Andrés.

“Sabemos que as placas que se movem mais rápido, as que se expandem mais rápido, têm lâminas muito longas, longos pedaços de litosfera que circulam sob as trincheiras oceânicas”.

-Tony Watts (geólogo)-

Esperamos que esse resumo simples sobre a teoria da Tectônica de placas para crianças seja útil para ajudá-las a entender os fenômenos que causam as transformações na superfície da Terra.

  • Amos, J. (05 octubre 2017). Placas Tectónicas: cómo un descubrimiento de hace medio siglo se transformó en la clave para saber cómo funciona la Tierra [documental]. Recuperado de: www.bbc.com
  • Capas de la Tierra. (última consulta octubre 2019). Capas de la tierra: características, estructura y composición. [artículo en web especializada]. Recuperado de: www. capasdelatierra.org
  • Wikipedia. (junio 2019). Biografía de John Tuzo. Recuperado de: www. wikipedia.org
  • NATGEO. (19 de septiembre 2011). Placas tectónicas [artículo en revista digital]. Recuperado de: www.nationalgeographic.com