Rotina anti-estrias durante a gravidez
Uma rotina antiestrias correta durante a gravidez é muito importante para preservar a pele saudável e intacta do corpo. Este é um dos problemas estéticos que mais desperta interesse na fase gestacional.
Embora não sejam uma condição de pele grave, as estrias podem afetar negativamente o campo psicossocial e a autoestima de quem as apresenta. Por isso, detalhamos uma rotina antiestrias para aplicar durante a gravidez.
Por que as estrias são geradas?
As estrias gravídicas são cicatrizes lineares atróficas que podem causar angústia e preocupação na mulher. Consequentemente, podem diminuir a qualidade de vida. Manifestam-se pela perda e ruptura parcial das fibras de elastina e colágeno na área afetada.
Portanto, há uma perda acentuada de coesão na pele, pois ela não tolera as forças de tensão dos músculos que a sustentam. A grande maioria das causas inclui o seguinte:
- Fatores genéticos.
- Estresse mecânico no tecido conjuntivo.
- Fatores hormonais (estrogênio e progesterona).
Conheça a rotina antiestrias na gravidez
O fato de as estrias durante a gravidez serem uma grande preocupação para as mulheres se reflete no uso de produtos para prevenir ou reduzir sua gravidade. O ideal é desenvolver uma rotina antiestrias porque elas são muito difíceis de eliminar depois que aparecem na pele.
Banho e cuidado
Recomenda-se a aplicação de emolientes ou óleos corporais após o banho. Este é o momento em que os poros da superfície da pele estão mais dilatados e absorvem os princípios ativos de forma mais eficaz. Além disso, os óleos essenciais também são eficazes no cumprimento dessa função, pois possuem em sua composição elementos que estimulam a elasticidade e colaboram com as mudanças progressivas do corpo.
Outra recomendação a ser colocada em prática é realizar massagens circulares durante o banho para estimular o sistema circulatório. Inclusive, os produtos corretos devem ser usados para não agredir a camada protetora natural da pele. No entanto, estima-se que entre 50% e 90% das mulheres grávidas desenvolvam estrias durante esse estado.
Esfoliação
A esfoliação é um dos procedimentos mais importantes para contribuir com a renovação das camadas mais superficiais. Portanto, essa rotina antiestrias não deve ser abandonada durante a gravidez. Além de ajudar na eliminação de células mortas, facilita a absorção de produtos hidratantes ou ativos que são aplicados na pele.
É aconselhável optar por produtos que não sejam muito abrasivos e irritantes para a pele sensível da gestante. Por isso, os esfoliantes naturais e de grânulos finos são uma excelente opção.
Por outro lado, os esfoliantes químicos podem ser muito agressivos para serem usados durante esse período para as mulheres. Consequentemente, sugere-se que o ácido tricloroacético, o fenol e o ácido salicílico sejam adiados para depois do parto.
Umectação
Muitos emolientes e cosméticos vendidos sem receita são comercializados e usados por mulheres grávidas para prevenir estrias ou reduzir sua gravidade. Mesmo grande parte de sua eficácia reside na frequência e regularidade de seu uso.
Há evidências comprovadas da eficácia de hidratantes antiestrias contendo óleo de rosa mosqueta, hidroxiprolisilano C, gotu kola e vitamina E.
Hidratação e nutrição
Beber bastante líquido todos os dias ajuda a manter a pele macia e hidratada. Até os líquidos que compõem as frutas, os refrigerantes e as infusões são levados em consideração. Por sua vez, a alimentação também é essencial para manter todas as funções vitais do corpo durante a gravidez. Portanto, uma dieta correta deve conter vitamina C, vitamina D, vitamina E, zinco e proteínas.
A vitamina C, encontrada em vegetais e frutas, é um dos nutrientes mais importantes para o desenvolvimento do colágeno e a manutenção de uma pele forte e elástica. Para garantir que você esteja recebendo a variedade certa de nutrientes, alimentos de todas as cores devem ser consumidos.
Evite as estrias durante a gravidez
A prevenção das estrias na mulher durante a gravidez é tão importante quanto a escolha do produto para a mesma finalidade. Além disso, estes podem ter implicações físicas e psicológicas.
O uso de medidas profiláticas como óleos e emolientes para a pele, com a frequência de uso adequada, reduz significativamente o risco de desenvolver estrias durante a gravidez.
Pode interessar a você...Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Rawlings AV, Bielfeldt S, Lombard KJ. A review of the effects of moisturizers on the appearance of scars and striae. Int J Cosmet Sci. 2012 Dec;34(6):519-24. doi: 10.1111/j.1468-2494.2012.00751.x. Epub 2012 Sep 21. PMID: 22994859.
- García Hernández JÁ, Madera González D, Padilla Castillo M, Figueras Falcón T. Use of a specific anti-stretch mark cream for preventing or reducing the severity of striae gravidarum. Randomized, double-blind, controlled trial. Int J Cosmet Sci. 2013 Jun;35(3):233-7. doi: 10.1111/ics.12029. Epub 2013 Jan 15. PMID: 23237514.