Sete coisas que os casais devem fazer antes de engravidar

A decisão de trazer um filho ao mundo deve ser bem pensada e consensual. Por isso, se você seguir algumas recomendações, a experiência será muito mais prazerosa e saudável para ambos.

As histórias de amor mudam completamente quando os filhos chegam. Quando são somente os dois, as prioridades, as atividades e as relações sociais são totalmente diferentes. Por isso, queremos destacar algumas coisas que os casais devem fazer antes de engravidar.

Quando você já aproveitou plenamente a experiência com o seu companheiro e já concordou em formar uma família com filhos, é necessário começar a organizar um estilo de vida diferente.

Preparar-se para a chegada de um novo membro é fundamental para que ele cresça de uma forma saudável e feliz. A seguir daremos algumas recomendações para planejar a concepção de um bebê.

“O lugar onde nascem as crianças e morrem os homens, onde a liberdade e o amor floresce, não é um escritório nem um comércio nem uma fábrica. É aí que eu vejo a importância da família.”

–Gilbert Keith Chesterton–

Coisas que os casais devem fazer antes de engravidar

Diga adeus ao seu anticoncepcional atual

Alguns meses antes de engravidar, você deve parar de consumir as pílulas ou injeções, ou ainda solicitar ao seu médico que retire qualquer dispositivo contraceptivo. Você deve fazer isso para que o seu ciclo menstrual volte ao normal.

Os anticoncepcionais modificam os níveis hormonais, que levam um tempo para se equilibrarem. Durante esse processo você deverá pedir o auxílio do seu médico.

Comece a abandonar hábitos nocivos

Fumar e consumir álcool durante a gravidez são hábitos extremamente arriscados, por isso é importante que você os abandone. Isso também serve para os homens: as bebidas alcoólicas e a nicotina podem diminuir a quantidade de esperma. Para ter organismos férteis e saudáveis, é preciso abandonar os maus hábitos.

 Diminua o consumo de cafeína

Estudos comprovaram que o excesso de cafeína pode aumentar as chances de aborto. Uma pequena xícara de café de vez em quando não fará mal, porém o excesso não é recomendável durante a gravidez.

Lembre-se também de reduzir a ingestão de refrigerantes, energéticos ou chás, essas bebidas também têm um alto teor de cafeína.

casal rindo

Prepare o seu corpo para as mudanças: controle o seu peso

É natural que durante a gravidez você ganhe alguns quilinhos a mais, mas isso deve ser mantido dentro dos limites saudáveis.

Como parte do processo de preparação, tanto a mãe quanto o pai devem estabelecer uma rotina de exercícios. Fazer caminhadas ou fazer aulas de exercícios aeróbicos juntos permite que o casal compartilhe mais tempo em companhia um do outro e prepara o corpo da mãe para abrigar o bebê.

Abra uma poupança

Desde que se inicia os controles de fertilidades, começam a aparecer gastos que antes você não tinha. É essencial que você disponha de um orçamento familiar para a chegada do bebê.

Uma das coisas que os casais devem fazer antes de conceber é preparar um plano financeiro que traga estabilidade, planejamento e projeção de futuro. 

Outros aspectos muito importantes

Estabeleça uma dieta equilibrada

Tanto os pais quanto as mães devem consumir alimentos que melhorem as suas funções metabólicas. Para as mães, é recomendável consumir suplementos vitamínicos ou ácido fólico. 

Esses suplementos diminuem as chances de doenças cerebrais, anemia, problemas ósseos e musculares, entre outras doenças.

casal conversando

Dê uma atenção especial à sua rotina de sono

Não é segredo para ninguém que, com a chegada do bebê, as rotinas de sono vão mudar. Por isso, é importante que o casal conserve um estado de relaxamento corporal e descanso.

Também é importante mencionar que mulheres que não dormem o suficiente têm períodos de ovulação menos regulares. Embora isso seja difícil de acreditar, a qualidade de sono também é um fator determinante para a fertilidade.

Encontre uma forma de combater o estresse

Os altos níveis de estresse em homens e em mulheres afetam consideravelmente a sua capacidade de conceber. Uma vez que vocês decidam se tornar pais, é importante encontrar atividades e métodos para enfrentar as situações cotidianas de estresse e ansiedade.

Dar um passeio, praticar técnicas de relaxamento, escutar música, pintar ou escrever são boas alternativas para aliviar a mente.

“Para as mães, é recomendável consumir suplementos vitamínicos ou ácido fólico durante a gravidez”

Além disso, você também deve pensar mais no seu bem-estar físico e emocional. Eles são importantes para que a concepção e a gravidez sejam experiências memoráveis, e que vocês possam aproveitar o máximo possível. Lembre-se também de encontrar o local adequado para a comodidade de uma família que possivelmente irá crescer.

Escute a experiência de outros pais para conhecer melhor e pôr em prática outras dicas que os casais devem seguir antes de engravidar. Todo conselho de alguém de confiança que tenha passado por essa mesma etapa vai servir como orientação.

Recomendados para você