Quais roupas meu filho deve usar na creche? 9 dicas

A roupa confortável é o melhor companheiro das brincadeiras. Não perca o nosso conselho para escolher as melhores roupas para ir à creche!
Quais roupas meu filho deve usar na creche? 9 dicas

Última atualização: 31 março, 2022

Quando você precisa levar seu filho para a creche, uma das perguntas mais comuns que você pode se fazer é qual roupa colocar e o que não pode faltar na mochila.

Não se preocupe! Vamos dar algumas dicas para que você tenha tudo pronto para o grande dia.

Dicas para escolher roupas para a creche

Na hora de escolher as roupas ideais para frequentar a creche, é importante levar em consideração vários fatores: elas devem ser adequadas, equilibradas e funcionais. Vejamos cada dica em detalhes.

1. Priorize o conforto sobre a estética

Para os pequenos, é muito importante movimentar-se livremente. Isso permitirá que aproveitem melhor o dia. Por isso, escolha modelos de camisas e calças que sejam soltos, leves e que facilitem a troca de fraldas. Se você colocar alguns body, certifique-se de que a peça seja fácil de abrir e fechar.

Se o seu pequeno tiver entre 1 e 3 anos, ele precisa de roupas confortáveis e elásticas para poder correr, pular, escalar e brincar livremente. E se ele já controlar bem os esfíncteres, certifique-se de que seja prática o suficiente para que ele possa tirar e colocar quando for ao banheiro.

De acordo com o que está publicado no Guia Prático para Pais da Associação Espanhola de Pediatria:

“O controle esfincteriano muitas vezes coincide com o horário da creche, por isso é importante que a criança aprenda a ir ao banheiro sozinha simultaneamente em casa e na creche”.

Dessa forma, as peças mais recomendadas para ir à creche são calças com fecho de velcro ou com elástico na cintura e camisas respiráveis, um pouco folgadas.

Crianças brincando no jardim de infância.
Roupas simples, leves e soltas permitem que os pequenos se movimentem livremente e aproveitem ao máximo suas brincadeiras.

2. Opte sempre por roupas de qualidade

Na creche, as crianças transpiram muito e, se a pele ficar molhada o dia todo, pode ficar irritada e dolorida. E o que é pior, os pequenos podem ficar resfriados e predispostos a pegar gripe.

Por esses motivos, é fundamental que as roupas que os pequenos usam sejam de qualidade e, na medida do possível, que sejam feitas com tecidos orgânicos. Estes são respiráveis, hipoalergênicos e inofensivos para a pele delicada das crianças.

3. Escolha roupas laváveis e resistentes

É quase certo que todos os dias você terá que lavar as suas roupas que a criança usou na creche. Por isso, é melhor preferir tecidos resistentes à lavagem e secagem rápida.

Por outro lado, tecidos fortes cumprem a função adicional de proteger a pele dos cotovelos e joelhos contra quedas e atritos.

4. Coloque uma troca de roupa extra na bolsa

Na hora de comprar a mochila, escolha um modelo largo, pois é fundamental levar uma troca de roupa todos os dias. Isso evitará que a criança fique molhada ou suja o dia todo, em caso de algum contratempo.

5. Procure bons sapatos

Os modelos mais convenientes de sapatos ou sapatilhas para crianças são os que não têm cadarço ou os que vêm com velcro para ajustar. Isso evita tropeços e quedas.

Além disso, também é recomendável optar por aqueles feitos com tecidos respiráveis e evitar os modelos de plástico ou completamente fechados. Isso evita o desenvolvimento de patologias relacionadas ao aumento da umidade no pé, como infecções fúngicas, bolhas ou dermatites.

Uma dica útil é usar os sapatos pela primeira vez alguns dias antes de ir para a creche, para que eles possam se moldar aos pés e o material amoleça um pouco.

6. Escolha as roupas certas para a época do ano

Embora as roupas para usar no berçário sejam básicas, dependendo da estação do ano em que você se encontra, escolherá tecidos mais frios ou mais quentes. Isso também terá um impacto nos modelos a escolher, pois em baixas temperaturas será mais apropriado optar por camisetas e calças compridas, enquanto nos meses quentes mangas curtas e shorts serão melhores.

Nos meses mais frios, as crianças também devem usar meias, moletom ou camiseta de manga comprida, chapéu, cachecol e luvas.

7. Evite decorações e acessórios

Evite colocar acessórios como cinto, enfeites de cabelo ou qualquer outro que não seja estritamente necessário.

8. Guarde apenas as roupas essenciais na mochila

A regra principal ao colocar uma troca de reposição é não exagerar! A criança só ficará no berçário por algumas horas, então as seguintes roupas serão suficientes:

  • 1 calça.
  • 1 camiseta
  • 1 suéter ou moletom.
  • 2 bodies e 2 babadores (se forem bebês).
  • 1 par de meias.
  • 2 cuecas ou calcinhas.
Meninas indo para a escola com suas mochilas.
As mochilas das crianças devem ser grandes o suficiente para caber uma troca de roupa, mas você não deve sobrecarregá-las com itens desnecessários.

9. Marque todas as roupas

É aconselhável marcar todas as roupas que vão para a creche, tanto as usadas quanto as de reposição. Lembre-se de que outras crianças podem ter o mesmo modelo ou um modelo semelhante ao do seu filho, e isso pode causar confusão. Existem vários métodos para isso:

  • Marque com canetinhas permanentes.
  • Carimbe com carimbos e tinta têxtil.
  • Aplique etiquetas pré-impressas.
  • Borde os nomes à mão ou à máquina.
  • Costure fitas coloridas com o nome escrito nelas.

Serei informada sobre quais roupas meu filho deve usar na creche?

Essa pergunta é feita por todos os novos pais e a realidade é que isso depende de cada instituição. Em geral, eles indicarão apenas o que você deve enviar na mochila e o restante das roupas você é quem deve escolher.

O melhor conselho que podemos dar é pensar que no berçário a criança estará como em casa e que, da mesma forma, ela precisará se sentir confortável e livre para brincar.

A única diferença é que lá ela estará sob os cuidados de uma professora que cuida de várias crianças e, portanto, o mais prático é que você opte por roupas fáceis de colocar e tirar. Isso facilitará o trabalho da professora e permitirá que ela esteja atenta às necessidades de todos os bebês ao mesmo tempo, incluindo o seu pequeno.

Pode interessar a você...
Como ajudar o bebê a se adaptar à creche?
Sou Mamãe
Leia em Sou Mamãe
Como ajudar o bebê a se adaptar à creche?

Se o seu bebê tem dificuldade para se adaptar à creche, não deixe de conferir essas dicas para tornar esse processo mais fácil para todos.