5 séries educativas para crianças

11 Outubro, 2020
Você quer conhecer algumas das melhores séries educativas para crianças? Então, preste atenção neste artigo!

As séries de ficção são uma fonte de diversão e entretenimento para adultos e crianças. Mas será que as crianças podem aprender enquanto se divertem com as aventuras dos seus personagens favoritos? É claro que sim! A seguir, vamos recomendar algumas séries educativas para crianças.

5 séries educativas para crianças

Essas séries foram pensadas para que os pequenos da casa adquiram certas habilidades e valores que serão úteis para o seu bom desenvolvimento.

Mini Einsteins, uma das melhores séries educativas

Os Mini Einsteins são quatro crianças chamadas Leo, June, Quincy e Annie que, com a sua nave espacial, viajam pelo mundo e vivem inúmeras aventuras.

Em cada um dos capítulos, os pequenos telespectadores precisam interagir com os personagens da série para ajudá-los a resolver suas missões. Essa série tem como objetivo fazer com que as crianças adquiram conhecimentos sobre diferentes culturas, música clássica e arte.

Daniel Tigre

Daniel Tigre, também conhecida como Daniel Tiger’s neighborhood, é uma série de animação musical ideal para estimular a inteligência emocional das crianças em idade pré-escolar.

séries educativas para crianças
© 9 Story Media Group / Fred Rogers Company / Out of the Blue Enterprises / Brown Bag Films

O protagonista dessa série de ficção é Daniel, um tigre de 4 anos que, juntamente com seus amigos e familiares, aprende a administrar suas emoções em diversas situações do dia a dia.

Sid, o Cientista

Sid, o Cientista fala sobre um menino que, assim como qualquer criança da sua idade, tem uma infinidade de perguntas sobre o mundo ao seu redor.

Em cada um dos episódios da série, com a ajuda de seus amigos, da sua família e da sua professora, esse menino tenta responder “a pergunta do dia”, que pode ser algo como: “Por que o céu é azul?”, “Por que as folhas das árvores caem?”, etc.

Dessa forma, a série aproxima os jovens espectadores do mundo da ciência, aumentando sua curiosidade, sua engenhosidade, seu interesse pelo ambiente, sua capacidade de observação

“Para mim, Sid faz perguntas que são muito engraçadas, mas, ao mesmo tempo, inteligentes. Acredito que as crianças vão se sentir refletidas nele”.

-Bradley Zweig, produtor executivo de Sid, o Cientista-

Festa de Palavras

A série de animação Festa de Palavras é protagonizada por quatro pequenos animais, Lulu, Bailey, Franny e Kip, que, ao longo dos capítulos, aprendem diferentes palavras enquanto cantam, dançam e brincam. Além disso, ao final de cada episódio, eles fazem uma festa na qual revisam todo o novo vocabulário que foi aprendido.

Dessa forma, as crianças em idade pré-escolar desenvolvem suas habilidades de linguagem e comunicação enquanto se divertem vendo os doces e adoráveis animaizinhos.

Patrulha Canina

Patrulha Canina é considerada uma das grandes séries infantis do momento, pois tem os ingredientes perfeitos para encantar as crianças do mundo inteiro com as suas aventuras: ritmo, humor, diversão e aprendizagem.

séries educativas para crianças
© Emitido por Nickelodeon Network; Spin Master Studios / Guru Animation Studio

Esse esquadrão de resgate é composto por oito cães, Marshall, Rubble, Chase, Rocky, Zuma, Skye, Everest e Tracker, além de um menino chamado Ryder, que é um especialista em tecnologia. Juntos, eles trabalham em equipe para o bem da cidadania e resolvem diferentes problemas e desafios a cada dia.

Por meio dessa série, as crianças descobrem a importância do trabalho cooperativo, do respeito, da ajuda mútua, etc. Em suma, adquirem uma infinidade de valores cívicos e sociais.

Sobre as séries educativas

Durante a fase infantil, as crianças estão em pleno desenvolvimento cognitivo e socioemocional. Por isso, é importante que cresçam com referências que as ajudem a estimular e potencializar suas capacidades e habilidades relacionadas a essas áreas. Isso deve acontecer não apenas por meio da família e da escola, mas também através do entretenimento.

As crianças devem compreender, desde os primeiros anos de vida, que o processo de ensino-aprendizagem não é algo chato, muito pelo contrário. Trata-se, portanto, de uma oportunidade de se divertir, desfrutando e adquirindo novos conhecimentos. Permita que seus filhos aprendam por meio das melhores séries educativas!