6 aplicativos incríveis para aprender química

Se os seus filhos têm dificuldade para aprender química, você não pode perder esses aplicativos para que brinquem com a matéria e tudo fique mais simples!
6 aplicativos incríveis para aprender química

Última atualização: 18 Novembro, 2021

A química é um assunto muito interessante quando desperta o interesse dos adolescentes. Por ser uma ciência complicada, pode ser difícil se sair bem, e a desmotivação pode rapidamente encontrar seu caminho. Felizmente, existem alguns aplicativos incríveis para aprender química de uma forma fácil e divertida.

Apps para adolescentes aprenderem química

É importante que os aplicativos baixados tenham uma base bem fundamentada, para que os alunos expandam seus conhecimentos de química sem perder a motivação ao longo do caminho. Portanto, é necessário escolher as opções que ofereçam a possibilidade de alcançar uma aprendizagem agradável e eficaz.

Com os seguintes aplicativos para aprender química, os alunos terão muito mais facilidade e poderão adquirir conhecimentos a qualquer hora e lugar. Todos são adequados para uso em seu celular ou tablet.

1. Goreact

Esse aplicativo nasceu no Museu de Ciência e Indústria de Chicago. Contém uma tabela periódica completa e a partir dela você pode brincar com os diferentes elementos e arrastá-los para a zona de reação. Dessa forma, é mais fácil lembrar como eles reagem um ao outro quando combinados.

Existem nada menos que 300 reações possíveis, e você só precisa clicar em qualquer um dos 118 elementos disponíveis para ver o que acontece. É um aplicativo muito bom, mas só está disponível em inglês.

Tabela periódica de química dos elementos em 3D.

2. Qumidroid

Nesse caso, o aplicativo foi desenvolvido para formular compostos de todos os tipos. Parte-se da tabela periódica, onde são apresentados os dados de interesse dos diferentes elementos. Além disso, possui uma calculadora de massa molecular.

Certamente, é uma boa opção de aprendizado, mas requer algum conhecimento prévio no assunto.

3. Tabela periódica 2020

Esse aplicativo é totalmente gratuito e o formato é aprovado pela União Internacional de Química Pura e Aplicada. Possui uma tabela periódica de elementos e uma tabela de solubilidade.

Ao selecionar qualquer um dos itens, você obtém informações atualizadas sobre eles. Isso é ideal para quando surgirem dúvidas durante o estudo do assunto ou simplesmente para saber mais.

4. Quiz da tabela periódica

Crianças a partir de 10 anos podem se divertir com esse aplicativo caso já tenham interesse no assunto. Pode ser usado para aprender, revisar e preparar provas de química.

Basicamente, consiste em perguntas para testar o conhecimento. Portanto, você deve memorizar os símbolos e quaisquer outras informações sobre os elementos.

A funcionalidade mais legal desse aplicativo é comparar os resultados com os de outros jogadores que fizeram as mesmas atividades na internet.

5. Arkim

Esse aplicativo requer uma grande capacidade de abstração por parte do aluno, já que nele estão representados alguns processos complexos. Embora não sejam fáceis, Arkim os torna mais acessíveis a todos.

Você pode criar diferentes compostos e ver as moléculas em 3 dimensões ou os átomos em realidade aumentada. O que parecia impossível de entender, com esse aplicativo será muito simples.

6. Atomik Monsters Infinite

Se a criança tiver mais de 10 anos, pode desfrutar desse emocionante jogo de estratégia, no qual deve descobrir os elementos que constituem o todo.

Por meio dele, os alunos aprendem as principais propriedades de cada elemento, ao mesmo tempo em que superam diversos obstáculos para avançar. Para desbloquear alguns, eles devem criar os vários grupos. O objetivo é evitar que cheguem ao topo da tela. 

Adolescentes estudanto química.

Aprender enquanto se diverte!

Existem muitos outros aplicativos educacionais para descobrir na App Store ou Google Play, mas com esses seis que mencionamos você já tem por onde começar. Não perca tempo e aproveite a química!

Pode interessar a você...
Como as crianças aprendem as habilidades matemáticas
Sou Mamãe
Leia em Sou Mamãe
Como as crianças aprendem as habilidades matemáticas

Você sabe como as crianças aprendem as habilidades matemáticas? São habilidades que devem ser aprendidas através do jogo. Não deixe de ler!



  • Varios autores. (2017) El libro de la Tabla Periódica: Enciclopedia visual de los elementos. Editorial: Dk