Saiba como proteger corretamente o seu bebê do sol

19 de agosto de 2018
Apesar da importância do sol para a vida, na maioria dos casos devemos nos proteger dele seriamente.

Aprender a proteger  nosso bebê do sol é muito importante, pois hoje em dia aumentou a quantidade de casos de câncer e de doenças relacionadas à exposição aos raios ultravioletas.

No caso das crianças menores de dois anos de idade, os cuidados devem ser mais intensos. Na verdade, os especialistas recomendam que devemos evitar expor os bebês a banhos de piscina, praias ou lugares onde fiquem expostos o sol por muito tempo. Se for absolutamente necessário expô-los ao sol, aconselha-se que isso seja feito por curtos períodos e sempre protegidos por roupa especial e protetores solares.

Recentemente, aumentou a intensidade da radiação UV. Por isso, é recomendável um cuidado exclusivo com a pele e os olhos de nossos bebês. De acordo com a opinião dos especialistas em dermatologia, a proteção contra o sol deve ser realizada, inclusive, quando for inverno; e com maior atenção no verão, porque estamos mais expostos a essa radiação solar.

do sol

Como proteger os bebês do sol ?

O Dr. David Oschilewski, dermatologista, afirma que, desde pequenininhos, devemos proteger o bebê do sol. É recomendável não expor os menorzinhos de maneira mais prolongada ao sol. A pele deles é muito sensível. Isso permite que os raios UV penetrem diretamente. Sempre que expusermos nosso filho ao sol, devemos vesti-lo com uma roupa especial.

Quando as crianças passam dois anos de idade, podemos protegê-los aplicando filtro solar. É claro que devemos usar protetores adequados para bebês. Contudo, não é suficiente apenas aplicar protetores desse tipo. Também se aconselha uma curta exposição e o uso de roupas adequadas, que cubram a maior parte possível da pele.

No caso das crianças menores de um ano de idade, é desaconselhável expô-las ao sol. No entanto, isso não é seguido totalmente. Alguns especialistas garantem que não devemos ser tão radicais e que um bebê com alta proteção pode se expor ao sol. Mas nenhum afirmou que é bom para os bebês receberem diretamente a radiação solar.

Dessa forma, recomenda-se uma exposição ao sol com prudência. Principalmente, considerando que a exposição à luz solar poderia trazer certos benefícios. No caso das crianças mais novinhas, a exposição deve ser extremamente curta. Mas não deve ser evitada totalmente segundo o dermatologista Rodolfo Klein.

do sol

Recomendações gerais

Os especialistas se mantêm firmes sobre o fato de que a principal recomendação é se proteger do sol. Devemos evitar a exposição excessiva e minimizar dentro do possível a permanência à radiação UV. Principalmente, se não contarmos com a proteção adequada. Para proteger os bebês do sol também se recomenda:

  • As crianças menores de um ano de idade devem permanecer protegidas do sol na maior parte do tempo.
  • Evitar o uso de filtros solares em menores de vinte quatro meses. Isso para prevenir que determinadas substâncias químicas sejam absorvidas pela pele.
  • No caso de exposição ao sol, recomenda-se um período máximo de 15 minutos por dia.
  • Você deve utilizar protetores com minerais para sair ao ar livre com os seus filhos menores. Inclusive, no inverno ou quando o sol não estiver tão forte. Os carrinhos de bebê, alguns casacos e acessórios de banho também contam com esses refletores minerais que filtram a luz UV.
  • As exposições que são absolutamente necessárias podem ser feitas, especialmente, antes das dez da manhã ou a partir das cinco da tarde. Sempre prestando atenção a fatores como correntes de ar e o frio.
  • Se chegarmos a usar o filtro solar, aconselha-se proteger os olhos do bebê, já que o sol não irrita apenas a pele. Uma exposição inadequada, em longo prazo, poderá produzir problemas na retina.
  • Quando vamos à piscina ou à praia com os os seus filhinhos, recomenda-se vesti-los com roupas de banho ou camisetas com refletor protetor. Mesmo se nós não tivermos planejado colocá-los na água. A radiação solar poder ultrapassar a maioria dos filtros que utilizarmos. Por isso, é recomendável permanecer pouco tempo exposto ao sol.