6 ferramentas de controle parental

As ferramentas de controle parental podem ser um recurso útil para que os pais monitorem o uso da Internet pelos filhos.
6 ferramentas de controle parental

Última atualização: 12 Novembro, 2021

Cada vez mais crianças pequenas usam dispositivos móveis. Isso é algo que preocupa os pais por não saberem como manter seus filhos protegidos dos possíveis perigos escondidos no ciberespaço. Por esse motivo, ter ferramentas de controle parental pode ser uma grande ajuda.

Embora na infância devamos evitar o uso excessivo desses dispositivos, bani-los não é a solução. O que devemos fazer é ensinar nossos filhos a usar a tecnologia de uma maneira adequada e segura. Em consonância com isso, é fundamental que os pais monitorem a atividade dos pequenos para avisar sobre qualquer perigo iminente.

Neste artigo, vamos compartilhar com você uma compilação das ferramentas de controle parental mais populares, para que você possa gerenciar o que seus filhos fazem na Internet. Anote!

O que é o controle parental?

O controle parental é uma ferramenta que permite aos pais monitorarem o conteúdo que seus filhos consomem na Internet, bem como o tempo gasto no uso de dispositivos de tela (celulares, tablets, computadores, entre outros).

De acordo com o INE (Instituto Nacional de Estatística da Espanha), 69,5% das crianças entre 10 e 15 anos já têm um celular e 94,5% delas acessam a internet.

Como consequência, cada vez mais crianças têm um dispositivo de uso pessoal que se conecta à internet. Isso traz benefícios, mas também perigos. Por esse motivo, é fundamental contar com algumas ferramentas de controle parental para que os cuidadores possam regular seu uso.

Riscos de segurança na Internet para crianças e adolescentes.

Como podemos usar as ferramentas de controle parental?

Além de ser uma fonte poderosa de informação, a Internet também pode ser uma fonte de perigo para as crianças.

Um dos principais exemplos é o cyberbullying, mas também temos o roubo de dados (com roubo de identidade) e perda de tempo em atividades inúteis. Embora este último item pareça inofensivo, pode se tornar algo mais grave se as crianças passarem muito tempo nas redes.

Portanto, o controle parental ajuda os pais das seguintes maneiras:

  • Evita o contato de crianças e adolescentes com estranhos.
  • Permite manter um registro da atividade dos jovens na Internet: os sites que acessam e os conteúdos que consomem na Internet.
  • Limita o tempo de uso das telas, através da programação do tempo máximo de conexão do dispositivo.
  • Reduz as chances de acessar sites inadequados e potencialmente perigosos.

Lista de ferramentas de controle parental

Como todos sabemos, na Internet existem muitos sites com conteúdos impróprios para crianças e adolescentes. Por isso, devemos ter muito cuidado com o que nossos filhos veem enquanto navegam.

A seguir, compartilharemos uma série de ferramentas de controle parental que podem ser de grande ajuda.

Microsoft Family Safety

Essa ferramenta foi desenvolvida pela empresa Microsoft e é utilizada para monitorar a atividade das crianças na Internet.

Com ela, podemos definir limites de tempo na frente da tela, bloquear conteúdos impróprios e até controlar o acesso a determinados aplicativos e jogos on-line.

Esse aplicativo está disponível para todos os dispositivos com sistema operacional Microsoft e pode ser baixado em sua página oficial.

Qustodio

É uma das ferramentas de controle parental mais recomendadas, por ser simples e eficaz.

Está disponível para celulares e computadores de todos os sistemas operacionais. Além disso, possui uma versão gratuita e uma versão paga com recursos extras.

Com esse aplicativo, você pode bloquear alguns jogos, controlar o tempo que as crianças gastam nas redes sociais, sua atividade no YouTube e também acessar suas ligações e mensagens.

Controle parental para iOS

Essa ferramenta é própria da Apple e costuma estar integrada nos aparelhos dessa marca.

É um aplicativo eficaz para regular o tempo de atividade das crianças na internet.

Nele é possível fazer restrições em relação ao conteúdo para controlar o acesso a determinados sites inadequados. Além disso, possui funções de Game Center, para evitar que as crianças passem muitas horas jogando on-line.

Panda Dome Family

Essa ferramenta está disponível para iOS e Android.

Tem uma função que permite bloquear aplicativos e alguns jogos a fim de manter os seus filhos afastados de conteúdos não adequados para a sua idade.

Além disso, permite limitar o tempo de navegação e acompanhar a localização exata dos jovens o tempo todo.

Possui alerta de geolocalização para estabelecer “zonas seguras” de deslocamento e, caso os filhos saiam delas, o aplicativo envia um alerta. Além disso, em caso de perda ou roubo do dispositivo, essa função permite saber a localização do dispositivo.

Essa é uma ferramenta de controle parental do Google totalmente gratuita, projetada para celulares.

Por meio dela, você pode obter relatórios sobre os aplicativos mais utilizados por seus filhos ou o tempo que eles passam conectados e, assim, limitar ou impedir seu uso.

Além disso, permite que você bloqueie ou restrinja o uso do dispositivo durante um determinado período, como durante o horário escolar. Outra função desse aplicativo é saber a localização em tempo real da criança a qualquer momento.

Secure Kids para Android

Esse aplicativo está disponível para Android e possui uma versão gratuita e outra paga com mais recursos. Contudo, ainda não possui versão disponível em português.

Pode ser usado em celulares e tablets e funciona para localizar a criança a qualquer momento. Além disso, permite impedir o acesso a determinados sites, filtrar os conteúdos, entre outras opções.

Mãe explicando ao filho como funciona o controle parental no tablet.

Sobre as ferramentas de controle parental

As ferramentas de controle parental servem para ajudar os pais a controlar o uso das telas pelos filhos. Isso colabora para evitar os perigos de navegar sozinho e acessar conteúdos impróprios para determinadas idades.

Contudo, não podemos esquecer que uma boa educação é a base para prevenir essas ameaças. Devemos, portanto, ser capazes de transmitir às crianças o motivo pelo qual restringimos determinados conteúdos.

A melhor maneira de enfrentar um problema é optar pela prevenção em tempo hábil.

Pode interessar a você...
Ser mãe e pai na era digital
Sou Mamãe
Leia em Sou Mamãe
Ser mãe e pai na era digital

Ser mãe e pai na era digital é um desafio, talvez mais complexo do que aquele que nossos pais ou as gerações anteriores enfrentaram. Veja mais sobr...



  • Larreátegui, G. B., & Sánchez, M. S. (2016). Implementación de una aplicación para control parental en dispositivos inteligentes. INVESTIGATIO, (7), 101-115.
  • Arias Calvo, L. A., Rodríguez Basallo, C. A., & Caicedo Cerón, S. D. El ciber control parental: un mecanismo idóneo para salvaguardar el interés superior del menor, frente a los riesgos online.
  • Ivorra Méndez, E. (2014). Estudio sobre la protección de los padres hacia sus hijos en internet: control parental y otras estrategias, en Huelva capital, España (Master’s thesis, Universidad Internacional de Andalucía).
  • García Jiménez, L. N. (2016). Uso que los menores hacen de las redes sociales y control parental.